Cidades

Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 18h:45 | Atualizado: 16/01/2020, 18h:52

VELHO HÁBITO

Fogão pega fogo e empresária alerta: óleo que caiu de panela no forno causa chamas

Arquivo Pessoal

Fog�o queimado

Fogão ficou bastante danificado após chamas iniciarem dentro do forno do eletrodoméstico, na casa de empresária

A jornalista e empresária Valéria Cristina da Silva Carvalho, de 49 anos, sempre teve o costume, passado pela mãe, de guardar a panela com óleo usado dentro do forno. No entanto, nesta quarta (15), a família passou por um susto quando a filha dela, de 14 anos, ligou o eletrodoméstico para assar uma pizza e chamas saíram do interior do forno. Valéria acredita que respingos de óleo possam ter causado o incêndio. 

A empresária contou que pensou ser uma "brincadeira" quando a adolescente surgiu apavorada na sala da casa onde moram, dizendo que o forno estava pegando fogo. Porém, a filha reforçou o alerta e Valéria foi até a cozinha para checar a situação. 

A primeira atitude, conforme Valéria, foi de desligar o botijão de gás e abrir o forno. "Quando abri, as chamas que estavam lá dentro e ainda eram pequenas tomaram uma grande proporção, 'engoliram' o fogão. Foi um desespero, fiquei com medo do gás explodir", lembrou. 

Para tentar conter o incêndio, a empresária se apressou para molhar "todos os panos que tinha na casa", enquanto o marido dela os usava para apagar as chamas. Por conta do alto nível de estresse causado pela situação, Valéria explicou que sequer se lembra quanto tempo durou o fogo. 

"Temos a impressão que é tudo muito rápido, mas demorou um tempo. Meu filhos ficaram escondidos em outro lugar, meu marido naquele desespero para apagar o fogo com os panos molhados. Foi assustador", ressaltou. 

Foi apenas quando conseguiram apagar o fogo que ela e o marido conseguiram perceber o que o costume de guardar a panela com óleo dentro do forno havia causado na casa. De acordo com ela, a fumaça tomou conta da residência, chegando a deixar todos sujos de fuligem.

"Fico pensando se minha filha estivesse sozinha em casa e isso acontecesse. Ela provavelmente não saberia como agir e tudo poderia ter pegado fogo", avalia. 

Apesar do susto, ninguém se feriu, mas Valéria decidiu expor a situação para evitar que outras pessoas passem pelo mesmo. Ela contou que adquiriu o hábito de guardar as panelas com óleo dentro do forno com a mãe, mas que nunca havia tido ou tomado conhecimento desse tipo de problema. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, por conta do oléo de cozinha apresentar ponto de ignição considerado alto, é necessário ter alguns cuidados. Com relação ao hábito de guardar panelas dentro do forno, a coorporação ressalta que, sempre antes do eletrodoméstico ser utilizado, é necessário observar se há pingos de oléo no interior do mesmo e realizar a limpeza. 

Outra recomendação dos bombeiros é para que, caso o óleo pegue fogo, não jogar água diretamente no mesmo, já que o contato de líquido com o óleo em chamas pode resultar em uma explosão.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • valdenei | Sábado, 18 de Janeiro de 2020, 14h39
    0
    1

    Que nojo guardar panela com óleo dentro do fogão, que familia porca meu Deus.

  • Rosângela Cordeiro | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 07h07
    1
    2

    Essa marca não presta o meu bpegou fogo assim que instalei e liguei pra testar a fábrica deu outro igualzinho o seu

Ex-prefeito no páreo em Alta Floresta

robson silva 400 curtinha   Alta Floresta, uma das cidades pólos do Nortão, tem sete candidatos a prefeito. Um deles é Robson Silva (foto), empresário, ex-prefeito entre 93 e 96 e que concorre pelo MDB, mesmo partido do prefeito Asiel Bezerra, que está encerrando o segundo mandato e se tornou um dos principais...

Vice sinopense quer retornar à Câmara

gilson de oliveira 400 curtinha   O vice-prefeito de Sinop e apresentador de TV, Gilson de Oliveira (foto), resolveu concorrer a vereador, cadeira já ocupada por ele por dois mandatos, o primeiro pelo PSDB, entre 2005 e 2008, e, depois, pelo PSD (2009/2012). Foi candidato a deputado estadual duas vezes (2006 e 2010) e, como suplente da...

Vice que morreu na praia em Tangará

renato gouveia 400 curtinha   Assim que percebeu que não seria escolhido pelo prefeito Fabio Junqueira (MDB) como o candidato governista na briga pela Prefeitura de Tangará da Serra, ainda em junho, o vice-prefeito Renato Gouveia (foto), do PV, correu para os braços do tucano Vander Masson. Levou com ele uma chapa de 21...

Câmara chama secretária para vaga

chico 2000 curtinha   Após a destituição de Ralf Leite (MDB) da vaga de Chico 2000 (foto), licenciado, por força de decisão judicial, a Câmara de Cuiabá convocou a primeira suplente Luciana Zamproni (MDB) para assumir mandato temporário no Legislativo, menos de 30 dias. Ela atua como...

PTB perdeu uns, mas ganhou outros

emanuelzinho 400   Em Várzea Grande, enquanto alguns militantes do PTB, puxados pelo secretário jaymista Silvio Fidelis foram para os braços do candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB), que tem Hazama (DEM) de vice, militantes de outras legendas decidiram abraçar a candidatura do petebista Emanuelzinho (foto). São...

PT de Cuiabá passivo; ROO, autêntico

kleber amorim 400 curtinha   O PT de Rondonópolis se organizou melhor, mobilizou a militância, se tornando mais autêntico do que o núcleo petista de Cuiabá. Para se ter ideia, o partido, numa posição de coragem e levando preocupação ao prefeito Zé do Pátio, que tinha...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.