Cidades

Domingo, 09 de Agosto de 2020, 08h:07 | Atualizado: 09/08/2020, 08h:18

DIA DOS PAIS

Após ser abandonado pela mulher, pai assume filhos; "são meu maior presente"

Arquivo Pessoal

Dia dos Pais - Ricardo e os filhos agosto de 2020

Ricardo de Arruda e Silva com os filhos Arthur Miguel, Nataliane  e Heitor

Amor, responsabilidade, compromisso e afeto. Essas quatro palavras definem o que é ser pai para o encarregado de manutenção Ricardo de Arruda e Silva, de 43 anos.

Há 5 anos ele foi abandonado pela ex-mulher, hoje usuária de drogas, ficando como o único responsável por zelar dos três filhos: Arthur Miguel, de 12 anos, Nataliane Isis, 11 (que é especial), e o pequeno Heitor Yuri, de apenas 4 anos. Ele afirma que o melhor presente na vida dele no Dia dos Pais são os filhos que Deus colocou em seu caminho.

Em entrevista ao , o pai de família, residente do bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá, relatou alguns momentos de dificuldades e, também, de alegrias que tem passado perto de quem ele ama.

Com muita dedicação aos filhos, Ricardo afirma que viu sua rotina mudar drasticamente, mas nunca pensou em desistir de nada, pois o principal objetivo dele é ver todos os três com muita saúde e bem sucedidos na vida.

A rotina de Ricardo é um pouco diferente da seguida por outros pais, uma vez que, como ele mesmo afirmou, além de cuidar dos pequenos fazendo o papel de pai, ele também precisa se atentar com os cuidados que uma mãe teria para com eles.

 “Tem que ter muita força de vontade e amor aos filhos. Para mim é a melhor coisa do mundo sempre estar perto deles. É muita alegria não só para mim, mas como para eles também. Com certeza, se eu tivesse o apoio da mãe tudo seria mais fácil”, afirma.

O chefe de família conta que os pequenos já se acostumaram com a ausência da mãe. Segundo ele, a ex-mulher era uma pessoa bastante problemática e os próprios filhos não suportavam conviver perto dela, pois só vivia estressada e não dava a atenção necessária a eles.

Tem que ter muita força de vontade e amor aos filhos. Para mim é a melhor coisa do mundo sempre estar perto deles

Nova rotina há 5 anos

As 5h da manhã é o momento em que Ricardo desperta para um novo dia cheio de compromissos e deveres a serem cumpridos. Antes de sair para o trabalho, o pai conta que o café da manhã tem que ficar no jeito, além disso, o almoço também é preparado e tudo fica à disposição dos pequenos antes dele se ausentar da casa em busca do pão de cada dia.

"Deixo tudo organizado, preparo o café da manhã e também o rango da hora do almoço. No serviço sempre fico ligando para eles para saber como estão. Eles me ajudam muito. De segunda a sexta-feira essa é a minha rotina há 5 anos. Quando chego em casa à noite mando todos para o banho e logo já começo preparar o nosso jantar. Eles sempre têm colaborado comigo na medida do possível”, diz o pai.

Ricardo conta que Deus tem colocado pessoas maravilhosas em sua vida, como por exemplo, seus patrões, os quais o ajudam muito. “Eles conhecem toda a minha história e qualquer coisa que eu preciso, eles estão aptos para me ajudar. Sou feliz com a vida que Deus me deu”.

Além dos patrões, Ricardo agradece os sobrinhos e vizinhos que também têm auxiliado nos cuidados dos pequenos. "Agradeço a Deus por ter essas pessoas que me ajudam, mesmo com muitos obstáculos, tudo têm dado certo até aqui. Sou muito grato por toda ajuda que recebo diariamente dos meus amigos, patrões e da minha família, mesmo sendo pouquíssimos aqui em Cuiabá.

Os filhos

Ricardo conta que sua filha Nataliane Isis, de 11 anos, nasceu com microcefalia e necessitou de implantar uma válvula na sua cabeça e por causa disso, sempre mereceu uma atenção especial. Hoje, está saudável e “linda”, como diz ele.

Ricardo Silva

Heitor Yuri

 

“Graças a Deus eu tenho tido força para ajudar ela nos momentos mais difíceis de sua vida. Hoje com 11 anos se alguém olhar para ela, vai dizer que não tem e nunca teve nada”, diz ele orgulhoso.

