Cidades

Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 17h:24 | Atualizado: 19/01/2021, 17h:46

MOBILIZAÇÃO

Pais organizam carreata e pedem retorno das aulas na rede privada em Cuiabá veja

Ao menos 100 pessoas participaram de carreata na tarde desta terça (19), em Cuiabá, para pedir para a volta as aulas na rede particular de ensino de maneira híbrida. Conforme uma das organizadoras do evento, a servidora pública Francielle Brustolin, de 39 anos, pais atuam como “sindicato” dos próprios filhos, que eles julgam ser um dos principais prejudicados com o fechamento das escolas.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, aulas presenciais foram suspensas. Medida foi tomada pela Prefeitura de Cuiabá com o intuito de evitar a proliferação do vírus. Movimento denominado “Escolas Abertas Cuiabá”, no entanto, acredita que crianças e jovens não são vetores do novo coronavírus.

Veja o início do ato

“Nossos filhos estão sendo negados do direito à educação, sendo que as escolas estão preparadas para receber e para ensinar as crianças. Já ficou comprovado que pouco da contaminação do mundo é em crianças.”, disse a servidora. “As crianças estão com problemas psicológicos, psiquiátricos, problemas educacionais, problemas de relacionamento interpessoais, problemas de toda a monta”.

Grupo em aplicativo de mensagens conta com 500 participantes. Servidora pontuou que movimento também conta com adesão das próprias escolas privadas. Primeira manifestação aconteceu no último domingo (17) e, após este segundo ato, prefeito Emanuel Pinheiro (DEM) agendou reunião para ouvir os pais e responsáveis.

“A gente não tem nenhum documento em mãos, mas a gente tem as pesquisas internacionais e nacionais sobre contaminação nas escolas. Depois dessa conversa a gente vai elaborar um documento público”, afirmou. “Deixar bares, deixar restaurantes, deixar casa de shows, tudo aberto e com aglomeração e falar que criança não pode voltar para aula é um absurdo”.

Prefeitura ainda não deliberou sobre o retorno às aulas na rede pública de ensino. Resposta deve sair nos próximos dias. Reportagem do entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, que não respondeu aos questionamentos até a publicação desta matéria.

Carreata percorreu o Centro

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Dra Consolação Morada do Ouro | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 10h49
    0
    1

    Kattya, parei de ler seu comentário na primeira linha. É discordar com "i", não "e". Esperar o que de um país que elegeu Bolsonaro corrupto presidente?

  • Kattya Jordano | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 05h30
    2
    0

    Antes de descordar peço que leia as campanhas de médicos, educadores e famílias que acordaram para o sofrimento das crianças que são mais vulneráveis! Por essa razão as mães que estão manifestando pedem para o ensino híbrido, que é aula presencial e virtual, quem quer levar ou não os filhos fica o critério dos pais e não do Estado, até pq o Estado vem mostrando que crianças e escolas não são suas prioridades! Aproveitando, reivindique seus direitos ao prefeito para fechar serviços não excepcionais como bares, casas de shows e shoppings que são lugares estatisticamente comprovados de maior contaminações!!!! Desejo mais discernimento, luz e paz!

  • Eleitor | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 22h48
    5
    0

    Lá em Manaus o povo foram para ruas brigar para que não houvesse restrições e agora estão morrendo aos montes por falta de oxigênio e vagas nos hospitais. Será que ainda não é exemplo suficiente para aqueles que não enxergam o perigo dos vírus?.

  • Arquimedes Silva | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 17h53
    2
    6

    Tem que voltar mesmo. Ninguém aguenta mais essas crianças irritantes brincando na rua.

Promotor recebe medalha do Exército

maurozaque_curtinhas   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...

Pilha em Jayme pra disputar o Governo

jayme campos 400   Mesmo sabendo que Jayme Campos (foto) não entra em disputa onde percebe dificuldades para vencê-la e militando no mesmo partido de Mauro Mendes, o DEM, algumas lideranças políticas têm instigado o senador a se lançar ao governo estadual. Para tentar convencer Jayme, lançam...

Scheila assume APDM e cita projetos

scheila pedroso 400   Esposa do prefeito sinopense Roberto Dorner, Scheila Pedroso (foto), primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, passa a tocar, pelos próximos dois anos, a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de MT (APDM/MT). Ela promete juntar força com os...

Prefeito de Araputanga negocia praça

enilson rios prefeito 400 araputanga   O prefeito de Araputanga, Enilson Rios (foto), que ganhou as eleições do ano passado por uma diferença de apenas 56 votos sobre Joel Martins, com placar de 3.492 a 3.436, está no centro de uma polêmica. Ele aceitou uma proposta do Sicredi para utilização de um...

Barra recebe R$ 1,9 mi pra bancar UTIs

adison gon�alves 400   Em Barra do Garças, com 61 mil habitantes e 5.929 casos confirmados de Covid-19, inclusive com 207 mortes, incluindo 26 óbitos de indígenas em consequência da doença, o prefeito Adilson Gonçalves (foto) abriu crédito suplementar no orçamento de R$ 1,9...