Cidades

Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 16h:27 | Atualizado: 12/09/2019, 07h:01

OPERAÇÃO ELISSON

30 dias após "pente fino", visitas serão retomadas na PCE; celas são reformadas

Após 30 dias da primeira fase da operação na Penitenciária Central do Estado (PCE), visitas de familiares dos presos serão retomadas nesta sexta (13), começando pelos raios 1 e 3. No sábado (14) receberão visitas os presos da ala evangélica e do raio 5 e no domingo (15) os custodiados nos raios 2 e 4.

A partir da retomada das visitas nesta semana, não haverá mais a visitação nas quartas. Durante a semana, a visita será às sextas.

Sispen

reforma_raios

Durante a operação, as celas da Penitenciária Central foram reformadas e novos leitos foram construídos. Visitas não acontecerão mais às quartas-feiras

A direção da unidade informa que a cada mês haverá rotatividade nos dias de visitas nos raios 1, 2, 3 e 4 garantindo que todos os familiares possam ver os presos aos domingos. A cada dia de visita, cerca de 600 visitantes ingressam na penitenciária.

Os presos podem receber até dois visitantes por vez, que devem estar devidamente cadastrados, além de crianças, que também devem ser cadastradas conforme documentação exigida no Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário.

Operação 

A Operação Operação Agente Elisson Douglas começou em 13 de agosto e ganhou este nome após quatro supostos membros do Comando Vermelho terem executado o agente em Lucas do Rio Verde na noite 30 de junho. Após a morte do agente Elison, uma carta, encontrada por investigadores da Polícia Civil, aponta que supostas agressões a presos teriam sido cometidas por agentes penitenciários e isso motivou a execução do servidor. Além de Elisson, dois outros agentes também estariam na lista da “morte”.

Ações

Rodinei Crescêncio

Movimenta��o na frente da PCE nesta quarta

No começo da operação, familiares fizeram protestos na frente da frente da Penitenciária

Entre as ações realizadas estão revistas e reorganização na Penitenciária Central do Estado, a maior unidade prisional do estado, para faxina, higienização, retirada de materiais em excesso e, posteriormente, a reforma da carceragem da unidade. À época houve muita polêmica e uma facção criminosa chegou ameaçar fazer "salve geral" no Estado em represália a ação.

A operação foi realizada em todos os raios da unidade prisional, com a verificação das condições estruturais da carceragem e a retirada de produtos em desconformidade com o que está definido no Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário e na Lei de Execuções Penais. Foram retirados materiais como ventiladores, comida, roupas de cama, embalagens, eletrodomésticos e também as ligações internas de energia.

Foram instalados ventiladores nos corredores dos raios e realizada reformas nas celas, com construção de mais leitos na carceragem.“Todos estão fazendo o máximo para termos resultados bem satisfatórios, organizar a maior unidade prisional do Estado e ter um mínimo de convivência salubre, tanto para servidores, quanto para os reeducandos”, frisou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, acrescentando a necessidade da suspensão temporária das visitas diante da demanda de serviços e do número de reeducandos.

“É uma ação com a colaboração direta e indireta de todas as instituições que trabalham com o Sistema Penitenciário. O resultado positivo será mérito de todos, Governo e sociedade”.

A operação tem acompanhamento de órgãos de controle como a Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Estadual dos Diretos da Pessoa Humana e GMF. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

De fora da disputa em Rondonópolis

percival muniz 400   O pecuarista Percival Muniz (foto), hoje "mergulhado" nas duas fazendas na região do Xingu, adianta que não será candidato a prefeito de Rondonópolis, posto já ocupado por ele por três vezes. Mesmo com recall junto à população de bom gestor e popular, ele é...

Conselheira e o faturamento familiar

jaqueline jacobsen curtinha 400   Está repercutindo muito mal para a conselheira substituta do TCE-MT Jaqueline Jacobsen (foto) a notícia publicada pelo site O Livre, nesta sexta, de que a sua irmã, advogada Camila Jacobsen, em sociedade com Eveline Guerra, filha da conselheira, são sócias da "Jacobsen &...

Selma vê maior conforto no Podemos

selma curtinha 400   No grupo de WhatsApp "PSL Mulher MT", Selma Arruda (foto) escreveu um texto de despedida do partido. Disse estar chateada "com tudo isso", mas que não perdeu a fé e que o Governo Bolsonaro vai dar certo. Afirma sair do PSL com "coração partido" e que continua com os mesmos ideais no Podemos, onde...

Podemos esperando Selma se salvar

alvarodias_curtinhas   Na busca para ampliar a bancada do Podemos no Senado, o senador Alvaro Dias, derrotado à presidência no ano passado, só correu atrás de Selma, no sentido de convencê-la a se filiar no partido, depois que foi informado que ela tem chances reais de derrubar no TSE a cassação por...

Fávaro e esperança em assumir vaga

carlosfavaro_curtinha   O representante do escritório de MT em Brasília Carlos Fávaro (PSD) está convicto de que a senadora Selma não só será cassada de vez pelo TSE nos próximos meses, como a decisão da Corte lhe permitirá assumir a vaga enquanto não for eleito um novo...

Maturidade e nova visão sobre o TCE

janaina_riva_curtinha   No segundo mandato e sentindo-se mais madura politicamente, apesar de ainda bem jovem – completou 30 anos em 21 de janeiro – a deputada Janaína Riva revela que pensa diferente sobre a indicação de políticos ao cargo de conselheiro do TCE. Ao autorizar os colegas a derrubar a...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.