Cidades

Domingo, 09 de Junho de 2019, 08h:10 | Atualizado: 10/06/2019, 07h:45

ORGULHO LGBTI

Caminhoneira trans de Mato Grosso se torna garota-propaganda da Shell - vídeo

Reprodução

Afrodite caminhoneira trans 1

Afrodite Araújo, que já trabalhou como eletrecista e serviu ao Exército, hoje é caminhoneira

Afrodite Almeida Araújo, 70 anos, tornou-se estrela de uma campanha a favor da diversidade feita pela Shell. Ela protagoniza um dos episódios da série “De Causo em Causo”, que conta as histórias de caminhoneiros do Brasil. Na produção audiovisual, a moradora de Cuiabá detalha as experiências que passou ao longo da vida e aborda o fato de ter descoberto que é uma pessoa transgênero.

“Não sou caminhoneiro que virou caminhoneira. Sou uma caminhoneira que estava presa no corpo de um homem. Venci muitos preconceitos e hoje sou feliz”, afirma Afrodite, em um vestido rosa, dentro do caminhão.

Ela declara que, apesar de ter nascido no gênero masculino, sempre sentiu que havia algo errado consigo. Desde a infância, se considerava uma garota e perguntava com frequência à mãe sobre o motivo de não ter seios.

Ao longo da vida, ela já trabalhou como eletricista e foi soldado do Exército Brasileiro. Nas últimas décadas, tornou-se caminhoneira e conciliou a ocupação com outras funções, como a de pastor de uma igreja evangélica de Cuiabá. Afrodite nasceu em Jacarezinho (PR) e mora na capital mato-grossense há mais de três décadas.

Na produção da Shell, a caminhoneira mostra o documento de identidade, ainda com informações masculinas, e ressalta: “O Heraldo morreu e nasceu Afrodite”.

Desde que passou a pedir para ser chamada de Afrodite, em homenagem à deusa grega da beleza, ela nunca mais usou roupas masculinas. A partir de então, utiliza somente vestimentas consideradas femininas, que antes usava apenas dentro da própria casa, longe dos olhares desconhecidos.

Afrodite já foi casada com duas mulheres. Do primeiro relacionamento, nasceu a única filha, a publicitária Tatiana Gonçalves, que hoje mora em Curitiba (PR). Na propaganda da Shell, elas conversam ao telefone e a caminhoneira diz que sente saudades de Tatiana. “Quando fui pai, me senti realizada, porque me identifiquei muito com a minha filha”, conta. As duas têm um boa relação e Tatiana apoia a nova fase do pai.

A caminhoneira nunca passou por nenhuma intervenção cirúrgica. Para o futuro, ela sonha em colocar silicone e fazer procedimento de redesignação sexual – popularmente conhecida como mudança de sexo. Ela faz tratamento hormonal e planeja alterar o nome em todos os documentos.

Abaixo, veja a propaganda da Shell com Afrodite:

Repercussão

Afrodite tornou-se conhecida nacionalmente em janeiro de 2018, quando teve a história de vida contada em uma reportagem da BBC News Brasil. Neste ano, após a produção para a Shell, foi entrevistada pela Folha de São Paulo.

Nas entrevistas, a caminhoneira relatou que vivenciou diversas situações discriminatórias desde que assumiu publicamente o fato de ser transgênero.  O preconceito, segundo ela, foi enfrentado até mesmo entre familiares. “Falaram que eu estava ficando maluca. Foram me isolando e até me proibiram de atender clientes", afirmou, em entrevista à BBC News Brasil, ao comentar sobre a relação com os irmãos.

 Vídeo da Shell

O vídeo de Afrodite foi publicado nas redes sociais da Shell nesta semana, em homenagem ao mês da diversidade – como é considerado junho. No Facebook, o "amei" foi a reação mais popular. Diversos internautas elogiaram a produção.

“Parabéns por essa iniciativa muito linda, Shell. Fico muito feliz quando vejo pessoas sendo o que querem ser e de uma forma que não deixa o preconceito abalar”, escreveu um rapaz. “Que história sensacional! Parabéns à equipe de marketing, isso mostra o zero preconceito e viva a diversidade”, disse outro.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Ana | Segunda-Feira, 10 de Junho de 2019, 17h31
    1
    1

    Pablo Vitar ficou com inveja, mas o problema é dele, né...

  • andre | Domingo, 09 de Junho de 2019, 11h17
    1
    7

    Eleitor do BÓRSA

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.