Cidades

Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 12h:00 | Atualizado: 15/01/2020, 16h:48

TEMPO

Calor "infernal" em Cuiabá vai até final do verão; chuva castiga mais o interior fotos

Rogério Florentino

Calor

 

Cuiabanos têm sofrido com o calor intenso e um sol " de rachar", mas as temperaturas estão dentro da normalidade para o verão do mês de janeiro, se comparadas às dos anos anteriores.  A informação é da chefe da Seção de Observação e Meteorologia Aplicada do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Mato Grosso, da Dalvete da Cruz Coelho, após consultar dados das estações e meteorologistas de Brasília.

Segundo Dalvete, a quentura, marca registrada de Cuiabá, deve durar, intensamente, até a chegada do outono, em março, e inverno, junho, com a chegada das primeiras massas de ar frio.

Na Capital, a máxima prevista para hoje (15) é de 36 graus, com possibilidade de chuvas intensas em Cuiabá e outros 130 municípios do interior, ou seja, praticamente todo o Mato Grosso. O alerta começa a valer para 12h21 com precipitação de 50 mm ao dia e ventos intensos de 60km/h.

Nesta quinta (16), o sol pode se esconder. A previsão é de muitas nuvens durante a manhã e a tarde e noite encoberta, com temperaturas que vão variar de 26º a 34º. Não há informes sobre chuva. Na sexta (17) e sábado (18), a previsão também é de períodos nublados e com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

A máxima não passa de 32 graus para esta sexta, de 34 graus para sábado. No domingo (19), o dia será encoberto com pancadas de chuva, e máximas de 34 graus.

Chuva isola comunidades

Chuvas têm causados transtornos em Nova Bandeirantes (a 997km de Cuiabá). Nas redes sociais, moradores têm publicado fotos de estradas alagadas ou tomadas pela lama. Comunidades estão isoladas. Os maiores problemas, segundo uma das postagens, é onde a Prefeitura do município fez obras.

Outro morador da cidade chegou a gravar um vídeo, publicado nesta noite (14), cruzando um dos pontos alagados. O trecho também passou por intervenções da Prefeitura de Nova Bandeirantes, que aterrou as pontes. O serviço prejudicou o escoamento da água, que se juntou por conta das chuvas. "É água demais. Entrei e deu quase 1 metro", disse.

Ainda no vídeo, o morador aponta um carro abandonado por um motorista do outro lado do ponto alagado, que não teve coragem de cruzá-la. Em outro vídeo, publicado neste domingo (12), mostra uma ponte de madeira quase tomada pela água. Em ambas a postagens, critica o pagamento de impostos e a falta de contrapartida da Prefeitura.

A reportagem do entrou em contato com a Prefeitura e com o prefeito Valdir Pereira (PSB), mas não obtivemos retorno nas ligações. O espaço segue aberto para manifestação.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Gladston | Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020, 18h37
    0
    1

    Allan Pereira, essa previsão "só fala a verdade", igual o lula, não choveu e nem ventou em Cuiabá hoje, pelo menos até agora as 18:30 hs.

Deputado bolsonarista critica prefeito

claudinei deputado curtinha 400   O deputado Claudinei Lopes (foto), morador em Rondonópolis, ficou na bronca com o discurso populista do prefeito Zé do Pátio, para quem o povo nordestino votou em massa no PT e que não tem conseguido construir mais casas populares porque, diferente dos governos petistas, o presidente...

Sem Senado e tudo pela Mesa da AL

max russi curtinha 400   Presidente regional do PSB-MT, o deputado Max Russi (foto) tem participado das discussões para definição de candidaturas ao Senado, na suplementar de abril, mas não mais como pré-candidato. Seu desafio é outro. A prioridade é a busca da reeleição como...

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

Carta de Abicalil cita traição de Lúdio

carlos abicalil 400 curtinha   Carlos Abicalil (foto), ex-federal e hoje assessor do deputado Valdir Barranco, demonstra até hoje estar "atravessado" com Lúdio Cabral por causa da traição política de 2010. Na época, mesmo o PT o tendo lançado ao Senado, Lúdio, ex-vereador por Cuiabá e...

Júlio apoiou Bolsonaro pra varrer o PT

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), pré-candidato a senador pelo DEM, diz que em 2018 não só votou em Bolsonaro, como participou de carreata e vestiu camisa com as cores verde e amarela em apoio à candidatura do capitão. Lembra que estava convicto naquele momento de que era preciso varrer o PT...

Já com apoio de mais de 50 prefeitos

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) não para nas articulações políticas. E, se apoio elevado de prefeitos vier a ser decisivo, ele será eleito senador na suplementar de 26 de abril. Dos 141 gestores municipais do Estado, mais de 50 já anunciaram que estarão no palanque do...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.