Cidades

Sexta-Feira, 02 de Agosto de 2019, 12h:20 | Atualizado: 03/08/2019, 10h:01

MONSTROS

Agentes penitenciários rejeitam discurso de Sheherazade e vão processá-la - vídeo

 

Reprodução

rachel sheherazade

Polêmica, jornalista Rachel Sheherazade faz comentário e posta vídeo em seu canal na rede

Agentes penitenciários de Mato Grosso não receberam bem um comentário crítico que a jornalista Rachel sheherazade, âncora do telejornal do SBT, fez sobre o massacre de presos em Altamira (PA), comparando criminosos a servidores do sistema prisional, como se todos fossem igualmente perniciosos. O sindicato da classe, o Sindspen-MT emitiu nota, nesta quinta (1) repudiando a "declaração leviana" e informando que vai processá-la.

"Não aceitaremos qualquer manifestação referente à honra e dignidade dos agentes penitenciários, seja de quem for, autoridade", diz trecho do informe.

A postura do sindicato local é a mesma daFederação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), que rebateu, publicamente, Sheherazade.

Em vídeo veiculado em seu canal no Youtube na terça (30), com o título "Monstros contra Monstros," a jornalista taxa todos os trabalhadores penitenciários de “corruptos”, por supostamente facilitarem a entrada de objetos ilícitos nas unidades prisionais, o que teria resultado no massacre Centro de Recuperação Regional de Altamira. A chacina, na segunda (29), matou mais de 60 detentos.

"A Fenaspen acredita que, de forma desrespeitosa e generalizada, a jornalista caluniou toda a categoria.   Na opinião da Federação, essas declarações são uma afronta escancarada aos agentes penitenciários, do Pará, mesmo eles sendo contratados, e de todo o Brasil, que trabalham de forma honrada, honesta e heróica, e que tem o compromisso de combater inúmeros atos ilícitos cometidos dentro do Sistema Penitenciário", diz a nota.  

Os agentes penitenciários asseguram que trabalham contra a criminalidade, enfrentando todo tipo de obstáculos, entre eles a superpopulação carcerária, a falta de condições de trabalho, de reconhecimento jurídico e o desrespeito por parte da população e de um setor da própria imprensa.  

Veja a íntegra da nota de repúdio da Fenaspen e em seguida o vídeo do comentário da jornalista.

Nota de Repúdio

A Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) vem a público rebater as declarações da jornalista Raquel Sheherazade, feitas ao tratar do massacre ocorrido no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará. A carnificina promovida na última segunda-feira (29) por alguns detentos causou a morte de mais de 60 presos.   

Em vídeo veiculado em seu canal no Youtube na terça-feira (30), sob o título Monstros contra Monstros, Sheherazade taxou todos os trabalhadores penitenciários de “corruptos”, por supostamente facilitarem a entrada de objetos ilícitos nas unidades prisionais, o que teria resultado no massacre.  

A Fenaspen acredita que, de forma desrespeitosa e generalizada, a jornalista caluniou toda a categoria.   Na opinião da Federação, essas declarações são uma afronta escancarada aos agentes penitenciários, do Pará, mesmo eles sendo contratados, e de todo o Brasil, que trabalham de forma honrada, honesta e heróica, e que tem o compromisso de combater inúmeros atos ilícitos cometidos dentro do Sistema Penitenciário.  

Os agentes penitenciários trabalham contra a criminalidade e tem todo tipo de obstáculos a vencer, entre eles a superpopulação carcerária, a falta de condições de trabalho, de reconhecimento jurídico e o desrespeito por parte da população e de um setor da própria imprensa, que insiste em nos tratar como “monstros” e “corruptos”.  

É preciso reforçar que o combate à entrada de objetos ilícitos nas penitenciárias é constantemente realizado pelos agentes penitenciários, tanto em fiscalizações quanto em operações. Porém, a falta de efetivo na vigilância interna e a ausência de agentes penitenciários escalados para a guarda externa em diversos Estados prejudicam esse trabalho, o que atesta que a responsabilidade não é dos indivíduos que atuam como funcionários, mas da gestão das penitenciárias, seja ela pública ou privada.   

Ao falar dos problemas do Sistema Penitenciário sem nenhum conhecimento do que realmente acontece dentro dos muros, Sheherazade desconsidera a complexidade do cotidiano das unidades prisionais. Se ela pudesse vivenciar na prática o Sistema Penitenciário e entender o que é o real trabalho dos agentes, talvez começasse a valorizá-los.   O jornalista que sai do conforto da redação e das redes sociais e vai a campo buscar a informação é realmente raridade nos dias de hoje. Fica aqui, portanto nosso convite e sugestão para Rachel Sheherazade: Conheça o sistema prisional por dentro!  

