Cidades

Domingo, 23 de Fevereiro de 2020, 10h:13 | Atualizado: 23/02/2020, 10h:23

O QUE FUNCIONA?

Confira o que abre e fecha neste feriado prolongado de Carnaval em MT - quadro

Executivo, Legislativo e Judiciário pararam suas atividades administrativas, a partir das 18h, desta sexta (21). O expediente para os três níveis do poder em Mato Grosso só serão retomados pela parte da tarde da próxima Quarta-feira de Cinzas, 26. O mesmo esquema vale para as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.

Serviços tidos como essenciais, como segurança e saúde, continuam a funcionar, especialmente o da segurança para combater as infrações ao trânsito nesse feriadão prolongado.

Rodinei Crescêncio/Arte/Rdnews

abre e fecha Carnaval

Quadro mostra lista dos principais serviços públicos e privados de Cuiabá e região que funcionam e não funcionam, durante feriadão de Carnaval deste ano

Justiça

No Fórum, juízes irão trabalhar em regime de plantão.

Saúde

Em Cuiabá, unidades de pronto-atendimento, como UPAS e policlínicas, irão funcionar no feriado. Samu trabalha normalmente no feriado. Para emergências, basta ligar no 192. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão.

As unidades de saúde que fecharão no período do feriado prolongado de Carnaval e voltarão no horário normal na próxima quarta, após às 13h são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro.

Segurança

Todos os serviços operacionais do Corpo de Bombeiros Militar estarão disponíveis para a população durante o feriado, por meio do telefone 193. Somente os setores administrativos da corporação deixarão de funcionar. A Politec informa que os setores de Criminalidade, Identificação e o Instituto Médico Legal (IML) irão atender normalmente na Capital e interior, seguindo com o atendimento ordinário em plantão.

A Polícia Judiciária Civil segue com atendimento na Central de Flagrantes, do bairro Planalto, e na Central de Flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, que vão centralizar os procedimentos de lavratura de autos de prisão em flagrante, requisições periciais e de Boletins de Ocorrências. Os plantões funcionarão 24 horas, de segunda a domingo, bem como a Central de Ocorrências, da Prainha, para confecção de boletins.

As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá tem equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA) funcionará com regime de plantão para registro de boletim e inserção de dados de veículos em sistemas nacionais. A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) mantém equipe de plantão para atendimento de local de crime e liberação de corpo.

A Delegacia Especializada de Delitos Trânsito (Deletran) trabalha em regime de plantão com equipes para atendimento de acidente de trânsito com vítima e atuará também em blitz e da Lei Seca.

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE) e a Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE) mantêm equipes de sobreaviso para eventuais ocorrências de suas atribuições.

Nas cidades do Interior do Estado, as Delegacias de Polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, de modo que em nenhum momento fique desguarnecido o atendimento à população e aos policiais que venham a encaminhar detidos às respectivas unidades para lavratura de flagrantes.

Denúncias de qualquer natureza de crimes podem ser feitas nos telefones 197 ou 181, na Central da Polícia Civil, no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP).

Boletim de ocorrência on-line

O cidadão poderá obter atendimento online na Delegacia Virtual para registros de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes.

Ganha Tempo e Procon

Todas as unidades do Ganha Tempo, incluindo a unidade do Shopping de Várzea Grande, estarão fechadas. Os órgãos públicos do Executivo seguirão o decreto estadual e os demais órgãos que atendem no local optaram por não funcionar durante esse período. O Procon também só reabre na quarta, às 13h.

Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) explica que, de acordo com as leis do trabalho, em nenhum desses dias festivos é feriado. Por isso, empresários que desejarem abrir as portas poderão funcionar nos seus horários normais e os valores pagos aos trabalhadores não mudam em relação aos demais dias. No entanto, assim como acontece todos os anos, há uma variedade no número de funcionamento das lojas.

Bancos

Em relação ao funcionamento dos bancos, segunda e terça (24 e 25) não haverá expediente. O atendimento será retomado no dia 26 (quarta), a partir das 12h.

Shoppings

Os shoppings de Cuiabá e Várzea Grande abrirão todos os dias, mas com horário especial durante o período carnavalesco. Na segunda (23), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema vão funcionar das 10h às 22h. No dia 24 (terça), as lojas ficam abertas das 14h às 20h e a praça de alimentação, lazer e cinema funcionarão das 11h às 22h.  E na quarta de Cinzas (26), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema começam a funcionar a partir das 12 horas.

Supermercados

As lojas Assaí funcionam em horário normal, das 7h às 22h, exceto na terça de Carnaval e no domingo, quando fecham às 18h. Já as unidades do Extra Hipermercado seguem horário normal de funcionamento, das 7h às 22h, inclusive na terça.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

"Cenário apocalíptico" e respiradores

z� do patio 400 curtinha   Um mês depois do escândalo sobre a compra e pagamento de quase R$ 4 milhões por 22 respiradores falsificados, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, tomou duas decisões, mas nenhuma delas no sentido de investigar eventuais falhas de servidor da...

Binotti, a popularidade e a oposição

luiz binotti 400 curtinha   O grupo político do hoje vice-governador Otaviano Pivetta, que comandou Lucas do Rio Verde por mais de duas décadas, terá dificuldades para reconquistar o comando local no pleito deste ano. O pré-candidato Marino Franz, que foi vice de Pivetta e depois prefeito, será o...

Um mês no Senado e com um projeto

carlos favaro 400 curtinha   Em um mês como senador, Carlos Fávaro (foto), oficialmente com 12 assessores, por enquanto, fez dois pronunciamentos da tribuna, não atua na relatoria de nenhuma propositura e apresentou um projeto, justamente o que pede socorro financeiro a um dos setores do agronegócio, o algodoeiro. Na...

Desagregador luta pra retornar à Ager

fabio calmon 400   Fábio Calmon (foto), que foi adjunto da Sinfra no Governo Taques e depois nomeado presidente da Ager-MT, não desiste da Agência, mesmo sabendo que ali se tornou uma pessoa non grata por uma série de situações. Foi carimbado de incompetente, burocrata, arrogante e desagregador. O governador...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.