Cidades

Segunda-Feira, 02 de Setembro de 2019, 08h:15 | Atualizado: 02/09/2019, 14h:31

MARECHAL RONDON

À espera de voos, passageiros passam calor e comerciantes criticam climatização

 

Gilberto Leite

Aeroporto Marechal Rondon

Problema maior de calor é na praça da alimentação onde passageiros aguardam embarque

Comerciantes e passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, reclamam que o ar condicionado não funciona na praça de alimentação. A falta de refrigeração tem afastado clientes dos quiosques e desagradado passageiros. “É insuportável”, reclama o empresário Fabiano Gomes, que tem uma choperia no terminal aéreo.

Por conta da refrigeração problemática, o Marechal Rondon ocupa a 17º posição no índice de conforto térmico entre os 20 principais aeroportos do país, segundo pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, feita no segundo trimestre deste ano. No geral, somando com outros quesitos, o Marechal Rondon aparece no 16º na pesquisa que mede a satisfação dos usuários.

Fabiano diz que é questionado frequentemente por passageiros com calor. “Ninguém quer ficar lá. Pessoas reclamam que está muito ruim e quente”, detalha.

Ele conta que, no térreo onde se faz o check-in e no salão de embarque, a refrigeração funciona. Mas o mesmo não acontece na praça de alimentação – onde os passageiros costumam esperar antes do embarque. Por conta do calor, o empresário fecha mais cedo, por volta das 7h e não está conseguindo ficar mais lá. “Não dou conta mesmo”, enfatiza.

“É insalubre até para trabalhar lá. As pessoas que trabalham lá estão passando mal. Eu, por exemplo, já passei mal duas vezes. Tenho que sair lá para baixo, pegar um ar lá fora e respirar porque está insuportável”, relata.

Após a reportagem procurar a Infraero para buscar uma posição, o empresário relatou que, durante a tarde desta quinta (29), o ambiente estava mais refrigerado. “Não sei o que aconteceu. Não está gelado, mas está funcionando”, conta. Ele disse que, próximo ao seu quiosque, tem uma torre com o aparelho para sair o vento que antes não saía gelado, mas estava naquela tarde.

Gilberto Leite

Aeroporto Marechal Rondon

Passageiros e outros costumam frequentar o aeroporto de chinelo de dedo e bermuda e levam a blusa de frio para vestir somente dentro da aeronave

Passageiro

Já o publicitário Vanderson Yanashita, 26 anos, afirmou que estava quente no aeroporto no geral – e não somente na praça da alimentação. Ele passou duas vezes pelo Marechal Rondon em agosto para ir a São Paulo e, em ambas, afirmou que sentiu desconforto.

Na primeira, há cerca de duas semanas, Vanderson ia viajar a negócios. Eles iam embarcar logo após o almoço e foram ao aeroporto na expectativa que estivesse mais refrigerado. "Todo mundo reclamou que estava quente", disse.

Já na segunda vez, o publicitário chegou por volta das 8h e, por conta do tempo seco e altas temperaturas, o Marechal Rondon já esta quente. "Não era aquele quente tipo abafado, mas por causa do calor da cidade e não tivesse (nenhum aparelho) ligado. Nem ventilador", comenta.

Em dezembro de 2016, o Governo do Estado chegou a injetar cerca de R$ 5 milhões para instalar um novo sistema refrigeração no aeroporto. Com tecnologia norte-americana e tida como de “ponta”, o aparelho prometia atender uma área de 15 mil metros quadrados. O ar condicionado fazia parte do conjunto das obras da Copa de Futebol de 2014.

Infraero

Procurado pelo , a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que os aparelhos de ar condicionado na praça de alimentação funcionam normalmente.

“A temperatura média do local está dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Vale destacar que a Infraero monitora constantemente o funcionamento do sistema de climatização e a temperatura do terminal cuiabano para garantir o conforto térmico dos passageiros e usuários”, informa em nota enviada a reportagem.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Ademir | Segunda-Feira, 02 de Setembro de 2019, 12h37
    4
    0

    Por isso tem de privatizar a Infraero, nem para fiscalizar serve!!!! Tá sim muito quente no Aeroporto de Cuiabá, fui só nesta semana três vezes e incrível, nem fresco, ganharam a concessão e piorou, e ainda tem a Infraero que não ajuda nunca!!!

Possível recuo de Fábio pra prefeito

fabio garcia 400 curtinha   O ex-deputado federal, primeiro-suplente do senador Jayme e presidente estadual do DEM, Fábio Garcia (foto), faz mistério sobre encarar ou não a corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Empurrou a decisão para a próxima semana, sem precisar data e horário. O dirigente do...

Fórum aponta traição de 3 deputados

joao batista 400 curtinha   Fórum Sindical está na bronca com os deputados que aprovaram a reforma da Previdência, mas voltam seus canhões com mais força contra 3 deles: João Batista (ex-presidente do Sindispen), Delegado Claudinei e Faissal Calil. Em nota, o Fórum dispara que se elegeram com os votos...

Vereadora cacerense vira opção à vice

valdeniria 400 curtinha caceres   Em Cáceres, a vereadora de cinco mandatos Valdeniria Dutra Ferreira (foto), do PSC, está sendo cortejada pelos principais pré-candidatos a prefeito. Todos querem-na de vice da chapa. Até Paulo Donizete, que entrou na disputa majoritária apoiado pelo prefeito Francis Maris, passou...

Selma deve mesmo deixar o Podemos

selma arruda 400 curtinha   Para evitar um novo pedido de expulsão do Podemos, Selma Arruda dá sinais de que deixará o partido nos próximos dias. A ex-senadora, que preside o Podemos de Cuiabá, foi "convidada" a deixar a sigla após demonstrar resistência em apoiar a pré-candidatura do deputado...

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.