Diante dessas declarações, que a Federação considera injustas, o Departamento Jurídico da entidade e dos Estados filiados, já está estudando como elaborar ação judicial que exija a retratação de Sheherazade.   O exercício democrático da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão deve ser sempre preservado, mas ele precisa também ser acompanhado de responsabilidade, ética e, principalmente, de apuração dos fatos antes de um julgamento precipitado.  

Dito isso é preciso lembrar que mesmo relegados a um segundo plano em relação a outros operadores da Segurança Pública, os agentes penitenciários são guerreiros, trabalhadores honestos e realizam uma atividade de custódia, ressocialização e reintegração dos presos, no cumprimento da lei de execução penal.   Parte da população, insuflada por vozes de formadores de opinião como Rachel Sheherazade, esquece que, para que sua segurança e sua tranquilidade sejam preservadas, alguém precisa fazer esse serviço. Esse é o trabalho dos agentes penitenciários.  

Nesse sentido, parte da solução para muitos dos transtornos e problemas do Sistema Penitenciário passa pela criação da Polícia Penal, que aumentará ainda mais a responsabilidade dos agentes no combate à criminalidade e à violência.   A Fenaspen segue na luta para que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 372/2017) que trata do reconhecido constitucional da Polícia Penal, já aprovada pelo Senado, seja ratificada pela Câmara dos Deputados e permita que, em definitivo, nossa atividade possa ser reconhecida e possamos continuar trabalhando em prol de toda a população brasileira. 

Fernando Ferreira  Anunciação

Presidente da Fenaspen

Veja vídeo

Postar um novo comentário

Comentários (50)

  • Djalma | Sexta-Feira, 09 de Agosto de 2019, 20h10
    1
    0

    Afff...Que mulher desequilibrada, depois do namoro com o mocinho esquisitinho essa moça ficou transtornada. Caso de psiquiatra.

  • Joao ricardo | Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2019, 07h32
    0
    0

    Joao ricardo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Patrícia | Domingo, 04 de Agosto de 2019, 17h29
    3
    2

    Quem é Sheherazade na fila do pão?!

  • Debora Silva | Domingo, 04 de Agosto de 2019, 16h54
    4
    3

    infelizmente ela errou ao generalizar. Mas não mentiu a cerca da corrupção existente dentro dos presisdios. Olha essa Materia: "Diretores e 3 PMs são presos em operação após agentes flagrarem freezer 'recheado' com 84 celulares na maior penitenciária de MT Diretor e subdiretor da unidade sabiam da entrega: militares enviaram o aparelho que era destinado a um dos líderes de uma facção criminosa atuante no estado, segundo a investigação." e tem três carcereiros envolvidos..

  • samuelazevedo | Domingo, 04 de Agosto de 2019, 10h46
    5
    3

    leve os que estoa vivos pra sua casa. Ai talvez vc mude a sua idignidade.

  • marcos | Domingo, 04 de Agosto de 2019, 09h59
    4
    3

    se o estado e falho jornalista de o ex. tira uns 2 ou 3 leva pra casa e ressocializa eles pra voltar pra sociedade... se é q me entende

  • Matos | Domingo, 04 de Agosto de 2019, 09h27
    4
    1

    Luna | Domingo, 04 de Agosto de 2019, 05h04. Acredito que só a escrita com gíria " sampa" vocè pertença ao outro lado tentando denegrir a imagem dos AGENTES PRISIONAIS DE SP, que para quem não sabe são a segunda categoria com menor número de corrupção, perdendo apenas para os policiais militares que são também homens e mulheres honrados, se realmente trabalhou, te desafio, fale qual secretaria e onde??? Aproveito e lanço uma campanha, se vcoê é daqueles que adora a desinformação, cálunia e nunca entrou em um pavilhão com criminoso de todo tipo, ADOTE UMA RACHEL SHEHERAZADE!!!!

