Cidades

Sábado, 19 de Junho de 2010, 11h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:26

COPA 2014

Após a demolição do Verdão, moradores aguardam nova arena

   O antigo estádio Governador José Fragelli, o Verdão, começa a ganhar ares de arena multiuso. Da antiga edificação resta apenas uma parede branca, com os dizeres de alguns antigos patrocinadores de jogos, onde ficava a entrada para os vestiários. Essa lembrança também está prestes a ruir. Do gramado, resta a terra preta. Já foram retiradas as arquibancadas e as bilheterias. Tudo agora parece um grande aterro. Verdão abaixo era algo, até um tempo atrás, impensável. Sua demolição chegou a ser questionada por segmentos organizados e pela sociedade.

   Inaugurado em 1976 com capacidade para receber 40 mil torcedores, o estádio Verdão promete deixar saudades. Esta fase de aterramento abre espaço para se visualizar uma nova estrutura que custará mais de R$ 400 milhões. O movimento no local é intenso. A imagem que se tem é de uma obra organizada. Neste sábado (19), as máquinas trabalham manipuladas e acompanhadas por cerca de 20 operários. Agora não tem jeito. Todas as fichas precisam ser apostadas no novo projeto.

   Ao apresentar um cronograma adiantado das obras da arena, a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa (Agecopa) ameniza as críticas sobre sua atuação. Segundo o arquiteto Marcelo Almeida, que acompanha os trabalhos no Verdão, o cumprimento dos prazos vem recebendo elogios. “Muitas outras cidades não estão nesta fase que realizamos. Já compararam os trabalhos daqui com a forma de construção do Estádio Olímpico de Londres, na Inglaterra, pela preocupação, principalmente, com o meio ambiente”, destacou o arquiteto. O Olimpyc Stadium, no qual Oliveira se refere, ainda está em construção e sediará os Jogos Olímpicos de 2012.

   No momento, Cuiabá como subsede da Copa de 2014 pode se vangloriar. Se depender do andamento das obras do Verdão, está fora de cogitação qualquer possibilidade de perder a chance de sediar jogos. Ainda mais depois da CBF divulgar, por meio de nota pública, a exclusão do Morumbi do Mundial. O governo de São Paulo, hoje sob o comando de Alberto Goldman (PSDB), promete insistir para que a cidade seja anfitriã da Copa, sediando a abertura. O fato é que a posição da CBF quanto ao Morumbi, deixa Cuiabá em vantagem no evento.


Obras são realizadas "a todo vapor" para cumprir prazos para a construção da arena multiuso para a Copa

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • Maria | Quinta-Feira, 15 de Julho de 2010, 11h51
    0
    0

    Enquanto houver pessoas c/ pensamentos retrogatos, a nossa querida Cuiabá nunca irá p/a frente.. deixe de ser pessemista povo.......

  • bento porto | Segunda-Feira, 21 de Junho de 2010, 19h27
    0
    0

    O dinheiro gasto na destruição do lendário Verdão seria o suficiente para uma boa reforma.O que se vai gastar na construção do outro estádio poderia ser aplicado em outro local puxando o desenvolvimento mais equlibrado da cidade.O povo matogrossense pagará duas vezes.O Verdão foi construido sem um centavo do gov. federal, agora pagará novamente este emprestimo do BNDES aprovado recentemente pela Assembléia.Isto é o resultado dos acertos de cima para baixo.O cuiabano tem que ficar atento com mais ônibus(BRT) que querem entupir a cidade,de poluição e cáos no trânsito.A solução de transporte urbano não pode ser só para a copa mas sustentável e para as próximas décadas de Cuiabá.

  • joão dago rancia | Domingo, 20 de Junho de 2010, 15h50
    0
    0

    Aos governantes porque não pegam o embalo e criam alem da AGECOPA a AGE TRANSPORTE, A AGE SAUDE A AGE EDUCA, A AGE SEGURANÇA E A AGEEEMPREGO, SÓ ASSIM COM MOTIVAÇÃO POLITICA SE CRIAM AGENCIAS E SE BUSCA DINHEIRO DE VERDADE E SE EINVESTE NOS SETORES QUE VERDASDEIRAMENTE TEM D EMELHORAR PRA ESSSE ESTADO CERSCER E AVANÇAR DE VERDADE, MAS O BRASIL TA NA COPA E TA BEM PÃO E CIRCO O POVO QUER VER SÓ O QUER VER ENQUNTOI ISSO OS MAUS POLITICOS NADAM DE BRAÇADA, ADMIRAVEL ELEITOR NOVO.

  • FRANCISCO | Domingo, 20 de Junho de 2010, 15h25
    0
    0

    O VERDÃO JÁ ERA FOI DEMOLIDO NÃO TEM COMO VOLTAR ATRAS MAIS, AGORA SO NOS RESTA AGUARDAR A CONSTRUÇÃO DA NOVA ARENA OU NOVO VERDÃO. CHEGA DE BLABLA QUE O VERDÃO NÃO TERIA QUE SER DEMOLIDO QUE ESSE DINHEIRO TERIA QUE SER APLICADO NA SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA ETC. TUDO ISSO É PAPO FURADO, SAIBA ESCOLHER SEUS REPRSENTANTES E VOTAR CERTO PRA DEPOIS NÃO FICAR AI COM COMENTARIOS SEM GRAÇA ACHANDO QUE QUE É O REI DA COCADA.

