Cidades

Sábado, 30 de Novembro de 2019, 07h:00 | Atualizado: 01/12/2019, 08h:40

NOVEMBRO AZUL

Aos 69 anos, porteiro descobre câncer de próstata em exame de rotina - veja relato

Rodinei Crescêncio

Câncer de próstata porteiro Getúlio

Getúlio Sampaio, porteiro de 69 anos, viu urina no sangue, achou câncer na próstata e fez cirurgia. Sem preconceito, luta contra doença é mais eficiente

Em maio deste ano, o porteiro Getúlio Sampaio, de 69 anos, percebeu a presença de sangue na urina. Cerca de dois meses depois, descobriu que estava com um tipo grave de câncer na próstata e passou por uma cirurgia.

Todo ano, Getúlio fazia um exame específico de sangue para detectar o problema, o PSA, que apontou a alteração no organismo dele.

Através do PSA (Antígeno Prostático Específico), os médicos conseguem detectar alterações na quantidade dessas moléculas que estão em circulação no corpo do homem que não apresenta sintomas de câncer de próstata. A chance do paciente desenvolver a doença aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA, que normalmente é de quatro nanogramas por mililitro (4 nh/mL).

Neste mês, através da campanha “Novembro Azul”, os médicos buscam reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Porém, o urologista, Bruno Heringer, reforça que os sinais da doença devem ser observados e investigados durante todo o ano.

Temos visto essa mudança em homens que aceitam observar o câncer sem nenhum tipo de tratamento. Antigamente, isso criava uma ansiedade muito grande nos pacientes, hoje em dia temos visto que eles estão entendendo nossas explicações

Bruno Hering, médico urologista

Sem preconceito

Apesar do aparecimento da doença, o porteiro conseguiu agir rápido. Getúlio conta que nunca teve nenhum tipo de preconceito com o câncer de próstata ou com a possibilidade de precisar fazer o exame retal, um dos procedimentos que complementam a análise da doença.

“Não fiz porque nunca me pediram mesmo, se precisasse teria feito. Minha médica de rotina sempre pedia o PSA, mas ela nunca viu nenhum tipo de alteração nos exames”, explicou Getúlio.

Porém, durante uma consulta em um cardiologista por conta de um problema no coração e foi encaminhado para uma série de exames, entre eles o PSA. O médico, então, orientou o porteiro a procurar um urologista quando terminasse o tratamento cardiológico.

Assim como Getúlio, cerca de 33% dos pacientes com câncer de próstata pode apresentar doença cardiovascular associada. De acordo com Bruno, a característica é uma das condições que se enquadram no grupo que deve fazer os exames de prevenção à doença.

O médico explica que, homens com 55 e 70 anos são àqueles que a campanha “Novembro Azul” busca conscientizar sobre a prevenção. “Homens acima de 70 anos só precisam buscar o consultório se não tiverem problemas cardiovasculares, é desnecessário pesquisar nesses homens, a não ser que eles tenham sintomas”.

A mesma regra vale para homens com menos de 55 anos, sem diagnóstico ou suspeita de doença genética, que, caso não apresentem os sintomas de câncer de próstata, também não precisam fazer os exames de prevenção à doença.

Veja vídeo

M�dico Bruno Heringer

Bruno Heringer, médico urologista, 

Doença silenciosa

Após começar a manifestar os sintomas da doença, Getúlio, que chegou a aguardar por cerca de seis meses para fazer o exame de toque retal pelo SUS, decidiu buscar atendimendo médico particular para conseguir fazer o procedimento, que indicou a necessidade do porteiro fazer uma biópsia para detectar o tipo de câncer. 

Com o resultado em mãos, ele recebeu a notícia do urologista que estava com um tipo agressivo e malígno de câncer na próstata. Preocupado com a possível evolução da doença, Getúlio chegou a pensar em fazer a cirurgia em um hospital particular, porém, o valor que girava em torno de R$ 30 mil, desanimou o porteiro. 

