Blog do Romilson Cuiabá, 26 de Fevereiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

RETROSPECTIVA 2018

Selma aproveita carreira jurídica e se elege e Jayme mantém peso político e defende taxação relembre

Por 30/12/2018, 11h:19 - Atualizado: 30/12/2018, 11h:24

Retrospectiva 2018

 

A expressiva votação recebida por Selma Arruda (PSL) que a elegeu senadora, com 678.542 votos foi um fato marcante para o contexto político em Mato Grosso, em 2018. Selma se tornou a segunda política a ter bons frutos políticos, após ter obtido projeção no Judiciário. O primeiro foi Pedro Taques (PSDB), que também entrou na política pela porta do Senado, impulsionado pelo destaque na condenação de Arcanjo Ribeiro, 15 anos atrás, quando atuava como procurador de Justiça do Ministério Público Federal (MPF). 

Para o professor Alfredo da Mota Meneses, que é analista político, os episódios judiciais julgados por Selma foram amplamente divulgados pela imprensa, igual aconteceu com o processo envolvendo Arcanjo, no qual Taques atuou como acusação.

Além desse fator, Alfredo analisa que Selma fez escolha certa em ter se filiado ao partido do presidente diplomado Jair Bolsonaro (PSL), no quesito visibilidade política. “Selma acertou em ter ido para o partido do Bolsonaro, ganhando visibilidade principalmente por causa do antipetismo e pela ideia de que o presidente diplomado seria o pivô de mudanças no país”.

Selma também mantém uma característica em comum com Bolsonaro, que é voltar atrás em algumas declarações polêmicas. “Selma está entrando pela primeira vez na política e vai aprender que nesta área não se pode falar tudo o que vem a cabeça. Sabe que não pode colocar a cara a tapa o tempo todo. Penso que ela (Selma) vai aprender a falar na hora certa”, pondera.

Outro fator que enfatizou a vitória de Selma nas urnas foi ter garantido 187.843 votos a mais que Jayme Campos (DEM), que foi eleito senador com 490.699 votos. Jayme apareceu em primeiro lugar nas intenções de votos em todas as pesquisas realizadas durante a campanha eleitoral, mas na apuração das urnas a aparente predileção não foi confirmada.

Apesar do destaque, a magistrada aposentada está com seu mandato em risco, já que responde a ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), por suposto caixa 2 em sua campanha. Ela nega a acusação e terá que explicar, por exemplo, cheques entregues por ela à agência de públicidade que fez parte de sua campanha.

Rodinei Crescêncio

Selma Arruda e Jayme Campos

Juíza aposentada, Selma Arruda, do partido de Bolsonaro, conquistou a 1ª vaga ao Senado, Jayme Campos a 2ª

Jayme

Após eleito, Jayme deixou de lado o discurso republicano de que seria senador para o povo e foi para o ataque direto ao agronegócio, defendendo a taxação do setor, principalmente, dos que o político tem intitulado de “barões do agronegócio”.

“Essa critica de Jayme ao agro não é um ressentimento apenas pela questão da eleição de agora. O Jayme sabia que o apoio do agro  nestas eleições era para o Adilton Sachetti (PRB), Nilson Leitão (PSDB) e Carlos Fávaro (PSD). Para mim, não procede a tese de que o Jayme saiu atirando para a direção do agro só porque ganhou esta eleição sem apoio do setor”.

Para Alfredo o ressentimento começou com as eleições de 2002, quando Jayme, Roberto França, Júlio Campos, Jonas Pinheiro e Gabriel Novis apoiaram Blairo Maggi na candidatura ao Governo do Estado contra o grupo de Dante de Oliveira e o PSDB. “No meu ponto de vista, eles estavam usando politicamente aquele pessoal (Agro) pressupostamente inocente em política, para tirar da frente o PSDB e o Dante. Ganharam. Inclusive a esposa do Roberto foi vice do Blairo. E Blairo, em dois mandatos como governador, foi afastando esse povo. E nas duas vezes que Júlio e Lucimar foram candidatos a prefeito, o grupo do agro apoiou os adversários”.

De acordo com o analista, Jayme é inteligente o suficiente para deixar de lado o discurso de taxação do agronegócio e se estabelecer na articulaçãO política, que é a principal fonte de peso político do senador.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Maria Regina | Domingo, 30 de Dezembro de 2018, 21h30
    0
    0

    Maria Regina, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Uziel Ribeiro | Domingo, 30 de Dezembro de 2018, 19h12
    0
    1

    Para mim o Jaime errou de nao ter usado esse discurso na campanha eleitoral, pois se tivesse tomado essa posiçao teria estourado no voto, pois o eleitorado de MT esta odiando os bilionarios e sonegadores de impistos do Agronegocio e agrotixicos, principalmente os Maggi (Erai e Blairo) que vem enriquecendo com o beneplacios dos Governos do Estado e Federal.

RECEPTIVIDADE

Prefeito testa e vê boa popularidade

Por 25/02/2020, 22h:33 - Atualizado: 03h atrás

emanuel 680

Iniciando o quarto e último ano de mandato, o prefeito Emanuel Pinheiro resolveu testar a popularidade no meio dos foliões em Chapada dos Guimarães, que foi tomada neste Carnaval por milhares de cuiabanos.

