Cidades

Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 11h:50 | Atualizado: 09/04/2020, 12h:33

MÉDICO

Conselho mantém suspensão de exercício profissional de ex-candidato que foi BBB

Tarso Nunes

Marcos Harter

Ex-BBB e ex-candidato a deputado federal, o cirurgião plástico Marcos de Oliveira Harter deve permanecer afastado de clínicas e salas cirúrgicas, conforme decisão do médico Ivo Antônio Vieira, conselheiro instrutor do Conselho Regional de Medicina (CRM), que manteve a medida cautelar de suspensão do exercício profissional.

Harter está suspenso de exercer a profissão em Mato Grosso desde 30 de janeiro deste ano. Segundo o Conselho, ele violou regras da profissão ao divulgar, em suas redes sociais, valores para colocação de próteses de silicone. Nos anúncios, o ex-BBB disse que poderia custar até R$ 6.950 mil.

O cirurgião plástico também responde outra ação por aparecer em fotos comendo ao lado de paciente em meio a um procedimento cirúrgico. O que, para Conselho, fere as normas sanitárias e o bom exercício da profissão.

Em decisão, Harter argumenta que a punição cautelar se mostra desarrazoada e desproporcional. Nega que as publicações em seu Instagram tenham cunho mercantilista, mas sim educativo. "Nunca houve intenção do recorrente em mercantilizar o ato médico, mas sim, repita-se, informar e educar pessoas interessadas acerca da adoção desses procedimentos, sendo as publicações de caráter científico, pedagógico e os preços expostos dentros dos valores de mercado", diz.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop (a 500 km de Cuiabá) também entrou na história. A pasta pediu ao CRM que libere o cirurgião para atuar na área de clínica médica por conta da pandemia de coronavírus. Por isso, propôs que Harter seja desinterditado parcialmente para atuar no SUS do município, já que a demanda por profissionais é necessária.

Na decisão, o conselheiro Ivo considerou que as alegações trazidas por Harter precisam ser reconsideradas em plenária do Conselho. Pontua que o cirurgião não apresentou fatos novos que possam reverter o afastamento cautelar. "As atitudes do referido profissional transforma a medicina em mercado por sua conduta inapropriada", avalia.

Ivo também destacou os ataques de Harter ao Conselho Federal de Medicina nas redes sociais, "com vocabulário chulo e impróprio para um profissional médico". Pontua ainda que, mesmo suspenso, ele ainda tem feito publicidade de sua atividade. Aponta também que ele joga pacientes contra o Conselho.

Sobre o pedido da Secretaria de Sinop, Ivo determinou que Harter envie em até 10 dias documentação de vínculo trabalhista com a Prefeitura. Caso seja compravado o interesse público, a decisão da liberação parcial pode ser dada. Caso contrário, a liminar de afastamento das funções permanece até que o plenário decida pelos pedidos do cirurgião.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

Max insiste em ficar na 1ª Secretaria

max russi 400 curtinha   Max Russi (foto) ainda não desistiu de continuar na Primeira-Secretaria na próxima Mesa Diretora, mas, como possui menos apoio do que a emedebista Janaina Riva, deve mesmo ocupar outro posto, o de primeiro-vice-presidente. A eleição, que marcará a reeleição de Botelho na...

Deputados criticam membros da CCJ

elizeu nascimento 400 curtinha   Membros da CCJ da Assembleia, especialmente o presidente e o vice, respectivamente, Dilmar Dal Bosco e Sebastião Rezende, foram bastante criticados pelos colegas em sessão nesta quarta. Deputados como Thiago Silva, Wilson Santos e Elizeu Nascimento (foto) disseram que a Comissão, uma das mais...

Testemunhas pra protelar investigação

camila silva 400 curtinha   Os vereadores poconeanos Camila Silva (foto), do PP, e Ademir Zulli (PTB) usaram de uma estratégia jurídica para protelar, ao máximo, a conclusão dos trabalhos da recém-criada Comissão de Investigação e Processantes (CIP) para apurar denúncia de quebra de...

Luta de Misael e asfalto no Despraiado

misael galvao curtinha 400   O presidente da Câmara da Capital, Misael Galvão (foto), está comemorando uma vitória suada: a retomada das obras de pavimentação em toda extensão das ruas Afonso Pena e Oswaldo Correa, no bairro Despraiado. Ele fez várias indicações para...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.