Cidades

Segunda-Feira, 06 de Maio de 2019, 16h:09 | Atualizado: 06/05/2019, 19h:58

Garota de 10 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em cidade de MT

Ilustração

dengue

Prefeitura pede a ajuda dos moradores para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti

Uma garota de 10 anos, identificada como J.B.G., morreu com suspeita de dengue hemorrágica (também conhecida como dengue grave), no Hospital Regional de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), na noite do último sábado (4).

A garota morava em Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá). De acordo com a prefeitura, ela deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade às 22h da última sexta (3). A criança apresentava histórico de febre e mialgia – intensas dores musculares.

Diante da situação, a criança passou por exames laboratoriais, que apontaram a suspeita de dengue grave. Outros foram feitos, mas os resultados ainda não foram concluídos. Eles deverão atestar se a jovem havia contraído a doença.

A administração ressalta, entretanto, que, diante da gravidade, ela foi encaminhada para a UTI do Hospital Regional de Rondonópolis, tendo dado entrada às 18h de sábado. "No local, não resistiu e morreu horas depois", diz nota da prefeitura.

Por meio de comunicado, a secretaria municipal de Saúde de Primavera do Leste lamentou a morte da criança e afirmou que a equipe médica do município fez todos os esforços possíveis para cuidar da criança, “desde o momento da entrada até a saída da paciente para a UTI, que depende de regulação estadual”.

O número de casos de dengue notificados em Primavera do Leste subiu nos primeiros quatro meses deste ano, conforme a prefeitura. Em 2019 foram notificados 112 casos, enquanto no ano passado haviam sido 58 – aumento correspondente a 93,1%.

Prefeitura pede colaboração

A secretaria de Saúde do município assegura que agentes comunitários de epidemias trabalham diariamente para encontrar e acabar com focos do mosquito, em residências e espaços públicos. “O Poder Público pede a colaboração maciça dos moradores para não deixar água parada em vasos de plantas, pneus, e outras localidades que possam servir como criadouro do aedes aegypti”.

Em nota, a secretaria estadual de Saúde, informa que foi notificada sobre a morte da garota, por meio da Vigilância Epidemiológica. A pasta afirmou que está acompanhando a apuração do caso.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Recado do governador e a carapuça

junior fecomercio curtinha   Em comunicado oficial, o governador Mauro Mendes manda recado a alguns empresários, quando destaca que incentivos fiscais foram concedidos no passado a determinados setores de forma irregular, em troca de propina, confessada, inclusive, em delação premiada. O recado tem endereço certo:...

Elogios ao prefeito e à primeira-dama

julio campos curtinha   O ex-governador, ex-senador, ex-deputado e ex-prefeito várzea-grandense Júlio Campos (foto), um dos líderes do DEM, partido do governador Mauro, disse nesta quarta, em visita à sede do Rdnews, que é preciso reconhecer que o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro está fazendo uma...

Oposição tenta vencer pelo cansaço

L�dio Cabral curtinha   A oposição formada pelos deputados Lúdio Cabral (foto), Valdir Barranco - ambos do PT - e Wilson Santos (PT), que decidiu obstruir a pauta da Assembleia enquanto o Executivo não apresentar uma prosposta aos trabalhadores da educação, tentam vencer o presidente...

Boicote à audiência sobre Fethab Milho

Conduzida pelo deputado Ulysses Moraes, a audiência pública na Assembleia para debater a questão do Fethab Milho e a possibilidade de exclui-lo da taxação não aconteceu conforme o planejado por causa de boicote dentro da própria AL. A TV Assembleia, que costuma transmitir ao vivo esse tipo de debate, não o fez. Alegou que uma peça de transmissão estragou. De última hora, mudaram a sessão de local, de um...

UFMT e incompetência administrativa

myrian ufmt curtinha   A considerar as explicações do ministro da Educação Abraham Weintraub sobre corte de energia elétrica da UFMT, a reitora Myrian Serra demonstrou incompetência administrativa em todo processo. São seis faturas em atraso, quatro do exercício de 2018 e duas deste ano. A...

Judiciário destina R$ 3 mi para Bope

carlos alberto 190 curtinha tj   O Poder Judiciário, sob Carlos Alberto (foto), autorizou a remessa de R$ 3,1 milhões para a secretaria de Segurança. Os recursos, arrecadados em ações da 7ª Vara Criminal, vão ser usados na compra fuzis, rifles de alta precisão, submetralhadoras, coletes...

ENQUETE

Profissionais da Educação estão em greve há mais de um mês. O que você acha disso?

estão corretos. Devem continuar

discordo. Deveriam voltar às aulas

pra mim, não faz diferença

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.