Cidades

Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 11h:08 | Atualizado: 24/11/2020, 11h:33

Debate

Candidato de oposição cita projetos e promete descentralizar gestão do IFMT

O candidato de oposição, Deiver Teixeira, critica a atual gestão do IFMT sob o reitor Willian de Paula, que apoia Julio Santos. “É muito boa em discurso, mas muito ruim na prática”, disse durante debate oficial do instituto, quando apresentou seus projetos.  

Para melhorar a administração, promete transformar e descentralizar a gestão da reitoria sobre os campi. As propostas fazem parte de um plano elaborado de forma coletiva através do Movimento IF Mais. “Nós construímos um projeto que veio das bases, da realidade de quem está no campus e muitas vezes não consegue encaminhar as suas demandas de forma ágil e satisfatória junto à reitoria, comprometendo o seu trabalho e prejudicando quem é o mais importante nesse sistema: o aluno”, destaca o candidato. Para ele, isso ficou claro no debate que durou mais de três horas.

Reprodução

Deiver_IFMT

Deiver apresentou o eixo de 13 programas principais que pretende implantar no IFMT. Entre as propostas está a criação da TV e da rádio do IFMT a fim de melhorar a comunicação com a sociedade e usar esses instrumentos no processo de educação. O IF Inova pretende aproximar pesquisadores na busca por inovação tecnológica e o IF Galeria quer permitir a produção de obras de artes nos muros dos campi.

Outro projeto apresentado, IF Ribeirinho, pretende levar ensino, pesquisa e extensão às comunidades ribeirinhas. Incialmente, três barcos devem atender a região do Pantanal levando cursos, orientações e pesquisas aos ribeirinhos. “Na nossa gestão essas ações voltadas à comunidade serão permanentes”, comentou.

Já na área administrativa, Deiver promete desburocratizar o processo de compras nos campi, a fim de garantir agilidade para que esses processos não continuem emperrados na reitoria, comprometendo a eficiência do trabalho na ponta.

Também defende a autonomia da instituição e dos servidores públicos, destacando a defesa pelo ensino público, gratuito e de qualidade. Nesta linha, se posicionou contra os programas Future-se e Novos Caminhos, idealizados pelo governo federal e que pretendem tirar a autonomia do instituto e de seus educadores.

Case no campus Bela Vista

Para o professor Deiver, a experiência comprovada na direção-geral do campus Cuiabá-Bela Vista o credencia para ser o próximo reitor do Instituto. Ele citou, por exemplo, que o campus Bela Vista foi a escola pública em Mato Grosso que melhor teve resultados no Enem deste ano.

Outra iniciativa inovadora, segundo ele, é a ação do campus na produção de insumos e exames laboratoriais da Covid-19 que, a partir de parcerias firmadas com a Prefeitura de Cuiabá, o que possibilitou a realização de 5 mil exames para detecção do novo coronavírus e 2,5 mil litros de álcool em gel no momento em que o pico da pandemia era crítico.

“Isso mostra que a nossa gestão foi pautada em muito trabalho e resultado comprovado. É desta forma que vamos administrar a nossa instituição. Vamos mudar a forma de administração e nosso IFMT fazendo com que ele seja muito mais efetivo na vida da comunidade acadêmica e da sociedade”. Em 4 de dezembro será escolhido o novo reitor para o quadriênio 2021-2024. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

Prefeito já teve 2 aliados executados

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de terceiro mandato Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, já teve dois assessores próximos e de extrema confiança assassinados. Em setembro de 2012, João César Domingos, que era muito próximo de Pátio, havia atuado no Instituto de Pesquisa e...

Pascoal entre preferidos para o TCE

pascoal santullo 400   Assim como a Assembleia, que tem vários deputados de olho no cargo vitalício no TCE, o Palácio Paiaguás vai brigar pelo direito à indicação à cadeira de conselheiro, caso seja homologado e autorizado o pedido de aposentadoria já feito por Waldir Teis, que...

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.