Cidades

Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2014, 17h:16 | Atualizado: 23/01/2014, 17h:31

Campo Verde debate concessão

Cidade quer o perímetro urbano vá até o entroncamento da BR-070

Representantes políticos, empresariais e produtores de Campo Verde sugeriram, durante a audiência para apresentação de estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira, social e operacional da concessão da MT-251, que fosse incluído no escopo que o perímetro urbano da cidade vá até o entroncamento da BR-070.

O secretário-adjunto de Pavimentação Urbana José Márcio Guedes prometeu levar as sugestões para o governador Silval Barbosa (PMDB). Com o final da apresentação dos estudos de viabilidade, a Setpu irá desenvolver e analisar nos próximos 30 dias o relatório geral das audiências com a finalidade de coadjuvar na elaboração do edital de licitação.

Participaram do evento em Campo Verde, o secretário-adjunto de Pavimentação Urbana, o coordenador de Programas Especiais Cezar Ribas, o prefeito da cidade Fábio Schroeter (PTB) e membros sociedade Civil Organizada.

Outro ponto abordado em Campo Verde foi com relação às obras infraestruturais dos 148 quilômetros que devem ser concedidos à iniciativa privada. Eles são divididos em três subtrechos que receberão quatro praças de pedágio.

Foram apontados dois cenários dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O primeiro contempla a duplicação de 42,50 km; a construção de 13,15 km de vias marginais; a implantação de 27 acessos locais e dois trevos em desnível. O segundo inclui a construção de 42,50 km de terceiras faixas, nos moldes de multivias, em trechos ascendentes; 5,50 km de faixa adicional; 5,90 km de vias marginais; implantação de oito acessos locais e dois trevos em nível. As melhorias físicas dentro do parque dependem da anuência do Ibama diante do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).

Nos dois cenários estão previstos obras de implantação de retorno operacional, de quatro passarelas, de seis passagens de animais e cercas de proteção, alargamento de seis pontes, readequação de 173 km de acostamento e três acessos locais e a correção geométrica do Portão do Inferno. 

Também foi apresentado no evento o cronograma físico-financeiro dos dois cenários. O primeiro panorama teve a projeção financeira ao longo dos 35 anos de concessão orçada em aproximadamente R$ 660 milhões, sendo cerca de R$ 488 milhões aportados pela concessionária e R$ 172 milhões pelo Governo. O segundo prevê um aporte financeiro de R$ 534 milhões, sendo o Estado responsável por 14% do montante que representa R$ 77 milhões. (Com assessoria)

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