Cidades

Sexta-Feira, 27 de Julho de 2018, 14h:05 | Atualizado: 27/07/2018, 14h:34

Cães resgatados sujos e desnutridos já estão saudáveis e prontos para adoção

Cães ritual

 Cães encontrados sujos e abandonados e, após tratamento, já saudáveis e à espera de um lar

Depois de mais de 40 dias, 12 cães resgatados desnutridos e doentes pela Prefeitura de Cuiabá já estão saudáveis e em breve poderão ir para um novo lar. Foram encontrados em estado de abandono, em uma residência da Capital e a suspeita é a de que estariam sendo usados em rituais.

A diretoria do Bem Estar Animal acompanhou todo o processo de resgate dos animais com o auxílio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). Em seguida, a Prefeitura deu continuidade aos trabalhos de recuperação da saúde deles, que foram encaminhados provisoriamente a um abrigo, onde foram submetidos a atendimentos e exames veterinários.

“Recebemos a denúncia pelo telefone da diretoria e ao chegarmos ao local nos deparamos com uma triste situação, com os animais em extremo estado de inanição, desnutridos e com possíveis indícios de ritual, sendo mal tratados e dormindo em um espaço totalmente insalubre”, contou a diretora do Bem Estar Animal, Saula Ouverney.

Nos deparamos com uma triste situação, com os animais em extremo estado de inanição

Saula Ouverney, da ONG Bem Estar Animal

Todos os animais foram diagnosticados com anemia, devido à falta de alimentação, além de apresentarem doenças do carrapato e de pele, como a sarna.

Em outubro do ano passado, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, sancionou a Lei N° 436, com a finalidade de promover bem estar e proteção aos animais domésticos. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, por meio da diretoria, vem estudando a realização de Termos de Cooperação com Ongs, Universidades (que tenham o curso de Medicina Veterinária) e clínicas especializadas, que darão todo o suporte nos atendimentos a animais resgatados.

Outra providência alcançada para a ampliação e melhoria do atendimento foi a aquisição da viatura adequada para o resgate animal.

A adoção

De acordo com a diretora do Bem Estar Animal, os requisitos exigidos para a adoção são amor e comprometimento. Ao obter a tutela de um cão, o adotante deverá ter condições financeiras para arcar com as despesas veterinárias, zelar pela qualidade de vida do animal, proporcionando um local seguro, higienizado, entre outras atribuições básicas.

“O adotante irá preencher um formulário com seus dados pessoais e assinar um termo se comprometendo a cuidar do animalzinho, que a partir deste instante passará a ser de sua responsabilidade”, orientou Saula Ouverney.

Para denúncias de maus tratos de animais e mais informações sobre como adotar um cão, o telefone da diretoria é o (65) 3645-6126. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Prefeitos e dinheiro público com shows

marquinhos do dede curtinha   Algumas prefeitos estão aproveitando datas comemorativas, como o aniversário de seus municípios, para promover farra artística com dinheiro público. Em Paranatinga, por exemplo, o prefeito Marquinhos do Dedé (foto) autorizou gastar R$ 115 mil em dois shows dentro da...

Possível duelo entre Pátio e Sachetti

adilton sachetti curtinha   Em 2008, Adilton Sachetti (foto) era prefeito de Rondonópolis e, com a máquina a seu favor, tentou a reeleição e, mesmo assim, foi derrotado por Zé do Pátio. No próximo ano, 12 anos depois, os dois devem se enfrentar de novo nas urnas. Agora em posições...

Situação de emergência na MT-100

As péssimas condições de trafegabilidade da MT-100, agravadas por ingerências e irresponsabilidade de empreiteiras que fizeram obras pela metade, levaram o governo estadual a decretar situação de emergência no trecho entre Torixoréu e Pontal do Araguaia e sob interferência da Defesa Civil. Com isso, está sendo possível executar obras paliativas sem licitação, uma forma de amenizar o transtorno,...

Após governador, prefeito vai à Bolívia

francis maris curtinha   Duas semanas depois do governador Mauro e dois secretários terem ido à Bolívia tratar da comercialização do gás e do fornecimento de ureia para MT, o prefeito de Cáceres Francis Maris (foto) e sua vice Eliene Liberato vão fazer igual. Ambos ficarão 10 dias em...

Articulação rumo ao Palácio Alencastro

cidinho curtinha   Continua repercutindo nos meios sociais, políticos e empresariais a festa do ano realizada em Cuiabá, na última quarta, pelo ex-senador Cidinho (foto). Para comemorar o cinquentenário e Bodas de Prata com a esposa Marli Becker, ele recebeu mil convidados, desde grandes empresários do PIB...

Câmara, Misael, corte de VI e pepino

misael galvao curtinha   Sobrou para o presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão (foto), o pepino de providenciar o corte de uma fatia generosa da VI dos vereadores por Cuiabá. Isso porque, o Supremo decidiu que os parlamentares poderão receber, a título de reembolso, até 60%  dos...

ENQUETE

Tramita na Câmara Federal o projeto 832/2019, do deputado José Medeiros, requentando uma proposta de 2007 do então deputado Jair Bolsonaro, propondo extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na OAB e, assim, poder exercer a profissão. O que você acha disso?

Concordo - esse Exame tem de acabar

Discordo - bacharel precisa, sim, se submeter ao Exame

Sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.