Cidades

Segunda-Feira, 06 de Maio de 2019, 16h:09 | Atualizado: 06/05/2019, 19h:58

Garota de 10 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em cidade de MT

Ilustração

dengue

Prefeitura pede a ajuda dos moradores para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti

Uma garota de 10 anos, identificada como J.B.G., morreu com suspeita de dengue hemorrágica (também conhecida como dengue grave), no Hospital Regional de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), na noite do último sábado (4).

A garota morava em Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá). De acordo com a prefeitura, ela deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade às 22h da última sexta (3). A criança apresentava histórico de febre e mialgia – intensas dores musculares.

Diante da situação, a criança passou por exames laboratoriais, que apontaram a suspeita de dengue grave. Outros foram feitos, mas os resultados ainda não foram concluídos. Eles deverão atestar se a jovem havia contraído a doença.

A administração ressalta, entretanto, que, diante da gravidade, ela foi encaminhada para a UTI do Hospital Regional de Rondonópolis, tendo dado entrada às 18h de sábado. "No local, não resistiu e morreu horas depois", diz nota da prefeitura.

Por meio de comunicado, a secretaria municipal de Saúde de Primavera do Leste lamentou a morte da criança e afirmou que a equipe médica do município fez todos os esforços possíveis para cuidar da criança, “desde o momento da entrada até a saída da paciente para a UTI, que depende de regulação estadual”.

O número de casos de dengue notificados em Primavera do Leste subiu nos primeiros quatro meses deste ano, conforme a prefeitura. Em 2019 foram notificados 112 casos, enquanto no ano passado haviam sido 58 – aumento correspondente a 93,1%.

Prefeitura pede colaboração

A secretaria de Saúde do município assegura que agentes comunitários de epidemias trabalham diariamente para encontrar e acabar com focos do mosquito, em residências e espaços públicos. “O Poder Público pede a colaboração maciça dos moradores para não deixar água parada em vasos de plantas, pneus, e outras localidades que possam servir como criadouro do aedes aegypti”.

Em nota, a secretaria estadual de Saúde, informa que foi notificada sobre a morte da garota, por meio da Vigilância Epidemiológica. A pasta afirmou que está acompanhando a apuração do caso.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Diretor define contratos emergenciais

alexandre beloto 400 curtinha diretor hospital   O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Alexandre Beloto Magalhães (foto), tem feito compras emergenciais de materiais hospitalares para surprir demandas, especialmente do São Benedito e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que detém uma...

Bancada garante R$ 10 mi para IFMT

neri 400 curtinha   O deputado Neri Geller (foto), coordenador da bancada federal mato-grossense, anunciou destinação de R$ 10 milhões em emendas para o Instituto Federal de Mato Grosso no orçamento de 2020. Dirigentes do IFMT promoveram duas reuniões para debater projetos para melhorar a estrutura física...

Juca e aval do prefeito a projeto social

juca do guaran� curtinha 400   Juca do Guaraná Filho (foto), do Avante, conseguiu sensibilizar o prefeito Emanuel Pinheiro a apresentar uma mensagem à Câmara isentando do pagamento de IPTU os portadores de câncer e HIV. O  projeto foi apresentado originalmente na Câmara Municipal da...

Supremo enterra pedido contra Maluf

maluf_400   A 1ª Turma do STF enterrou de vez um pedido do advogado Waldir Caldas (Novo), ex-candidato ao Senado, que tentava revogar os atos que conduziram o ex-deputado Guilherme Maluf (foto) a uma cadeira no Tribunal de Contas. Caldas queria, ele próprio, ter a chance de ser indicado ao cargo, que era de prerrogativa da Assembleia. O...

Rosana reassume Sinop na quinta

gilson de oliveira 400 curtinha sinop   Pela segunda vez, o apresentador de TV Gilson de Oliveira (foto), do MDB, comanda temporariamente Sinop, a chamada capital do Nortão. A prefeita e empresária Rosana Martinelli saiu de licença não remunerada por 12 dias para cuidar de assuntos pessoais. Viajou aos Estados Unidos....

Vereador induzindo as pessoas ao erro

diego guimaraes curtinha 400   O vereador oposicionista pela Capital Diego Guimarães (foto), do PP, está induzindo a erro às pessoas. Mesmo o prefeito Emanuel já tenho anunciado que vetará a proposta da Câmara Municipal de aumentar o seu próprio salário, uma forma de criar o efeito cascata e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.