Cidades

Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 07h:49 | Atualizado: 28/09/2020, 14h:51

TEMPO

Calor "explode" e previsão para Cuiabá é de 44 graus em semana muito quente

Reprodução

Calor Cuiab�

Serviços de meteorologia prevêem uma semana de "explosão" de calor no país. Em Cuiabá, a temperatura chega a 44 graus na quinta e sexta, 1 e 2 de outubro, de acordo com o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). Na sexta, a mínima é de 26 graus. Não há previsão de chuva.

Na análise do ClimaTempo, consta que a Umidade Relativa do Ar ficará em torno de 9 a 11%, muito abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde como saudável. A recomendação é usar umidificador, toalha molhada ou baldes de água nos ambientes. Ingestão de 2 litros de água por dia.

Boa parte de Mato Grosso está marcada no aviso meteorológico do Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de onda de calor e baixa umidade.  O aviso vale de 25 de setembro a 4 de outubro.

O Inmet prevê máxima de 41 graus para hoje (28) na Capital e mínima de 28. Antevê chuva à tarde e noite, mas provavelmente sem precipitação. Isso ocorre quando chove mas a água evapora antes de tocar o solo. Para 1 e 2 de outubro, de acordo com o Inmet os termômetros vão marcar 44 graus.

No país

Segundo a MetSul, que é uma empresa de meteorologia, a onda de calor derrubará recordes históricos de temperatura essa semana e há risco de intensificação nas queimadas que atingem florestas e matas.

“Há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões. O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália”, diz a empresa.

"Uma grande massa de ar seco e quente cobre o Brasil Central por várias semanas com máximas extremamente elevadas e que chegaram a trazer a maior máxima em Cuiabá desde o início das medições em 1911 com quase 43ºC. Trata-se de uma gigante bolha de ar quente, uma cúpula de calor ou “heat dome” em Inglês, em que uma área de alta pressão em altitude gera movimentos de subsidência (descendente) na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco. A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação e cria-se um mecanismo de feedback em que o tempo seco agrava o calor e o calor agrava o tempo seco, gerando ainda maior evapotranspiração."

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • LUIS | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 19h56
    9
    0

    É triste ver o quanto em a temperatura e umidade local mudaram em menos de 40 anos; imagina isso por mais 20, 30 anos de exploração do solo amazônico e do cerrado; imaginem como ficarão nossas cidades do centro oeste- em específico as com clima mais quente; de que adianta o estado ser o maior produtor de grãos (que não comemos, diga-se), o maior exportador de grãos, e a população não ter qualidade de vida? Só os barões que vão tirar até o último resquício de cerrado para transformar em dólar e quando querem, eles, vão curtir férias longe daqui. Alimentamos o mundo, mas nossa casa está cada vez mais inabitável.

  • Juca | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 16h31
    7
    8

    TEMOS QUE BOICOTAR O AGRO, só assim salvaremos a AMAZONIA E O PANTANAL. Vamos DEIXAR DE COMER CARNE, DE FAZER AQUELE CHURRASCO no final de semana com carvão vegetal, vamos PARAR DE BEBER CERVEJA pois tudo isso tem insumos do agronegocio, esses barões malvadões que destroem a natureza. É tão simples acabar com o agro, começamos boicotando a cervejinha, o churrasco e os barões do agro quebram, entram em falência pois não tem pra quem vender, as fazendas são abandonadas e assim a natureza vence. Vamos ter EXEMPLO DA CHINA, se eles sobrevivem comendo insetos, porque a gente não faz o mesmo, boicotemos os produtos do agro e vamos aderir a comer insetos. É MAIS SAUDAVEL, SEM AGROTOXICOS E SUSTENTÁVEL.

  • Felipe Matos | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 14h39
    10
    6

    O desmatamento que o Agro faz para plantar soja, está acabando com as chuvas. O Agro transformará Cuiabá em um deserto inabitável.

  • Dra Alice Albuquerque | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 13h59
    9
    8

    E o boçal do ministro diz que crise ambiental é mentira. Lógico esses coxinhas vivem em bolhas fazendo quarentena goumet e no ar condicionado. Ou derrubamos Bozonaro ou ele destrói o BRASIL.

  • elias | Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, 13h26
    14
    5

    Continuem desmatando, logo seremos queimados vivos

Rejeição a Abílio sobe e cai a de EP

abilio junior 400 curtinha   Nos últimos 15 dias, o candidato a prefeito da Capital, Abílio Júnior (foto), do Podemos, viu a rejeição aumentar 12 pontos percentuais, quase um por dia, saindo de 19% para 31%, de acordo com a nova rodada da pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta pela TV Centro América....

Fávaro deixa governador em saia-justa

carlos favaro 400 curtinha   O senador interino do PSD, Carlos Fávaro (foto), que busca a reeleição, deixou o governador Mauro Mendes (DEM) em uma saia-justa em Barra do Garças. Mendes, que já declarou apoio no horário eleitoral ao candidato à sucessão municipal Wellington Marcos, do mesmo...

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...