Postar um novo comentário

RUMO AO ALENCASTRO

Senadora cassada vai apoiar agente da PF para prefeito de Cuiabá

Por 25/02/2020, 22h:01 - Atualizado: 04h atrás

selma rafael galvan 680

Rafael Ranalli, agora no PRTB, com senadora cassada Selma Arruda e presidente da Aprosoja Antonio Galvan, hoje

Mesmo cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico e ainda ocupando a cadeira no Senado, Selma Arruda (Podemos) segue de pé e disposta a marcar posição nas eleições municipais, nem que seja como cabo eleitoral.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Mário neto | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 23h35
    1
    3

    Quando o povo quer ninguém segura ranalli na prefeitura...

  • Thiago Jimenez | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 23h20
    4
    3

    Parabéns Ranalli está no caminho certo com o apoio da senadora Selma não tem para ninguém.

  • Joao do porrete | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 23h04
    3
    2

    RANALLI UM GUERREIRO SEM ESTRUTURA TEVE QUASE 35.000 VOTOS JÁ OS DEMAGOGOS GASTARAM MILHÕES E NÃO LEVARAM KKKK PARABENS RANALLI VAI PRA CIMA SE ESSA MATÉRIA NÃO FOR FAKES QUE INFELIZMENTE ESSE SITE NÃO ESTÁ ACERTANDO UMA INFORMAÇÃO KKK

SEM MANUTENÇÃO

Parte externa da Arena às escuras causa revolta

Por 25/02/2020, 21h:41 - Atualizado: 03h atrás

Romilson Dourado

arena pantanal 680

Há dois meses, a área externa C da Arena Pantanal está às escuras, o que traz insegurança e transtorno para dezenas de pessoas que diariamente fazem caminhada e outras atividades no espaço multiuso.

Postar um novo comentário

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Taques quer mesmo tentar Senado

Por 25/02/2020, 18h:21 - Atualizado: 02h atrás

pedro taques 680

Animado pelos apoios que vem recebendo, Pedro Taques está contando as horas para anunciar que será candidato a senador, posto já ocupado por ele durante quatro anos (2011/2014).

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Rodrigo | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 23h02
    1
    0

    Se o max russi nao sair candidato meu voto e seu com certeza

  • Diego A L | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 22h29
    2
    2

    Pedrinho, sai mesmo candidato para levar mais uma Lapada dos eleitores Matogrossenses, pela sacanagem que fez no seu governo pífio...

  • Diego A L | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 22h29
    2
    1

    Pedrinho, sai mesmo candidato para levar mais uma Lapada dos eleitores Matogrossenses, pela sacanagem que fez no seu governo pífio...

ANTES E DEPOIS

Com carimbo governista, Wilson sai do ataque e vai para a defesa

Por 25/02/2020, 09h:06 - Atualizado: 25/02/2020, 09h:11

wilson santos 680

Wilson Santos mediu as consequências. E entendeu que conseguirá "fazer mais política" estando nos braços do governador Mauro Mendes, de quem foi adversário político por décadas.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Dos Santos | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 11h43
    7
    0

    Não é surpresa nenhuma. Sempre foi assim, vai pra onde esta ventando mais forte.

  • APOLINÁRIO USKNOV | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 10h40
    12
    0

    QUEREMOS NOVIDADES! Cacarejada agora é a base de caviar. Provavelmente vai conseguir carguinhos para reforçar proventos. Quem votou nesse "quinta coluna", deve estar se perguntando: "que pilantra é esse?" Mas quem reclama de não saber quem é esse frango, é porque nunca quis realmente enxergar, pois esta ai a anos fazendo "kaka" para o povo e se beneficiando sempre.

  • Marcelino | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 09h46
    17
    1

    O que o apoio moral não faz né Na verba indenizatória dos políticos deveria existir Auxílio Óleo de Peroba

BENESSES DO PODER

A vida boa do presidente da AMM

Por 24/02/2020, 18h:41 - Atualizado: 25/02/2020, 09h:23

neurilan fraga 680

Neurilan Fraga, que usa em demasia a estrutura da AMM para se projetar politicamente - primeiro tentou, sem êxito, candidatura a deputado federal em 2018 e agora sonha em concorrer ao Senado -, elevou o próprio salário.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • marta | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 20h57
    1
    0

    é mais um dançando bonito com dinheiro publico.

  • João plenario | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 19h15
    0
    0

    Maria Z G, é lamentável, li a sua mensagem, no meu entender, somos nós o povo de uma forma geral que devemos mudar, será que fazemos tudo certo? So sabemos falar mal de políticos, policiais, justiça, saúde, etc, mas nos fazemos certo, cumprimos com a nossa obrigação, ou " Só defendo aquilo que é bom para mim, ou crítico aquilo que me prejudica, ou seja eu quero só oque é bom dia para mim." Então vamos refletir..........

  • Diego A L | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 18h08
    8
    0

    Isto é um vírus que contaminou a família, o Zé Domingos irmão dele nem candidato saiu na última eleição para sair do senário de investigações, ele também aparece nos vídeos recebendo propina, mas está com cargo e salário alto lá na assembleia, isto é uma festa junina os políticos dançando quadrilha e os trabalhadores bancando isto, entendam a ironia, políticos sem vergonhas...

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2497