Cidades

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 18h:21 | Atualizado: 24/04/2019, 09h:06

FALTA ESTRATÉGIA

Governador manda Secretaria da Saúde elaborar plano para reabrir a Santa Casa

Rodinei Crescêncio

Governador Mauro Mendes e ministro da Sa�de Luiz Henrique Mandetta

Governador Mauro Mendes e ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta debateram medida

O governador Mauro Mendes (DEM) determinou, nesta terça (23), que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) elabore uma proposta para a reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

A Santa Casa paralisou todas as atividades em 11 de março. A administração do local alegou que não havia condições de manter os serviços, em razão da crise financeira enfrentada pela instituição, que não vinha recebendo repasses do Poder Público. Os funcionários do local estão sem receber desde novembro passado.

Por meio de comunicado, Mauro afirmou que pediu a elaboração da proposta em razão dos “graves problemas ocasionados à saúde pública” causados pela suspensão dos atendimentos na unidade de saúde.

O democrata ressaltou que a ausência de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em razão do imbróglio na Santa Casa, pode trazer riscos aos pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade.

O chefe do Executivo estadual pontuou que irá auxiliar nas tratativas para reabrir a unidade de saúde porque a administração do hospital filantrópico e a Prefeitura de Cuiabá – responsável pela gestão plena dos serviços de saúde da Capital – não apontaram nenhuma solução para o caso.

De acordo com comunicado do Governo do Estado, Mauro discutiu sobre a situação da Santa Casa com representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e autoridades do setor de saúde, incluindo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).

A proposta do Executivo estadual deverá ser apresentada pelo Governo do Estado até o fim da próxima semana.

Intervenção da Prefeitura

Uma das possibilidades discutidas para solucionar o caos na Santa Casa seria a intervenção do Executivo Municipal na unidade de saúde. Os vereadores da Capital solicitaram que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) adotasse tal medida, Porém, ele não sinalizou, ao menos até o momento, se acolherá o pedido. O prazo encerraria hoje. 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Heleninha | Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019, 08h32
    1
    0

    Alguma coisa tem para não haver intervenção, pois tudo indica que é a melhor solução. Principalmente para apurar porque tanta gente foi prejudicada ao longo da crise que perdurou tanto tempo até o presente afastamento. Afinal de contas, o péssimo atendimento também deve ter prejudicados pacientes e aqueles que procuraram a entidade, e é preciso apontar responsáveis e não ficar por isso mesmo.

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.