Cidades

Segunda-Feira, 10 de Junho de 2019, 15h:50 | Atualizado: 10/06/2019, 19h:33

Aos 71 anos, morre professora Patatas

Reprodução

patatas

Professora Maria Patatas

A professora aposentada Maria Patatas, que atuou por décadas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), morreu na madrugada desta segunda (10), em Cuiabá, aos 71 anos. A causa da morte dela não foi informada pelos familiares.

Patatas era graduada em Letras pela UFMT, onde havia se formado em 1983. Ela possuía doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP).

Ela foi professora do curso de Letras da UFMT. Por anos, Patatas atuou como diretora do Instituto de Linguagem.  Em 2013, tornou-se diretora do espaço Sodré, local da universidade destinado a exposição de obras de arte. Segundo a unidade de ensino, ela deixou suas funções em 2015, quando se aposentou.

O comunicado sobre o falecimento da professora foi publicado pela filha dela, a também professora Lui Patatas. "É com muita dor que informo o falecimento da minha mãe. Obrigada a todos que sempre a admiraram e a amaram", escreveu, na manhã desta segunda.

O falecimento de Patatas causou comoção nas redes sociais. Diversos amigos e familiares lamentaram a morte dela. "Minha professora da vida, minha mãe de coração, minha irmã de alma e minha amiga de todas horas. Em meu coração, você permanecerá para sempre viva", escreveu uma amiga.

“Que triste notícia. Eu adorava as aulas dela. Uma excelente profissional e uma pessoa incrível, com um coração generoso. Ela me recebeu de braços abertos em 2010 na UFMT e sempre estava disponível para conversar e ajudar", disse uma ex-aluna.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) emitiu nota de pesar pela morte de Patatas. “Com toda certeza, Patatas deixa sua marca registrada na educação do nosso estado, com grandes contribuições para a melhoria dessa importante área”, declarou o chefe do Executivo de Cuiabá.

O velório da professora começara às 22h desta segunda, na sala Tulipa, da Capela Jardins, em Cuiabá. O sepultamento dela será realizado às 10h, em Cuiabá - a família não informou o cemitério.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Volney Albano | Segunda-Feira, 10 de Junho de 2019, 19h46
    5
    0

    Minha professora. Excelente pessoa e excelente profissional. Não há como esquecer suas aulas. Já estamos sentindo muitas saudades. Vá em paz. Que Deus a acolha e console todos nós.

Matéria(s) relacionada(s):

Recado do governador e a carapuça

junior fecomercio curtinha   Em comunicado oficial, o governador Mauro Mendes manda recado a alguns empresários, quando destaca que incentivos fiscais foram concedidos no passado a determinados setores de forma irregular, em troca de propina, confessada, inclusive, em delação premiada. O recado tem endereço certo:...

Elogios ao prefeito e à primeira-dama

julio campos curtinha   O ex-governador, ex-senador, ex-deputado e ex-prefeito várzea-grandense Júlio Campos (foto), um dos líderes do DEM, partido do governador Mauro, disse nesta quarta, em visita à sede do Rdnews, que é preciso reconhecer que o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro está fazendo uma...

Oposição tenta vencer pelo cansaço

L�dio Cabral curtinha   A oposição formada pelos deputados Lúdio Cabral (foto), Valdir Barranco - ambos do PT - e Wilson Santos (PT), que decidiu obstruir a pauta da Assembleia enquanto o Executivo não apresentar uma prosposta aos trabalhadores da educação, tentam vencer o presidente...

Boicote à audiência sobre Fethab Milho

Conduzida pelo deputado Ulysses Moraes, a audiência pública na Assembleia para debater a questão do Fethab Milho e a possibilidade de exclui-lo da taxação não aconteceu conforme o planejado por causa de boicote dentro da própria AL. A TV Assembleia, que costuma transmitir ao vivo esse tipo de debate, não o fez. Alegou que uma peça de transmissão estragou. De última hora, mudaram a sessão de local, de um...

UFMT e incompetência administrativa

myrian ufmt curtinha   A considerar as explicações do ministro da Educação Abraham Weintraub sobre corte de energia elétrica da UFMT, a reitora Myrian Serra demonstrou incompetência administrativa em todo processo. São seis faturas em atraso, quatro do exercício de 2018 e duas deste ano. A...

Judiciário destina R$ 3 mi para Bope

carlos alberto 190 curtinha tj   O Poder Judiciário, sob Carlos Alberto (foto), autorizou a remessa de R$ 3,1 milhões para a secretaria de Segurança. Os recursos, arrecadados em ações da 7ª Vara Criminal, vão ser usados na compra fuzis, rifles de alta precisão, submetralhadoras, coletes...

ENQUETE

Profissionais da Educação estão em greve há mais de um mês. O que você acha disso?

estão corretos. Devem continuar

discordo. Deveriam voltar às aulas

pra mim, não faz diferença

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.