Cidades

Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2019, 11h:50 | Atualizado: 30/10/2019, 18h:50

BRASIL-BOLÍVIA

Bolivianos contra Evo fecham fronteira e mato-grossenses não conseguem passar

brasil-bolívia fronteira bolívia

Fonteira entre Brasil e Bolívia em Cáceres está interditada, assim como em Porto Espiridião

Manifestantes bolivianos, contrários a Evo Morales, reeleito presidente na sexta (25), fecharam a fronteira seca com o Brasil, em Mato Grosso, impedindo o ir e vir.

Opositores de Morales acreditam que houve fraude na eleição. Apoiadores também reagiram, em apoio ao presidente. A Bolívia "explodiu" em protestos.

Brasileiros, entre eles mato-grossenses, "presos" no país vizinho, estão preocupados. Informam que há pouca comida e que o preço dos alimentos aumentou muito. 

O apurou que estudantes que cursam Medicina em faculdades bolivianas não estão conseguindo voltar para casa, porque, com a interdição da fronteira, os ônibus suspenderam as viagens.

Em nota, alunos da Universidade Cristiana de Bolívia (UCEBOL), em Santa Cruz de La Sierra, pediram o "encerramento do semestre acadêmico, sem prejuízo aos alunos brasileiros, uma vez que já foi cumprido mais de 80 % do referido calendário". Se o pedido for atendido, poderão retornar, mas, por enquanto, somente de avião.

“Com esta medida, a universidade nos possibilitará tomarmos providencias para sairmos do país, uma vez que nos sentimos inseguros, com falta de suprimentos básicos e aumento exorbitante dos preços dos mesmos, bancos fechados impedindo remessas, sem meios de transportes, nos deixando ilhados em nossas casas. Há que se dizer, ainda, que não temos condições psicológicas para continuarmos no país enquanto não se solucionar a atual situação política”, diz trecho do documento assinado por estudantes.

Os bolivianos, que são oposição a Evo Morales denunciam que houve fraude no processo de contagem de votos. Segundo o jornal El País, as suspeitas começaram na noite do dia 20 deste mês, quando a contagem de um dos sistemas (a Bolívia possui dois) indicou que haveria segundo turno entre Evo e o principal adversário dele, Carlos Mesa.

De acordo com o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), o bloqueio começou na última sexta (25). “Um dos pontos (fechados) é no final da BR-070, que dá acesso à cidade boliviana de São Matias, principal rota de ônibus dentro do país vizinho com o Brasil através de Cáceres”, informa o Gefron. Outro ponto de bloqueio ocorre na cidade de Las Petas, que faz divisa com Porto Espiridião.

Os manifestantes estão impedindo o acesso de carros e de transporte coletivo. Só permitem acesso de ambulância e veículos que estiverem prestando socorro. Por isso, o Gefron alerta os motoristas brasileiros, que querem entrar na Bolívia, que o acesso está bloqueado. Nas estradas vicinais, fora dos postos, o acesso ainda é liberado.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

Antes, durante e depois de Bolsonaro

wilson kero-kero 400 curtinha   O vereador pela Capital, Wilson Kero-Kero (foto), que era do SD e se filiou ao PSL em 2015, muito antes da chegada do hoje presidente Bolsonaro, vai aproveitar a janela de março e pular para o Podemos. Isso não quer dizer que ele deixará de defender o governo do capitão. Assegura que...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.