Cidades

Domingo, 23 de Fevereiro de 2020, 10h:13 | Atualizado: 23/02/2020, 10h:23

O QUE FUNCIONA?

Confira o que abre e fecha neste feriado prolongado de Carnaval em MT - quadro

Executivo, Legislativo e Judiciário pararam suas atividades administrativas, a partir das 18h, desta sexta (21). O expediente para os três níveis do poder em Mato Grosso só serão retomados pela parte da tarde da próxima Quarta-feira de Cinzas, 26. O mesmo esquema vale para as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.

Serviços tidos como essenciais, como segurança e saúde, continuam a funcionar, especialmente o da segurança para combater as infrações ao trânsito nesse feriadão prolongado.

Rodinei Crescêncio/Arte/Rdnews

abre e fecha Carnaval

Quadro mostra lista dos principais serviços públicos e privados de Cuiabá e região que funcionam e não funcionam, durante feriadão de Carnaval deste ano

Justiça

No Fórum, juízes irão trabalhar em regime de plantão.

Saúde

Em Cuiabá, unidades de pronto-atendimento, como UPAS e policlínicas, irão funcionar no feriado. Samu trabalha normalmente no feriado. Para emergências, basta ligar no 192. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão.

As unidades de saúde que fecharão no período do feriado prolongado de Carnaval e voltarão no horário normal na próxima quarta, após às 13h são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro.

Segurança

Todos os serviços operacionais do Corpo de Bombeiros Militar estarão disponíveis para a população durante o feriado, por meio do telefone 193. Somente os setores administrativos da corporação deixarão de funcionar. A Politec informa que os setores de Criminalidade, Identificação e o Instituto Médico Legal (IML) irão atender normalmente na Capital e interior, seguindo com o atendimento ordinário em plantão.

A Polícia Judiciária Civil segue com atendimento na Central de Flagrantes, do bairro Planalto, e na Central de Flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, que vão centralizar os procedimentos de lavratura de autos de prisão em flagrante, requisições periciais e de Boletins de Ocorrências. Os plantões funcionarão 24 horas, de segunda a domingo, bem como a Central de Ocorrências, da Prainha, para confecção de boletins.

As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá tem equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA) funcionará com regime de plantão para registro de boletim e inserção de dados de veículos em sistemas nacionais. A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) mantém equipe de plantão para atendimento de local de crime e liberação de corpo.

A Delegacia Especializada de Delitos Trânsito (Deletran) trabalha em regime de plantão com equipes para atendimento de acidente de trânsito com vítima e atuará também em blitz e da Lei Seca.

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE) e a Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE) mantêm equipes de sobreaviso para eventuais ocorrências de suas atribuições.

Nas cidades do Interior do Estado, as Delegacias de Polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, de modo que em nenhum momento fique desguarnecido o atendimento à população e aos policiais que venham a encaminhar detidos às respectivas unidades para lavratura de flagrantes.

Denúncias de qualquer natureza de crimes podem ser feitas nos telefones 197 ou 181, na Central da Polícia Civil, no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP).

Boletim de ocorrência on-line

O cidadão poderá obter atendimento online na Delegacia Virtual para registros de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes.

Ganha Tempo e Procon

Todas as unidades do Ganha Tempo, incluindo a unidade do Shopping de Várzea Grande, estarão fechadas. Os órgãos públicos do Executivo seguirão o decreto estadual e os demais órgãos que atendem no local optaram por não funcionar durante esse período. O Procon também só reabre na quarta, às 13h.

Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) explica que, de acordo com as leis do trabalho, em nenhum desses dias festivos é feriado. Por isso, empresários que desejarem abrir as portas poderão funcionar nos seus horários normais e os valores pagos aos trabalhadores não mudam em relação aos demais dias. No entanto, assim como acontece todos os anos, há uma variedade no número de funcionamento das lojas.

Bancos

Em relação ao funcionamento dos bancos, segunda e terça (24 e 25) não haverá expediente. O atendimento será retomado no dia 26 (quarta), a partir das 12h.

Shoppings

Os shoppings de Cuiabá e Várzea Grande abrirão todos os dias, mas com horário especial durante o período carnavalesco. Na segunda (23), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema vão funcionar das 10h às 22h. No dia 24 (terça), as lojas ficam abertas das 14h às 20h e a praça de alimentação, lazer e cinema funcionarão das 11h às 22h.  E na quarta de Cinzas (26), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema começam a funcionar a partir das 12 horas.

Supermercados

As lojas Assaí funcionam em horário normal, das 7h às 22h, exceto na terça de Carnaval e no domingo, quando fecham às 18h. Já as unidades do Extra Hipermercado seguem horário normal de funcionamento, das 7h às 22h, inclusive na terça.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Kero-Kero quer levar Abílio para Pode

wilson kero kero 400 curtinha   Na contagam regressiva do prazo para o troca-troca partidário - vence em 3 de abril para quem pretende ser candidato em outubro deste ano -, o vereador Wilson Kero-Kero (foto), do PSL e um dos opositores à gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá, está fortalecendo o Podemos. E se...

ECSP explica confusão com Marcrean

marcrean 400 curtinha   A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) emitiu nota sobre a suposta “carteirada” do vereador Marcrean Santos (foto) no HMC. Ele foi pivô de confusão e um vídeo viralizou nas redes sociais. Segundo a ECSP, o parlamentar foi até o local pedir informações...

PL quer suspender dívidas das cidades

max russi curtinha 400   Ex-prefeito de Jaciara, o deputado Max Russi (PSB) apresentou projeto que visa suspender os pagamentos das dívidas dos municípios com o Estado, durante o período de calamidade pública que foi decretado pelo governo por causa da pandemia do coronavírus. Max ressalta que MT não deve...

Articulação pra tentar voltar ao Procon

gisela simona 400 curtinha   Com adiamento e ainda sem nova data para a eleição suplementar ao Senado, Gisela Simona (Pros), que se afastou do Executivo para concorrer ao pleito, quer retornar ao cargo de secretária-adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), vinculado à secretaria...

Senadora, ataques e defesa de Galvan

selma arruda 400 curtinha   Selma Arruda, senadora cassada por crimes eleitorais, um deles caixa 2, escreveu artigo entitulado "MP x Aprosoja. Afinal, quem tem razão", especialmente para defender o aliado político Antonio Galvan, presidente da Aprosoja. Ao concordar com plantio de soja dentro de período proibido pela...

Deputado, carona e ainda se gabando

paulo araujo 400 curtinha   Considerado de baixo clero na Assembleia, o deputado Paulo Araújo (foto) agiu de carona e num oportunismo condenável acerca do decreto do governador Mauro Mendes da última quinta, quando resolveu relaxar as medidas restritivas em meio à pandemia do coronavírus e liberou o funcionamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.