Cidades

Domingo, 06 de Setembro de 2020, 18h:48 | Atualizado: 07/09/2020, 14h:59

TRANSEXUALIDADE

Jornalista faz transição de homem para mulher e relata processo doloroso fotos

hadassa luz

Antes da transição, ainda como Willian Belter, e depois, já como Hadassah: muito sofrimento pelo caminho, mas, com apoio da família, conseguiu superar

Jornalista e ator Willian Belter demorou  33 anos para trazer a tona com tudo a mulher que estava dentro de si desde que nasceu. Escolheu o nome de Hadassah Luz e este é mais um caso assumido de transexualidade em Cuiabá.

Na última quarta (2), após caminhar bastante no processo de transição, com total apoio da família, expôs na rede que, de agora em diante, e sem ressentimentos com Willian, deixaria que saísse de cena, para dar lugar à Hadassah, que segue sendo jornalista e atriz.

Quem não gostar de me ver assim pode sair da minha vida pq não fará falta alguma. Eu vim pra ficar, eu sou Hadassah, prazer!

"Quem não gostar de me ver assim pode sair da minha vida pq não fará falta alguma. Eu vim pra ficar, eu sou Hadassah, prazer!" - postou no Facebook, recebendo vários apoios.

Hadassah afirma que sempre se sentiu mulher, mas, devido ao padrão imposto pela sociedade, se manteve da forma como era, por medo, receio e instabilidade emocional. "Hoje tenho capacidade de enfentar todos os preconceitos que vierem pela frente. Hoje sou uma mulher completa".

Antes da transição, passou por "terrível" processo de sofrimento emocional, depressão e quis terminar a própria vida. "Resultado da minha não aceitação, o que me levou a ficar doente. Hoje estou curada e feliz".

Como teve apoio da família, foi se fortalecendo até que em março deste ano começou a tomar hormônios e mudar o guarda-roupa. "Conversei com minha mãe e com minha irmã, que é meu suporte, e comecei a tomar os remédios, ainda sem acompanhamento médico por causa da pandamia".

Ela narra que tinha muita preocupação com o que os outros iam pensam, com a família, com ataques que poderia sofrer. "Mas agora não, agora sou eu!"

Para fazer a transição total, ainda falta muito chão pela frente. Os medicamentos ainda não fizeram o efeito todo desejado para o crescimento de mamas, por exemplo. Isso vai demorar cerca de 2 anos. "Mas já me sinto mulher", comenta. No fim deste processo, espera também passar pela cirurgia de ressignificação sexual, para mudar fisicamente de sexo.

hadassa luz
hadassa luz

Leia todo o relato que ela fez no Facebook sobre a transição:

Não é sobre me expor ao ridículo mas sobre externar minha essência. Muitas vezes me mutilei para caber no mundo das pessoas, em busca de aceitação ou aprovação, em busca de atenção, amor, carinho, nunca consegui encontrar, sempre me senti infeliz nos relacionamentos pq faltava algo, faltava em mim a verdade, eu era aquilo que as pessoas queriam que eu fosse, eu tentava me encaixar em um padrão imposto pela sociedade, sempre faltava algo e sobrava dor, muita dor que muitas vezes quis morrer para me livrar dessa dor.

Não foi uma escolha, foi uma liberação. As pessoas vão continuar me julgando dizendo que estou errada, isso não importa mais, eu não preciso de aprovação de ninguém para ser feliz, não preciso de aprovação de ninguém para adequar meu corpo a minha essência verdadeira. Vou perder? Talvez sim, não sei se é exatamente isso o sentido da palavra, mas, as pessoas que se afastaram de mim as portas que se fecharam pra mim talvez não farão falta pq nunca foi verdadeiro.

Meu caráter não mudou em nada, continuo a mesma pessoa amiga, fiel, amorosa, apenas deixei de ser besta ao ponto de querer me encaixar onde não me cabe, se tiver que fazer novas amizades farei, se tiver que abrir mão da minha profissão como jornalista eu abro, se tiver que abrir mão da minha família eu abro, só não abro mão de ser quem sou, não abro mão de ser feliz, não abro mão de lutar por uma vida melhor pra mim e pelas próximas gerações.

