Blog do Romilson Cuiabá, 25 de Fevereiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

RETROSPECTIVA 2018

Rdnews viaja por MT e expõe mansões de Manso, colônia russa, fazendas centenárias e mais - releia

Por 30/12/2018, 09h:51 - Atualizado: 01/01/2019, 16h:43

Retrospectiva 2018

 

A equipe de reportagem do não mediu esforços este ano para chegar mais perto dos fatos e produziu sete reportagens exclusivas.

Percorreu a fronteira Brasil-Bolívia, em Cáceres, foi aos parreirais de uva em Primavera do Leste e chegou bem perto da colônia reclusa de descendentes de russos, na mesma cidade. Conheceu as mansões em torno do lago de Manso, em Chapada dos Guimarães, e, também na Chapada, visitou o santuário dos Elefantes, único da América do Sul. Surpreendeu-se com o patrimônio histórico nas fazendas centenárias de Cáceres e fechou o ano indo à Araguainha, uma cidade que cresceu dentro de uma cratera de um meteoro milenar.

É o Mato Grosso, com suas histórias, problemas sociais, curiosidades, que a reportagem quis conhecer mais de perto e levar aos leitores, sempre com muitas fotos e vídeos.

Rodinei Crescêncio

Mapa RD exclusivo

Cáceres, Chapada, Primavera e Araguainha são locais visitados pelo Rdnews que reportou fatos importantes a MT

Fronteira do Medo

Na Fronteira do Medo, nome dado à reportagem, o acompanhou o trabalho policiais federais e do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), que têm como principal missão combater o narcotráfico de drogas. Foram 800 km de estrada, saindo de Cuiabá até Porto Esperidião, passando pelo posto do Avião Caído, depois no Corixo, chegando a Cáceres e indo até San Matias, já na Bolívia. A matéria traz fotos.

Parreirais no Cerrado

Quem diria que a planície no meio do cerrado seria tomada por parreirais. Primavera do Leste chegou a ser reconhecida como Capital da Uva em Mato Grosso, porém, conforme verificou a reportagem, não conseguiu sustentar o título. Adversidades causadas pela falta de mão de obra especializada e sequência de escolhas erradas precipitaram o fim de um ciclo que durou pouco tempo. Quer retomar o título. A produção avança em quatro municípios: Nova Mutum, Sorriso, Rondonópolis e Cuiabá. O maior parreiral agora fica em Nova Mutum.

A Rússia é aqui

Uma matéria muito interessante e que repercutiu muito foi a série na colônia russa em Mato Grosso, onde vivem mil descendente, que vive apartados na cultura própria. Submissas aos homens, mulheres casam cedo e usam vestidos longos. São brasileiros como todos nós.

Manso, um oásis no cerrado

Em Manso, a reportagem se deparou com as mansões milionárias que emolduram o lago artificial, criado pela usina. Fotos e vídeos mostram o paraíso que é o mar de água doce. Mas não ficou somente nas belezas. Remanescentes também lembraram como era a vida em comunidades que ficaram submersas. Isso para que a usina funcionasse, no entanto, ainda hoje é baixa produção e o empreendimento, questionado.

Santuário dos elefantes, do sonho à realildade

Quando surgiu a notícia de que um grupo voluntário estava juntando esforços para instalar na Chapada um santuário e abrigar ali elefantes mal tratados durante a vida isso parecida uma doideira. No entanto, o tempo passou e a ideia virou realidade. A reportagem foi lá, no local fechado para visitação, e deu a nota notícia. Maia e Guida - as duas primeiras moradoras - estão recuperadas e o espaço está aberto a outros 8 animais. No santuário, cães, antas, veados, galinhas e cavalo são acolhidos, amados e têm nomes. Graças à equipe de abnegados que trabalham lá, como o norte americano Scott. Imagens revelam como é a reserva.

Velho Oeste pantaneiro

Lá em Cáceres, o que surpreendeu foram as fazendas centenárias. A Jacobina, por exemplo, foi a mais rica da província e tinha mais de 200 escravos. Outra história incrível contada é a da fazenda Descalvados, que em pleno século 19, a propriedade, então do rei da Bélgica, atraiu muitos "gringos" a Mato Grosso. A fazenda ainda preserça o traço histórico, às margens do rio Paraguai. Na região de Cáceres, relatos citam indígenas gigantes, menina que atraía borboletas e outros fatos inusitados. Casario, pastagens e o rio Paraguai aparecem em imagens que impressionam.

Araguainha, a cidade do meteoro

Fechando a série em 2018, a reportagem foi à Araguainha (a 470 km de Cuiabá), para ver como vivem os 956 habitantes da menor cidade de Mato Grosso, que cresceu dentro de uma cratera milenar provocada por um asteróide. Trata-se do domo. O lado positivo, na cidade, é a baixa criminalidade e o negativo, a escassez de empregos. Os mais velhos amam o lugar, os mais jovens também gostam, mas pensam em sair.