  • Matos | Domingo, 04 de Agosto de 2019, 09h08
    5
    1

    Sra. Rachel Sheherazade, com muita tristeza assisti ao vídeo produzido por você em que nele você retrata e generaliza os AGENTES PRISIONAIS do Brasil como "monstros", " coniventes com o crime organizado", pois bem Sra Rachel, tanto você quanto aos que comentam sobre esse assunto sem propriedade NENHUMA!! Sou Agente Prisional no Estado de São PAulo, sirvo o estado com orgulho e honra, sempre tive o desejo de servir ao meus país de alguma maneira, e antes de ingressar no sistema prisional eu construi uma vida lá fora, me formei, tenho diploma como você tem!Não respondo P.A.D, muito menos processo criminal, Tenho família, filhos, todos pessoas de bem com muito orgulho, nenhum com envolvimento com o crime, para ingressar na SAP eu passei por diversos processos, um deles chamado de Is, se a Sra. não sabe, é uma investigação social em que seus dados são averiguados e informações ao seu respeito são sumariados de forma que por menor que seja um possível envolvimento com o crime mais cedo ou mais tarde é deflagrado e com TODA certeza não fica em nosso meio um Agente que se envolva, muito menos ingressar na SAP. Sua fala causou indignação em uma categorai sofrida, uma profissão das mais perigosas NO MUNDO!! Além disso; você está comprometida agora, COMPROMETIDA á prestar esclarecimentos junto aos orgãos de segurança Prisional, mais cedo ou mais tarde vai chegar ao seu conhecimento, os representantes como sindicatos e secretários como o Cel. Restivo da SAP tenho absoluta certeza que questionará sua afirmação de que " os agentes prisionais deixam passar armas e drogas livremente"!! Você se comprometeu Rachel, com toda certeza! Estamos esperando retratações em público ok!! Lamentável pois há horas atrás eu admirava tanto seu trabalho!! Aos demais comentários negativos que surgem como anônimos, não passam de aventureiros que desconhecem a categoria dos Agentes Prisionais, pelo falar nunca entraram em um pavilhão superlotado para trancar todo tipo de criminoso!! Não sabem oque falam e se realmente trabalharam em São Paulo, na SAP deveriam falar a verdade, e não proferir cálunias como A Sra. Rachel fez! A SAP, secretaria de administração penitênciária de São Paulo deve por obrigação investigar essas pessoas que surgem condenando, caluniando a Secretaria e seus Agentes, quem trabalha nos Presídios de São Paulo sabem da verdade, se existir entre nós um envolvido como crime, logo este é identificado e tirado fora!!

  • Luna | Domingo, 04 de Agosto de 2019, 05h04
    5
    16

    Ja trabalhei em Sampa e Rio. E ela so falou verdades. Com raríssima excessão, sao bandidos sim. A grande maioria dos policiais e agentes penitenciários no Brasil, sao bandidos com posse de armas.

  • Francilaine | Domingo, 04 de Agosto de 2019, 03h19
    9
    5

    Pessoal vamos todos denunciar ela ao YouTube, para que ela perca o direito à postar vídeos onde raz calúnia e denigre a imagem dos agentes que trabalham incansável dentro dos presídios em meio a tantas dificuldades , uma pessoa a como essa que não conhece o nosso trabalho e não tem ideia do que emfentramos diariamente para nós mantermos firmes em nosso trabalho quer se promover a custa de comentários difamatórios e infames a nosso respeito.

Bolinha é multado por irregularidades

humberto bolinha 400 curtinha   Por causa de irregularidades cometidas ainda em 2017, ao fazer aquisições sem realizar licitação e/ou pesquisa de preço, o prefeito de Guiratinga, Humberto Domingues, o Bolinha (foto), recebeu multa do TCE de 12 UPFs-MT, correspondente hoje a R$ 1,7 mil. E será intimado pelo...

Puxando o "rei" pra baixo em Tangará

reinaldo morais 400 curtinha   A pré-campanha ao Senado do empresário Reinaldo Morais (foto), o "rei dos porcos", evangélico e bolsonarista, vem ganhando aceitação popular em vários municípios. Mas, em Tangará da Serra, enfrenta muita resistência. Algumas pessoas próximas ao...

3 estaduais e 2 federais para prefeito

juarez costa 400 curtinha   Se na Assembleia, três dos 24 deputados se articulam por candidatura a prefeito, na Câmara Federal dois entre oito da bancada mato-grossense também pretendem fazer o mesmo. Tratam-se do emedebista Juarez Costa (foto), que apostará todas as fichas no retorno ao comando de Sinop, e do petebista...

PSDB rachado sobre nome a prefeito

ricardo saad 400 curtinha   O tucanato enfrenta uma incógnita em Cuiabá. A bancada na Câmara, hoje composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento, Ricardo Saad (foto) e Toninho de Souza, defende apoio ao projeto de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro. O partido, presidido na Capital por Saad, já faz parte...

Poucos da AL se arriscam pra prefeito

silvio favero 400 curtinha   Inicialmente seriam seis dos 24 deputados estaduais dispostos a concorrer ao pleito de novembro deste ano. Mas a lista vem sendo reduzida à medida que se aproxima das convenções. Sílvio Fávero (foto), por exemplo, sabe que a chance de ganhar a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, onde...

Transferindo pandemia para Cuiabá

lucimar campos 400   Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (foto) transferiu praticamente o pepino da pandemia da Covid-19 à gestão da cidade vizinha, comandada por Emanuel Pinheiro. Ela faz questão de enfatizar que, numa reunião com porta-vozes do governo estadual, do TCE, da Assembleia e dos dois maiores...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.