Meus pais erraram muito comigo mas eu não os culpo por isso, meu pai nunca foi pai, sempre ausente, aliás, nem sei se nesse momento ainda posso chama-lo de pai, talvez ele aceite minha realidade pq não conviveu comigo, talvez me despreze para sempre, não vai doer mais que os 33 anos de ausência. Minha mãe errou muito mas sempre esteve ao meu lado não me jogou na rua como muitos pais fazem com seus filhos por serem pessoas como eu.

hadassa luz

Se hoje eu estou renascendo eu agradeço a quem fui por 33 anos, talvez se eu tivesse nascido com o sexo biológico feminino não suportaria tudo que suportei, Willian Carlos Nogueira de Souza deu todo o suporte necessário para a Hadassah Luz chegar e ser feliz, sim meu nome a partir de agora é Hadassah Luz, sei que vai demorar um pouco para as pessoas acostumar, eu entendo, afinal o Willian esteve presente na vida de muitos por muito tempo mas aos poucos vão esquecer ele pq ele será apenas uma linda lembrança na minha vida e na vida de muitos. Agradeço a ele por tudo que enfrentou para eu existir, agradeço a ele por não desistir de mim, agradeço a ele por saber me esperar, agradeço a ele por ter dado amor as pessoas e agora eu posso receber esse amor de volta, vou precisar muito. Peço perdão ao Willian pelas vezes que fui impaciente e coloquei ele em situações embaraçada mas ele foi muito inteligente e racional e conseguiu livrar a gente de tudo isso. Agradeço as pessoas que lutaram ao lado do Willian e alimentaram ele com bons pensamentos.

Enfim, esse cara me deu todo o suporte que preciso para seguir daqui para frente, Willian será uma lembrança linda que vou guardar, sou muito grata a ele por me deixar existir. A partir de hoje sou apenas eu Hadassah Luz, quem não sentir-se confortável com o meu primeiro nome ainda me chame apenas de Luz pois é isso que desejo ser para as pessoas, não me tratem no pronome masculino apesar da minha aparência ainda não estar adequada a minha essência a minha alma exala a feminilidade, em breve todos poderão ver minha alma externada no meu físico.

Gratidão,. Beijos da Luz!

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Eleitor Atento | Terça-Feira, 08 de Setembro de 2020, 07h29
    2
    0

    Vc é muito linda ....vai viver...seja feliz...solte essa mulher pra embelezar nossas vidas.

  • Adão Oliveira | Segunda-Feira, 07 de Setembro de 2020, 15h19
    6
    0

    Vá a luta e a sua conquiste o que quiser! . Deus te ajude sempre

  • VINICIUS SILVA | Segunda-Feira, 07 de Setembro de 2020, 13h59
    0
    0

    LINDA eu pego

  • Dos Santos | Segunda-Feira, 07 de Setembro de 2020, 12h04
    2
    0

    Impressionante a mudança da fisionomia.

  • VINICIUS SILVA | Segunda-Feira, 07 de Setembro de 2020, 10h17
    1
    2

    VINICIUS SILVA , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O Ministério Público entrou com nova ação para declarar a verba inconstitucional. Um dos problemas é a falta de prestação...

Efeito-Covid adia vinda de Michelle

michelle bolsonaro A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, resolveram transferir para abril a agenda de 11 de março que teria como convidada a secretária nacional de Mulheres, do Ministério dos Direitos Humanos, Cristiane Britto e a primeira-dama do Brasil Michelle...

Governador entre a cruz e a espada

mauro mendes curtinha   Às vésperas da pandemia completar 1 ano em MT, o Estado vive o seu pior momento e o governador Mauro Mendes (foto) enfrenta uma verdadeira prova de fogo: liderar ações coordenadas em todo o território mato-grossense para evitar que o Estado viva cenas parecidas com as de Manaus e de Estados...

Câmara volta a realizar 2 sessões

juca 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob a presidência do vereador Juca do Guaraná Filho (foto), volta a realizar duas sessões semanais, nas terças e quintas. Por conta da pandemia, as sessões serão remotas. A resolução foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que vinham...