Cidades

Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 19h:15 | Atualizado: 17/06/2019, 19h:23

ENADE E SUSPEITAS

Funcionários de faculdade não comentam denúncia; direção indica apuração própria

Rodinei Crescêncio

Fauc

Fachada da Fauc, localizada no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, na tarde desta segunda, um dia após reportagem denunciar suposta fraude no Enade

O clima de silêncio impera na Faculdade de Cuiabá, a Fauc, uma das mencionadas na reportagem do Fantástico sobre suposta fraude no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A reportagem do esteve no local, na tarde desta segunda (17), para conversar com representantes da unidade de ensino ou funcionários do local, mas não obteve respostas.

“Não tenho nada a comentar”, disse uma das funcionárias. Em seguida, outra afirmou que somente o setor jurídico da unidade iria abordar a acusação exibida no domingo (16) em rede nacional.

Segundo a reportagem do programa da Rede Globo, três faculdades são investigadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por suspeitas de participarem de um esquema de fraude no Enade. Conforme o programa, as instituições – que pertencem à mesma sociedade – anteciparam a formatura de estudantes que tiravam notas baixas para que não participassem do exame de avaliação das unidades de ensino superior.

As instituições investigadas são, além da Fauc, a Faculdade Cândido Rondon e a Faculdade Desembargador Sávio Brandão. Elas são dirigidas por Maria Aparecida Enes Andrade, que aparece em gravações orientando sobre as supostas fraudes no Enade.

Nenhum representante da Fauc quis comentar o caso com o . Enquanto abordávamos duas funcionárias do local, um homem, possivelmente segurança, se aproximou e fotografou o repórter pelo celular. Questionado sobre o motivo de ter feito o registro, o homem não se pronunciou.

No momento em que fomos à Fauc, localizada na Avenida Dom Aquino, na região central de Cuiabá, havia poucos estudantes na biblioteca. Não obtivemos permissão para entrar no local e os universitários que seguiam em direção à saída da unidade de ensino não quiseram conceder entrevistas.

Alguns alunos da Faculdade Cândido Rondon se pronunciaram, por meio de aplicativos de mensagens, contra o Fantástico e afirmaram que a instituição de ensino não fraudou o Enade. Para eles, a reportagem foi uma estratégia para prejudicar as instituições de nível superior.  

Por meio de comunicado, divulgado nesta tarde, as faculdades mencionadas na reportagem do Fantástico informaram que “sempre primaram pelas práticas educacionais pautadas pelo comprometimento com os mais elevados padrões éticos, a metodologia atual e acertada para a formação acadêmica completa de seus alunos”.

De acordo com a nota das instituições, foi aberto um procedimento próprio para apurar as denúncias feitas no Fantástico. A nota das instituições de ensino é assinada pelos advogados Paulo Sergio Daufenbach e Alexandre Mazzer Cardoso, que compõem a assessoria jurídica dos estabelecimentos.

Não há previsão para que as apurações do Inep sejam concluídas. Caso fiquem comprovadas as fraudes, as faculdades podem ser punidas conforme medidas definidas pelo instituto.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

Racha no DEM; "pepino" com Fabio

fabio garcia 400 curtinha   O presidente estadual do DEM, ex-deputado Fábio Garcia (foto), não só se encontra numa saia-justa, como tem a árdua missão de atuar como bombeiro para apagar incêndio provocado pelos irmãos Júlio e Jayme Campos, que, sem consultar o partido e nem o governador Mauro...

Álbum de casamento para 300 casais

marcia_curtinha_ok   A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (foto), que desde 2017 lidera alguns projetos sociais de forma voluntária, fez questão de, mesmo com a pandemia da Covid-19, promover, na última segunda, entrega simbólica de álbuns de casamento para 10 casais, que foram escolhidos...

Fora de vez da disputa para senador

cidinho santos 400 curtinha   O empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto), recém-filiado ao DEM, desistiu de vez da ideia de entrar de última hora na corrida ao Senado, na suplementar que será realizada em novembro deste ano. E por algumas razões. Primeira, como sócio do frigorífico União...

TCE suspende licitação de R$ 12 mi

air praiero 400 curtinha   Uma concorrência pública, com valor estimado de R$ 12,5 milhões, tocada pela secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá, sob o defensor público licenciado Air Praeiro Alves (foto), foi suspensa cautelarmente pelo TCE por causa de...

6 estão no páreo em Tangará; 2 fortes

vander masson 400 curtinha   Tudo indica que os tangaraenses terão nas urnas 6 candidatos majoritários nas eleições de novembro. O cenário está se desenhando com os seguintes "prefeitáveis": Chico Clemente (PSD), Gunther Duarte (PSL), Vander Masson (foto), do PSDB, Claudinho Frare (Republicanos),...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.