Cidades

Segunda-Feira, 28 de Maio de 2018, 09h:58 | Atualizado: 28/05/2018, 10h:33

Caminhoneiros dizem que protesto não é só pelo diesel e mantêm greve em MT

O movimento dos caminhoneiros não está satisfeito com a proposta do governo federal e promete manter a greve. “O decreto fala de diesel, mas a pauta, desde o início, reivindica a redução dos combustíveis, de forma mais ampla. E o gás de cozinha, o álcool, a gasolina, o querosene?” indaga Flávio Muller, advogado, produtor rural e dono de caminhões, em entrevista ao .

Na manhã desta segunda (28), a reportagem conversou com manifestantes que participam do bloqueio no Distrito Industrial, em Cuiabá.

 

Galeria: Greve Caminhoneiros 28_05

 

Na visão do produtor, a luta dos caminhoneiros acabou sendo abraçada pela sociedade e ceder à proposta feita neste domingo (27) seria como trair a população. Nesta linha, pontua que a pauta corporativa foi atendida, mas como o movimento não é só de sindicalizados, a mobilização permanece.

Flávio conta que há três meses não coloca seus caminhões para rodar porque tem tido prejuízo. Enquanto advogado, ele presta assessoria voluntária aos caminhoneiros e informa que, ao contatar os grevistas de Sorriso, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis e Cuiabá, o posicionamento é uníssono: Não é só pelo diesel, a greve será mantida.

Um dos primeiros caminhoneiros a estacionar no Distrito Industrial, Carlos Alberto defende que não se trata de bloqueios, mas sim de “união de caminhoneiros”. Também irredutível diante da proposta do governo, ele diz que reduzir o diesel por 60 dias não irá aliviar em nada a situação, pois, após esse período, tudo voltará a ser como antes. “Jogaram uma isca para nós”.

Cláudia Curte e Leandro Garcia têm uma barraca de frutas no Mercado do Porto, mas o movimento de clientes está bem fraco nos últimos dias. Eles foram até o ponto de manifestação nesta manhã prestar solidariedade. Levaram água aos caminhoneiros.

Pontos de paralisação

Mato Grosso ainda mantém manifestos em 30 trechos nas rodovias federais e estaduais. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que não disse o local de cada um. O protesto que teve início na segunda (21) entra em seu 8º dia.

Proposta

Ontem, o presidente da República Michel Temer anunciou seis medidas em resposta às reivindicações dos caminhoneiros, entre elas estão a redução de R$ 0,46 no preço do litro do diesel; a garantia de congelamento do preço do diesel por 60 dias; o estabelecimento de uma tabela mínima de frete, conforme previsto no PL 121; a garantia de que não haverá reoneração de folha de pagamento no setor; e reserva de 30% do transporte da carga da Conab para motoristas autônomos.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • joao | Segunda-Feira, 28 de Maio de 2018, 10h51
    3
    5

    Os caminhoneiros tem que continuar até que seja resolvido, o presidente da república está caminhando na fio da navalha. Está preste a cair, vamos segurar com apoio da população. Vamos segurar a greve até que caia o irresponsável.

  • Bertold | Segunda-Feira, 28 de Maio de 2018, 10h30
    8
    0

    É preciso que se tenha em conta que, apesar de estar apoiando o movimento, a população está pagando um preço alto por isso. Até quando isso pode ser suportado? É preciso que se tenha bom senso nas decisões!

Matéria(s) relacionada(s):

Meta nº 1 é equilibrar as contas de MT

mauro_curtinha   Em visita à sede do Rdnews nesta sexta, o governador Mauro Mendes (DEM) foi sabatinado por mais de uma hora pelos jornalistas do portal e da tv web RDTV e também pelos internautas, que fizeram perguntas e questionamentos, via Facebook. Mauro falou sobre assuntos diversos, como a crise econômica,...

Provando competência na direção AL

janaina riva curtinha   Na 1ª semana como presidente da Assembleia, a jovem deputada Janaína Riva, de 30 anos, tem surpreendido colegas parlamentares, secretários de diferentes setores da Casa, assim como servidores, pelo foco em gestão, empenho e dedicação para resolver problemáticas administrativas....

Imagem vazada de jogo não é oficial

A organização SpriMT Marketing Esportivo, juntamente com Perk Soluções Criativas, esclarece que o banner, que circula, não foi feito pela empresa – que tomou conhecimento sobre a existência dele após a publicação na coluna Curtinhas. Revela ainda que a imagem, sem a informação de que seria um clássico Master, foi vazada durante o envio para orçamentos gráficos. As publicidades oficiais...

Fla X Timão e propaganda enganosa

Quem vê um dos banners de publicidade sobre o clássico entre Flamento e Corinthians logo se empolga. A tendência é que haja uma correria por ingressos. Mas, a organização, de propósito, está ocultando uma informação importante. Na verdade, os times principais não vão se enfrentar. Haverá um jogo comemorativo entre os jogadores da equipe master (veteranos) - evento conhecido como “Encontro das...

Pregão é suspenso em Campo Verde

fabio 190 campo verde prefeito   Em Campo Verde, o prefeito Fábio Schroeter (foto) terá de suspender de imediato um pregão presencial programado para esta quinta, por causa de irregularidades. Buscava-se contratar, por R$ 327,9 mil, uma empresa para prestar serviço, junto à secretaria municipal de...

Após chuvas, prefeito pede socorro

moises_curtinha_juscimeira   As fortes chuvas de janeiro, agravadas pelas que castigaram Juscimeira no início deste mês, levaram o prefeito Moisés dos Santos a decretar situação de emergência nas 8 áreas afetadas (assentamentos, povoados e nos distritos de Irenópolis e Fátima de...

MAIS LIDAS