Cidades

Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2020, 11h:45 | Atualizado: 28/02/2020, 12h:26

ALERTA EM MT

2º paciente monitorado em Glória d´Oeste mora em país atingido pelo coronavírus

Agência Brasil

aviao anac

Segundo informações de fonte local, paciente mora em um dos países foco do coronavírus. Retornou para o Brasil, passou por Cuiabá e seguiu para cidade

O 2º paciente monitorado com sinais de coronavírus em Mato Grosso é de Glória d'Oeste (a 312 km de Cuiabá) e caminha para a recuperação. Não há informações sobre identidade da vítima, que usa máscara e também está em isolamento residencial, como o caso de Alto Taquari. Familiares dos dois pacientes usam equipamentos de proteção e estão sendo acompanhados.

Segundo informações de fonte local, o paciente de Glória mora em um dos países foco do coronavírus. Retornou para o Brasil, passou por Cuiabá e seguiu para cidade. Na quarta (26), apresentou sintomas: febre, dor de garganta e no corpo, que são semelhantes aos de uma gripe comum. Assim que procurou ajuda médica, Posto de Saúde notificou o Governo que, por sua vez, lhe orientou a ficar em casa, como precaução.

Amostras das vias respiratórias do paciente já foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de Mato Grosso, que vai fazer a confirmação. Enquanto estiver com sinais suspeitos, o paciente também deverá ficar em casa, segundo Ministério da Saúde. Caso os exames descartem a infecção por coronavírus, o isolamento será suspenso.

Desde quarta, médicos do Posto de Saúde estão indo diariamente à casa do paciente para monitorá-lo. Nenhum dos familiares apresentou sinais de febre ou piora no sistema respiratório até o momento, mas são orientados a usar máscara e lavar as mãos. Enfermeiros e médicos também usam equipamentos de proteção, como luvas e máscara, além de álcool e lavar as mãos.

Cerca de três mil habitantes de Glória d’Oeste estão assustados. O clima é de tensão e dúvida, principalmente de como se proteger da infecção.

Conforme orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, um caso de coronavírus é suspeito quando apresenta sinal de febre, sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, dor na garganta e etc) e uma das três situações: ter viajado para área com transmissão da infecção, contato próximo de caso suspeito ou confirmado.

Boatos

Após a confirmação do primeiro caso de paciente atingido pelo coronavírus no Brasil, a boataria começou. Correu notícia de que havia doente internado no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. Em nota, veio o desmentido.

“O Hospital Santa Rosa vem a público esclarecer que não procedem as informações sobre a presença de pacientes infectados pelo coronavírus (COVID-19) em sua unidade", diz trecho do informe.

Veja a íntegra da nota

Diante das recentes notícias que circulam nas redes sociais, o Hospital Santa Rosa vem a público esclarecer que não procedem as informações sobre a presença de pacientes infectados pelo coronavírus (COVID-19) em sua unidade.

Até o momento nenhum caso suspeito de coronavírus foi confirmado em Cuiabá. A Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública, informou recentemente que acompanha duas pessoas nos municípios de Glória D'Oeste e Alto Taquari.

O Hospital Santa Rosa reforça que já dispõe de plano de contingenciamento para atendimento dentro das normas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, bem como conta com profissionais treinados e preparados para atuar em casos de suspeita e/ou confirmação de coronavírus.

Orientação

Em nota, a Secretaria de Saúde informa que acompanha os dois casos e esclarece que os serviços de saúde locais foram acionados imediatamente para monitoramento. O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

-evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

-realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com

o meio ambiente;

-utilizar lenço descartável para higiene nasal;

-cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

-evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

-higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

-não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

-manter os ambientes bem ventilados;

-evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

-evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

Secretário, furtos e a incompetência

rodrigo metello 400 curtinha   O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello (foto), filiado ao MDB e pré-candidato a vereador, corre risco de ser acionado na Justiça por centenas de pessoas que tiveram motocicletas apreendidas e que depois acabaram furtadas do Pátio Rondon. O local...

Vereador na base e críticas a Leonardo

leonardo 400 curtinha   Chico 2000, vereador pela Capital, assegura que não procede a informação de que o seu Partido Liberal irá romper com o prefeito Emanuel, não o apoiando à reeleição. Segundo ele, foi Leonardo Oliveira (foto), que participou na quarta de uma reunião do...

Embates sobre a cadeira da discórdia

selma arruda curtinha 400   A cadeira da senadora Selma Arruda (foto), que está cassada há um ano mas, mesmo assim, continua no cargo, vem dividindo opinião de vários líderes políticos, uns torcendo logo para a Mesa do Senado decretar a vacância para Carlos Fávaro assumir a vaga, outros...

PL avisa Chico que não apoiará EP

chico 2000 curtinha   O vereador Chico 2000 (foto), único do PL na Câmara de Cuiabá e governista de carteirinha, se mostrou  desconfortável politicamente quando foi informado nesta quinta que a legenda liberal não vai apoiar a reeleição do prefeito Emanuel, do MDB. O partido é comandado no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.