Cidades

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 18h:21 | Atualizado: 24/04/2019, 09h:06

FALTA ESTRATÉGIA

Governador manda Secretaria da Saúde elaborar plano para reabrir a Santa Casa

Rodinei Crescêncio

Governador Mauro Mendes e ministro da Sa�de Luiz Henrique Mandetta

Governador Mauro Mendes e ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta debateram medida

O governador Mauro Mendes (DEM) determinou, nesta terça (23), que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) elabore uma proposta para a reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

A Santa Casa paralisou todas as atividades em 11 de março. A administração do local alegou que não havia condições de manter os serviços, em razão da crise financeira enfrentada pela instituição, que não vinha recebendo repasses do Poder Público. Os funcionários do local estão sem receber desde novembro passado.

Por meio de comunicado, Mauro afirmou que pediu a elaboração da proposta em razão dos “graves problemas ocasionados à saúde pública” causados pela suspensão dos atendimentos na unidade de saúde.

O democrata ressaltou que a ausência de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em razão do imbróglio na Santa Casa, pode trazer riscos aos pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade.

O chefe do Executivo estadual pontuou que irá auxiliar nas tratativas para reabrir a unidade de saúde porque a administração do hospital filantrópico e a Prefeitura de Cuiabá – responsável pela gestão plena dos serviços de saúde da Capital – não apontaram nenhuma solução para o caso.

De acordo com comunicado do Governo do Estado, Mauro discutiu sobre a situação da Santa Casa com representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e autoridades do setor de saúde, incluindo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).

A proposta do Executivo estadual deverá ser apresentada pelo Governo do Estado até o fim da próxima semana.

Intervenção da Prefeitura

Uma das possibilidades discutidas para solucionar o caos na Santa Casa seria a intervenção do Executivo Municipal na unidade de saúde. Os vereadores da Capital solicitaram que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) adotasse tal medida, Porém, ele não sinalizou, ao menos até o momento, se acolherá o pedido. O prazo encerraria hoje. 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Heleninha | Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019, 08h32
    1
    0

    Alguma coisa tem para não haver intervenção, pois tudo indica que é a melhor solução. Principalmente para apurar porque tanta gente foi prejudicada ao longo da crise que perdurou tanto tempo até o presente afastamento. Afinal de contas, o péssimo atendimento também deve ter prejudicados pacientes e aqueles que procuraram a entidade, e é preciso apontar responsáveis e não ficar por isso mesmo.

Matéria(s) relacionada(s):

Cidinho é o que mais agrega ao Senado

cidinho 400 curtinha   Depois de Blairo Maggi, o nome do empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto) seria hoje o que mais agregaria a classe política e o agronegócio em torno de uma candidatura ao Senado numa eventual eleição suplementar. Conta com simpatia do senador Jayme Campos e do governador Mauro Mendes,...

Prova da lisura de membros do Gaeco

paulo prado 400 curtinha   O resultado da auditoria do TCE-MT sobre a prestação de contas do Gaeco das verbas secretas, entre 2012 e 2017, assegurando a sua legalidade, resgata a credibilidade, lisura e reputação ilibada dos membros que atuaram na época nesse braço investigativo do MPE, como o procurador e...

Posse 2 dias antes do possível retorno

maluf 400 curtinha   Guilherme Maluf (foto), que nem esquentou direito a cadeira de conselheiro, vai tomar posse na presidência do TCE-MT dois dias antes do STJ julgar um recurso que tende a suspender as medidas cautelares e definir pelo retorno ao Pleno dos cinco conselheiros afastados há dois anos. A solenidade acontece no...

Alerta sobre hanseníase nos presídios

alexandre bustamante curtinha 400   Duas secretarias do TCE ingressaram com representação contra duas secretarias de Estado. As de Controle Externo de Educação e Segurança Pública e de Saúde e Meio Ambiente acionaram no próprio Tribunal as pastas de Segurança Pública,...

Reunião pra complô desmoraliza Abílio

abilio 400 curtinha   A considerar as imagens de circuito interno de vídeo do hospital privado São Benedito, exibidas nesta quinta, durante sessão na Câmara de Cuiabá, a situação de Abílio Brunini (foto) se complica mais ainda. Investigado pela Comissão de Ética por reincidentes...

Contra mudar multas do Fundecontas

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro (foto) vetou a inclusão de um dispositivo no artigo 2º da lei de 2005 que criou o Fundo de Reaparelhamento e Modernização do TCE. Essa alteração foi aprovada pela Assembleia na sessão de 29 de outubro e, na prática, iria retirar e dar outro...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.