Cidades

Sexta-Feira, 17 de Maio de 2019, 13h:01 | Atualizado: 18/05/2019, 09h:19

Raoni ganha apoio de Macron para cercar o Parque do Xingu com muro de bambu

Reprodução

Raoni Macron

Cacique Raoni foi recebido pelo presidente Emmanuel Macron 

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu o líder indígena do Xingu Raoni Metuktire e assegurou apoio em sua luta para proteger a biodiversidade e os povos da Amazônia que são vítimas de crescente desmatamento. O encontro ocorreu nessa quinta (16), no Palácio do Eliseu, sede do governo da França, em Paris.   

O encontro com Macron  durou cerca de 45 minutos. Raoni estava acompanhado pelos outros líderes do Xingu - Kailu, Tapy Yawalapiti e Bemoro Metuktire. Ao final da reunião, eles levantaram os braços nos degraus do Eliseu.

Na reunião, Raoni disse que busca 1 milhão de euros para financiar muros verdes feitos de bambu para delinear a reserva do Xingu em Mato Grosso. Segundo o líder indígena, a área tem sofrido com a intrusão permanente de traficantes de madeira e de animais, garimpeiros e caçadores.

Já Macron disse que a França é um país amazônico por causa da Guiana e está comprometida com a luta contra o desmatamento e defende os direitos dos povos indígenas. O chefe de Estado francês afirmou que o país considera os índios  como atores-chave na preservação das florestas e da biodiversidade e, por isso, engajados na luta contra as mudanças climáticas.  

Após o encontro, o governo francês anunciou que apoiará o projeto de Raoni. O compromisso, inclusive financeiro, será anunciado posteriormente.

O objetivo da viagem  de Raoni de três semanas pela Europa é lançar um SOS junto à opinião pública e aos líderes políticos para salvar a grande reserva do Xingu, uma enorme área de biodiversidade de cerca de 180.000 km2. Isso porque o  desmatamento, que havia diminuído drasticamente na Amazônia de 2004 a 2012, voltou a crescer agora em janeiro: +54% em relação ao mesmo período de 2018, segundo a ONG Imazon.

Ainda que o desmatamento tenha, na sequência, caído em fevereiro (-57%) e em março (-77%), 268 km2 de floresta desapareceram no primeiro trimestre. Nos últimos 12 meses, o desmatamento registrou um avanço de 24%.

Por ocasião desta reunião, o governo francês anunciou que a França planeja sediar uma cúpula internacional de povos indígenas do mundo inteiro. A data  provável é  junho de 2020. (Com informações da  France Presse)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

4 fora da reeleição em Rondonópolis

jailton 400 vereador curtinha   Em Rondonópolis, quatro dos 21 vereadores não devem ir à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (DEM), Rodrigo da Zaeli (PSDB), Hélio Pichioni (PSD) e Jailton do Pesque e Pague (foto), do PSDB. Thiago e Rodrigo têm esperanças de concorrer a...

Prefeito apoia vice à briga em Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   Francis Maris vai mesmo declarar apoio oficial à pré-candidatura da empresária Eliene Liberato à sucessão em Cáceres. Em público, o prefeito faz mistério para não contrariar outros pretensos candidatos do grupo e que têm esperanças de receber...

Preparando um dos aliados a federal

mauro carvalho 400 curtinha   Embora não comente publicamente, o governador Mauro Mendes está "costurando" acordos políticos com líderes mais próximos, visando não só o pleito de 2020, mas também às eleições gerais de 2022. Em época de busca de projetos e de...

Salvando 1º ano de mandato no cargo

selma arruda 400 curtinha   Embora "sangrando" e com a imagem arranhada, a juíza aposentada e senadora cassada pelo TRE-MT Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, consegue concluir este primeiro de oito anos de mandato. E vai se licenciar nos próximos dias para ceder espaço aquele que financiou a sua campanha,...

Barbudo é menos empreguista de MT

nelson barbudo 400 curtinha   Dos oito deputados federais de MT, o estreante Nelson Barbudo (foto) é o menos "empreguista". Nestes 10 primeiros meses de mandato, ele nomeou no gabinete em Brasília e no escritório político em Cuiabá apenas 15 assessores. Cada gabinete pode ter até 25 secretários...

Rossato quer "minar" reeleição de Ari

dilceu rossato 400 curtinha   Em Sorriso, a capital nacional do agronegócio, a tendência é da disputa à sucessão no próximo ano ficar polarizada entre o prefeito Ari Lafin, do PSDB, e seu antecessor, Dilceu Rossato (foto), hoje filiado ao PSL. Embora se movimente nos bastidores, o deputado Xuxu Dal Molin...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.