Investigação criminal

selo investiga��o criminal

 

Outra proposta diferenciada que o iniciou este ano foi a série Investigação Criminal. A intenção é recontar crimes que marcaram a sociedade e que, com o passar dos anos, ainda estão sem solução.

O primeiro caso trouxe à tona a morte da menina Alexia, estuprada por um empresário do agronegócio, em Lucas do Rio Verde, em uma época em que a cidade estava em fanca expansão agrícola. O empresário sumiu. A mãe da menina ainda chora e detalha como foram as últimas horas dela. Releia.

Outro caso de grande repercussão foi o do aluno Bombeiro Rodrigo Claro. Há 2 anos ele faleceu, de AVC, após treinamento militar, conduzido pela tenente Isadora Ledur. Ela responde por tortura, mas ainda não há punição. Os pais do rapaz, a convite do , foram às margens da Lagoa Trevisan, onde o filho deles levou caldos e foi humilhado, de acordo com o que contaram testemunhas que prestaram depoimento ao Judiciário. Consta isso nos autos processuais.  Releia.

Postar um novo comentário

BENESSES DO PODER

A vida boa do presidente da AMM

Por 24/02/2020, 18h:41 - Atualizado: 24/02/2020, 18h:53

neurilan fraga 680

Neurilan Fraga, que usa em demasia a estrutura da AMM para se projetar politicamente - primeiro tentou, sem êxito, candidatura a deputado federal em 2018 e agora sonha em concorrer ao Senado -, elevou o próprio salário.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • CHIRRÃO | Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020, 22h00
    4
    0

    SEM PRESTAR CONTA FICA DIFÍCIL!!

  • Orlando figueiredo | Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020, 21h17
    0
    16

    Porque, só este site fala mal do competente e futuro senador Neurilan fraga? Porque será hem?

  • joana | Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020, 18h50
    23
    0

    mais uma vergonha pro MT

SAÚDE PÚBLICA

Prefeito vistoria obra mal "acabada" da UPA Verdão e exige qualidade

Por 24/02/2020, 14h:43 - Atualizado: 24/02/2020, 14h:48

emanuel pinheiro 680

Trajando uma camisa com estampa toda colorida, típica de carnavalesco, o prefeito da Capital Emanuel Pinheiro fez uma vistoria hoje às obras da UPA Verdão. Prometeu fazer novas checagens na próxima semana, nesta fase de acabamento. Deve inaugurá-la em 9 de março.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • moreira | Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020, 15h01
    0
    0

    moreira, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

CARNAVAL

Frevo em Chapada do alto confira

Por 24/02/2020, 10h:52 - Atualizado: 24/02/2020, 10h:53

carnaval chapada 680

A turística Chapada dos Guimarães atraiu para este Carnaval o maior número de foliões da Baixada Cuiabana. As ruas centrais foram tomadas no domingo, ainda no período vespertino, empurradas por trios elétricos e pelo tradicional bloco do Bode do Karuá.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Maria | Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020, 11h08
    4
    0

    Tem mais carro do q gente!

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Abicalil desiste e, em carta, anuncia Barranco ao Senado veja

Por 24/02/2020, 00h:44 - Atualizado: 24/02/2020, 00h:50

valdir barranco 680

Carlos Abicalil recuou da ideia de tentar o Senado e agora defende a candidatura do deputado Valdir Barranco, de quem é assessor parlamentar.

Postar um novo comentário

MESA DA ASSEMBLEIA

Pela 1ª Secretaria, Janaína leva vantagem, mas Max joga pesado

Por 23/02/2020, 21h:01 - Atualizado: 24/02/2020, 11h:05

max russi janaina riva 680

Max Russi (PSB) e Janaína Riva (MDB), longe da convivência pública, travam uma disputa fraticida pela futura Primeira-Secretaria, segundo cargo mais importante da Mesa, por ser quem ordena despesas de um Legislativo que recebe R$ 42,2 milhões mensais de duodécimo (R$ 506,8 milhões anuais).

Postar um novo comentário

ACORDÃO

Gisela no PDT para apoiar Pivetta ao Senado e ser apoiada à prefeita

Por 23/02/2020, 18h:15 - Atualizado: 23/02/2020, 19h:27

gisela simona 680

A suplente de deputada federal Gisela Simona confirmou para Nilson Leitão (PSDB) a intenção de trocar o Pros pelo PDT.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Alice | Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020, 17h09
    0
    0

    Alice, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Alice | Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020, 17h08
    0
    0

    Alice, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Eliana Roger | Domingo, 23 de Fevereiro de 2020, 21h51
    2
    4

    Acorda Gisela, vc só tem um pouco de votos em Cuiabá, e na VG onde voce é conhecida graças ao PROCOM, mais essas duas cidade tem apenas 600.000 eleitores, o equivalente a 25% do eleitorado de Mato Grosso, que é de cerca de 2.300.000 eleitores. Os demais MUnicipios do Interior tem 75% dos votos. Voce não ganha para o Senado nem a paú . A final vai ser o Julio Campos, versus Piveta.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2497