Cidades

Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2019, 11h:50 | Atualizado: 30/10/2019, 18h:50

BRASIL-BOLÍVIA

Bolivianos contra Evo fecham fronteira e mato-grossenses não conseguem passar

brasil-bolívia fronteira bolívia

Fonteira entre Brasil e Bolívia em Cáceres está interditada, assim como em Porto Espiridião

Manifestantes bolivianos, contrários a Evo Morales, reeleito presidente na sexta (25), fecharam a fronteira seca com o Brasil, em Mato Grosso, impedindo o ir e vir.

Opositores de Morales acreditam que houve fraude na eleição. Apoiadores também reagiram, em apoio ao presidente. A Bolívia "explodiu" em protestos.

Brasileiros, entre eles mato-grossenses, "presos" no país vizinho, estão preocupados. Informam que há pouca comida e que o preço dos alimentos aumentou muito. 

O apurou que estudantes que cursam Medicina em faculdades bolivianas não estão conseguindo voltar para casa, porque, com a interdição da fronteira, os ônibus suspenderam as viagens.

Em nota, alunos da Universidade Cristiana de Bolívia (UCEBOL), em Santa Cruz de La Sierra, pediram o "encerramento do semestre acadêmico, sem prejuízo aos alunos brasileiros, uma vez que já foi cumprido mais de 80 % do referido calendário". Se o pedido for atendido, poderão retornar, mas, por enquanto, somente de avião.

“Com esta medida, a universidade nos possibilitará tomarmos providencias para sairmos do país, uma vez que nos sentimos inseguros, com falta de suprimentos básicos e aumento exorbitante dos preços dos mesmos, bancos fechados impedindo remessas, sem meios de transportes, nos deixando ilhados em nossas casas. Há que se dizer, ainda, que não temos condições psicológicas para continuarmos no país enquanto não se solucionar a atual situação política”, diz trecho do documento assinado por estudantes.

Os bolivianos, que são oposição a Evo Morales denunciam que houve fraude no processo de contagem de votos. Segundo o jornal El País, as suspeitas começaram na noite do dia 20 deste mês, quando a contagem de um dos sistemas (a Bolívia possui dois) indicou que haveria segundo turno entre Evo e o principal adversário dele, Carlos Mesa.

De acordo com o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), o bloqueio começou na última sexta (25). “Um dos pontos (fechados) é no final da BR-070, que dá acesso à cidade boliviana de São Matias, principal rota de ônibus dentro do país vizinho com o Brasil através de Cáceres”, informa o Gefron. Outro ponto de bloqueio ocorre na cidade de Las Petas, que faz divisa com Porto Espiridião.

Os manifestantes estão impedindo o acesso de carros e de transporte coletivo. Só permitem acesso de ambulância e veículos que estiverem prestando socorro. Por isso, o Gefron alerta os motoristas brasileiros, que querem entrar na Bolívia, que o acesso está bloqueado. Nas estradas vicinais, fora dos postos, o acesso ainda é liberado.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.