Já, Arthur, o pai o definiu como um menino muito divertido e educado, e disse que ele adora brincar com os amiguinhos de pipas no quintal de casa. Já o filho postiço mais novo, Heitor Yuri, foi abandonado pela mãe (segunda companheira de Ricardo) com apenas 1 ano e 6 meses de vida.

Diante de muita dificuldade e, mesmo não sendo seu “filho de sangue”, Ricardo não abriu mão de cuidar do menino, que hoje é registrado em seu nome, mas espera a sua guarda definitiva.

Conforme o pai, Heitor foi um menino que recebeu todo apoio desde o seu nascimento, assim como recebeu os outros irmãos. “Deus colocou essa criança na minha vida desde quando ele nasceu. Fiquei muito apegado a ele e, aos poucos, o meu amor por ele só foi crescendo desde o seu nascimento. É Como se Deus tivesse colocado ele no meu caminho e eu no caminho dele. O amor que sinto por ele é o mesmo que tenho com os outros dois. Graças a Deus hoje ele está com 4 anos e seis meses e com muita saúde.

Ricardo Silva

Arthur Migue, Nataliane Isis e Ricardo Silva

 

Retribuição

Ricardo relata que sempre é surpreendido pelos filhos com palavras de amor e gratidão. “Eles sempre falam para mim que eu sou um grande pai, que eu sou o melhor pai do mundo, e prometem que vão estudar para ser alguém na vida e poder me ajudar no futuro. Eu fico muito feliz por isso”.

“Não posso reclamar de nada, porque graças a Deus todos eles são saudáveis. Tenho muito amor para dar a eles. Eu jamais irei abandonar eles, independentemente de qualquer coisa sempre vou lutar para dar do bom e do melhor para eles. Graças a Deus até aqui não tem faltado nada”, relata.

Ricardo afirma que faz de tudo para vê-los bem e sempre está do lado de cada um deles. Em tempos de pandemia, o pai conta que está evitando sair de casa para protege-los da doença, mas, sempre no possível, ele tenta agradá-los de formas diferentes. “Faço de tudo para ver meus filhos alegres. Dando atenção sempre quando eu posso. A alegria deles é maior quando eu surpreendo-os com um delicioso açaí ou sorvete”.

"Sem dúvidas, Arthur Miguel, Nataliane Isis e Heitor Yuri são os melhores presentes que Deus me deu nesse Dia dos Pais”, conclui.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Elisete Hurtado | Terça-Feira, 25 de Agosto de 2020, 10h59
    2
    0

    Ricardo sempre tão atencioso, gentil, educado, jamais poderia imaginar quantos obstáculos superados em sua vida. Por mais Ricardos em nossa sociedade. Felicidades meu caro

  • Anne | Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 10h54
    6
    0

    muita linda a homenagem, ele realmente merece.

  • ELI ROCHA | Domingo, 09 de Agosto de 2020, 18h11
    10
    0

    Deus me deu a oportunidade de conhecer pessoalmente esse grande homem. O vejo constantemente, pois sempre vou buscar as minhas netas no Colégio Portal, local do seu trabalho. Pessoa muita querida e atenciosa e que cuida com amor e carinho as crianças que lá estudam. Parabéns, Ricardo! Você é o cara.

  • Mauro Silva | Domingo, 09 de Agosto de 2020, 14h50
    16
    1

    Gerson Mendes, larga de amargura no seu coração, essa é a história de um pai, as histórias das mães são contadas todos os dias, não existe lei que protege direitos dos homens, mas, existe a Lei Maria da Penha que visa dar proteção às mulheres, vai procurar uma igreja, vai ser feliz...

  • Gelson Mendes | Domingo, 09 de Agosto de 2020, 10h39
    6
    18

    Nao vejo noticias dessas nos dias das maes, falando do abandono do pai!!! Eta hipocrisia!!!!

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

Regiões e representantes na disputa

nilson leitao curtinha   A maior parte das regiões está bem representada em relação aos cabeças de chapa que disputarão vaga no Senado. Pelo Nortão e Médio-Norte, encaram às urnas o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (foto) e o senador tampão Carlos Fávaro (PSD). Na...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.