  • wagner vinicius | Domingo, 20 de Junho de 2010, 12h21
    0
    0

    COMO TEM PESSOAS INVEJOSAS,HA PESSOAS QUE FAZEM COMENTARIOS SEM NENHUM FUNDAMENTO.A POPULACAO TEM QUE ENTENDER QUE CASOS COMO SAUDE,TRANSPORTE,SEGURANCA SAO CASOS QUE NAO SERA HOJE QUE VAI SER RESOLVIDO.PENSA INVEJOSOS COMO MELHORARA CUIABA NESTES ANOS COM ESTAS OBRAS.VCS QUE FALAM PENSEM ANTES PORQUE NAO ADIANTARA NADA.

  • Jean M. Van Den Haute | Domingo, 20 de Junho de 2010, 11h22
    0
    0

    Senhores Matheus Rocha De Siqueira e Marcelo Da Silva Marques, para, um dia, vocês não ficaram alvo das maldições de suas descendências, vocês deveriam verificar o que dita a Lei e se informaram da atuação da ASSUT-MT antes de escrever enormidades. Em cinco anos de parceria com o MPE a ASSUT-MT consegui atrasar o aumento do preço da passagem do caminhão/busão gerando uma economia de mais de R$ 80 milhões para o usuário. Além disso, não existe a mínima possibilidade de melhorar o sistema de transporte atual, é preciso fazer o que dita a Constituição, ou seja, implantar o sistema metropolitano universal automatizado e para isso a ASSUT-MT elaborou desde 2007, o Plano Metropolitano de Transporte permitindo o acesso á recursos adequados para fazer o que deve ser feito, não só para atender ás necessidades da FIFA, mas, de toda a população. Caso você ficariam interessados em falar comigo ao vivo do assunto, vocês podem me encontrar fácil todos os dias, pendurado no 21, caminhão/busão Unipark-Centro.

  • Lings | Domingo, 20 de Junho de 2010, 00h56
    0
    0

    O legal eh se isso fosse em campo grande seus grandes amigos da ignorancia

  • Ro | Domingo, 20 de Junho de 2010, 00h27
    0
    0

    Parabéns. Só os verdadeiros matogrossenses e aqueles que amam este estado sabem o quanto a copa será importante pra nós !

  • Luiz | Sábado, 19 de Junho de 2010, 23h50
    0
    0

    Parem de reclamar... O antigo verdão não tinha mínimas condições de ser estádio de copa do mundo... aquele fosso abissal ali entre o público e o campo; o estádio "afundado como era", estrutura arcaica.etc...etc...enfim, ou se fazia outro estádio ou não tinha sede aqui. Vamos aguardar... as obras de infraestrtura que vem por aí não existiriam sem sede copa aqui...foi o que o Blairo falou: é uma oportunidade única para uma capital com tantos gargalos viários como Cuiabá. Não nos interessa quem vai jogar aqui....interessa-nos as benfeitorias da capital. O verdão já era, parem de chorar...ps: também sou cuiabano, e só acho graça quando chamam Verdão de "histórico" - o estádio foi inaugurado na década de 70 gente...

  • Matheus Rocha de Siqueira | Sábado, 19 de Junho de 2010, 19h23
    0
    0

    Nota-se que esse Roberto e Jean caminham a passos largo para não aceitar o obvio ou seja, A nova Arena vai ser uma realidade e ponto final pois não é raciocinios como os deles de que o verdão tenha ido abaixo para massagear ego de ninguém é que finalmente alguém como o Ex Governador teve uma visão otimista de que não seria apenas sediar 4 ou cinco jogos da Copa mais sim, pelas necessidades de desenvolviumento de cuiabá num todo pois o Estádio ou melhor nova arena será apenas a válvula propussora para alavancar o progresso reprimido que nós nos encontrávamos e aí vem umas pessoas retrógada e quer levar seu pensamento para tumultuar porque os seus interesses estão pautados apenas naquilo que lhes satuisfaz e não por uma população anseia e carece de melhores estruturas em todos os seguimentos e esse empréstimo com a própria receita que entrará nos cofres serão pagos agora é obvio se aqueles que adminbistram o município e o estado pensarem de forma honesta e principalmente praticar a honestidade só pensar não adianta. Isso sim esse roberto e jean tem que combater e deixar os interesses políticos de ambos para 3 ou 4 sei lá planos e pensar na nossa querida cuiabá transformada, pensar numa nova arena pronta para sediar jogos do campeonato brasileiro com segurança mesmo se caso não tivermos times até lá na 1ª ou 2ª divisão e na Ciopa do Brasil pois os clubes que perderam mandos de campos poderão com segurança transferirem seus jogos para um estádio de primeiro mundo e devidamente preparado para tal bem como, a nossa cidade em todos os seguimentos e não permanecermos neste embrólio decepcionante que nos encontramos de não podermos oferecer um aeroporto digno, rede hoteleira digna, transporte digno e etc... Parabéns Agecopa, parabéns Carlos Brito (infraestrutura_ continuem trabalhando com essa mesma visão e bola para frente CUIABÁ e MATO GROSSO estão acima de tudo isso.

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.