Cidades

Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020, 20h:45 | Atualizado: 08/08/2020, 11h:13

BOLETIM DE SAÚDE

Bispo Casaldáliga está em estado grave, porém infecção melhorou, revela médico

Reprodução

Bispo Pedro Casaldalia

 

O estado de saúde do bispo prelado emérito de São Félix do Araguaia Dom Pedro Casaldáliga, 92 anos, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Batatais (SP), é grave e ainda necessita de suporte intensivo com alta concentração de oxigênio para manter normal a oxigenação sanguínea. Porém, o nível de infecção do organismo melhorou.

As informações constam do boletim médico divulgado na tarde de hoje (07) pelo diretor técnico da Santa Casa e coordenador médico, responsável pela UTI da unidade hospitalar, Antônio Marcos Barbosa da Silva.

Segundo ele, a alta concentração de oxigênio ainda se faz necessária devido à gravidade da infecção, que apesar de ter apresentado melhora, ainda é significativa devido ao nível de comprometimento dos pulmões.

“Isso tudo, acaba exigindo muito da parte cardiológica. Mas, ele vem mantendo a pressão boa, fazendo oscilações de batimentos cardíacos, porém não teve nenhuma intercorrência de gravidade nas últimas 24 horas”, relatou, ele dizendo que os médicos da Santa Casa estão dedicados aos cuidados da saúde do bispo. 

Dom Pedro Casaldáliga foi transferido na terça (04) de Mato Grosso para um hospital em Batatais (SP), onde vem recebendo tratamento especializado.

Com falta de ar e saúde debilitada, ele foi internado no dia 3 (segunda), em um hospital de São Félix do Araguaia (1.149 Km de Cuiabá). O líder religioso sofre do mal de Parkinson e também dos desgastes da idade.

O bispo é renomado internacionalmente e sempre lutou pelos mais pobres, sem-terra, indígenas e outras minorias discriminadas.

Breve histórico

O religioso foi nomeado administrador apostólico da prelazia de São Félix do Araguaia em 27 de abril de 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Félix do Araguaia em agosto de 1971.

Ele, que é espanhol, chegou ao Brasil com 40 anos e só então começou a construir uma história em defesa dos mais necessitado após se firmar na região de São Félix.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Crítico | Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020, 21h04
    1
    4

    Vaso ruim não QUEBRA kkkk

  • Critico | Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020, 20h55
    1
    2

    Vai tarde

Câmara chama secretária para vaga

chico 2000 curtinha   Após a destituição de Ralf Leite (MDB) da vaga de Chico 2000 (foto), licenciado, por força de decisão judicial, a Câmara de Cuiabá convocou a primeira suplente Luciana Zamproni (MDB) para assumir mandato temporário no Legislativo, menos de 30 dias. Ela atua como...

PTB perdeu uns, mas ganhou outros

emanuelzinho 400   Em Várzea Grande, enquanto alguns militantes do PTB, puxados pelo secretário jaymista Silvio Fidelis foram para os braços do candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB), que tem Hazama (DEM) de vice, militantes de outras legendas decidiram abraçar a candidatura do petebista Emanuelzinho (foto). São...

PT de Cuiabá passivo; ROO, autêntico

kleber amorim 400 curtinha   O PT de Rondonópolis se organizou melhor, mobilizou a militância, se tornando mais autêntico do que o núcleo petista de Cuiabá. Para se ter ideia, o partido, numa posição de coragem e levando preocupação ao prefeito Zé do Pátio, que tinha...

DEM é "suprapartidário" em Cuiabá

wilson santos, 400 curtinha   Para uns, o DEM de Cuiabá se tornou "suprapartidário". Para outros, um partido de aluguel. Além de não ter cabeça de chapa para prefeito, o partido do governador Mauro e dos irmãos Júlio e Jayme Campos enfrenta uma situação inusitada de concorrentes...

Diretório do Podemos-VG dissolvido

mara podemos curtinha 400   A direção estadual do Podemos, sob o deputado José Medeiros, destituiu o diretório municipal de Várzea Grande e anulou o encaminhamento para apoio a Kalil Baracat a prefeito. Agora sob comando provisório da professora Wilcimara Carnelós, a Mara (foto), que está na...

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.