"Perguntei quanto cobravam, seria R$ 15 mil para o médico, além da UTI, anestesista, bolsa de sangue e outros gastos. O médico disse que podia esperar, que o SUS deveria me chamar após alguns dias. Pediu para que eu ficasse tranquilo. Cinco dias depois me chamaram e eu fiz a cirurgia", lembra. 

Atualmente, Getúlio faz tratamento com bloqueadores hormonais no Hospital do Câncer, em Cuiabá e se prepara para sessões de radioterapia. Além da medicina, o porteiro também segue suas próprias crenças tomando remédios naturais. "Fiz uma promessa para Nossa Senhora, em agosto fui para Aparecida (SP) para cumpri-la". 

Risco de impotência 

Bruno explica que todo o tratamento de câncer de próstata pode deixar o homem impotente. De acordo com ele, inclusive, o fato é um dos medos dos urologistas e oncologistas com relação a pacientes fora da faixa etária de risco da doença.

O oncolgista adverte que um estudo de 2012 passou a contraindicar qualquer tipo de triagem em homens que não apresentam o sintoma da doença. Apesar da recomendação ter sido válida até o ano passado, Bruno alerta que, muitas vezes, o paciente não chegaria a adoecer pela presença do câncer. 

"Temos visto essa mudança em homens que aceitam observar o câncer sem nenhum tipo de tratamento. Antigamente, isso criava uma ansiedade muito grande nos pacientes, hoje em dia temos visto que eles estão entendendo nossas explicações", ressalta o médico. 

Em Cuiabá, a radioterapia é oferecida, por meio do SUS, no Hospital do Câncer e no Hospital Santa Rosa. Porém, Bruno explica que clínicas particulares também estão aptas para fazer o procedimento, além disso, de acordo com ele, a cirurgia é realizada em quase todos os hospitais da Capital.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

PDT quer França, mas não pra suplente

allan kardec 400   Embora o deputado e secretário de Cultura do Estado, Allan Kardec (foto), presidente regional do PDT, tenha flertado com Roberto França, tentando atraí-lo para o partido e com expectativa de candidatura, não há nenhum convite para este ser um dos suplentes ao Senado na chapa de Pivetta. A ideia...

Uma candidatura jovem na chapa

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) assegurou neste domingo que não definiu ainda os dois suplentes de sua futura chapa ao Senado. Sobre Sachetti, observou que trata-se de um parceiro e amigo e que está pronto para ajudar no projeto, sem fazer imposição para assumir suplência, assim como o...

Rei da soja incentiva Fávaro ao Senado

erai maggi 400 curtinha   O ex-vice-governador Carlos Fávaro não mantém o silêncio à toa. Embora tenha sido o terceiro mais votado em 2018 - por pouco não fica com a vaga ocupada hoje pelo senador Jayme Campos -, Fávaro está enfrentando uma série de dificuldades para se viabilizar de...

Professor terá desempenho avaliado

marioneide 400 curtinha   Professores da rede pública estadual agora vão passar por avaliação de desempenho tanto para fins de progressão funcional quanto para atender a uma série de novas exigências. A secretária de Educação, professora Marioneide Kliemaschewsk (foto), já...

O pinóquio de antes, o aliado de hoje

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), hoje deputado pelo quarto mandato, está levando porrete de todo lado pela decisão de entrar na base do Governo Mauro Mendes, seu então adversário político dos últimos 15 anos. Ambos, que se enfrentaram nas urnas duas vezes, uma a prefeito e outra para...

França, convite do Pode e suspense

roberto franca 400 curtinha   Roberto França (foto), que exerceu vários mandatos eletivos, entre eles de vereador e de prefeito de Cuiabá, ficou empolgado com o convite para se filiar ao Podemos, inclusive com abertura para concorrer novamente ao Palácio Alencastro. Para evitar conflitos, antes de fazê-lo, o...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.