Cidades
Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 09h:06 | Atualizado: 20/01/2021, 09h:14
Governo convoca Cuiabá e VG para apresentar plano integrado do BRT
Assessoria
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), ficou de apresentar na sexta (22), às 15h, a representantes técnicos das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, o plano funcional da rede integrada do transporte coletivo para a implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido a eletricidade.
O convite já foi enviado para os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e de Várzea Grande, Kalil Baracat, para indicação dos técnicos e participação na reunião, que acontece na sede da Sinfra. O objetivo é apresentar o plano funcional e as modificações necessárias para adequar toda a rede de transporte coletivo ao BRT, a fim de garantir conforto, agilidade e facilidade de locomoção dos usuários.
Reprodução

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, explica que essa será uma reunião técnica, na qual será apresentado o primeiro esboço do plano funcional para adequação das linhas do transporte coletivo decorrentes da estruturação do BRT, com a definição de quais linhas do transporte coletivo vão ser mantidas, quais deverão ser extintas e quais serão aquelas que irão utilizar o corredor exclusivo do BRT, por exemplo.
Isso porque, com o BRT, será possível que o ônibus de transporte coletivo circule no mesmo corredor do modal. Desse modo, os ônibus poderão sair de um bairro, entrar no corredor exclusivo e, sem qualquer integração, seguir para outro bairro distante do corredor estrutural. Tudo isso sem afetar o trajeto fixo que o BRT fará.
“Essa será a primeira reunião para o Estado apresentar o primeiro desenho da rede integrada do transporte coletivo, de modificação das linhas existentes, como serão integradas com o trajeto do BRT. É a primeira troca de informações, pois além de apresentar, vamos pedir informações também aos municípios, sobre volume de tráfego, por exemplo, para refinar nosso trabalho”, explicou o secretário.
Também será apresentado, ainda dentro desse plano funcional, o planejamento sobre a estações do BRT, com o tamanho, a localização, o padrão, além de ser apresentado quais linhas de transporte vão parar em cada plataforma e de que forma ocorrerá a integração entre o BRT e os ônibus coletivos, bem como o padrão dos veículos que deverão compor as frotas.
“Já estamos trabalhando nesse plano funcional e vamos apresentar esse primeiro trabalho já desenvolvido por nós para as equipes técnicas das prefeituras. Isso vai ser apresentado para que as prefeituras possam entender nosso planejamento e também contribuir com a estruturação desse plano”, disse Marcelo de Oliveira.
A previsão é de que o plano seja finalizado em até 60 dias e será a partir deste documento que se iniciarão os processos legais de elaboração de projeto executivo e licitação para a implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo para a instalação do BRT.
Para a implantação de toda a infraestrutura do BRT, o Governo do Estado se responsabilizará pela realização das obras: corredor segregado, as estações e terminais, os sistemas de monitoramento de frota e segurança e a aquisição dos ônibus movidos a eletricidade.
Os investimentos estimados serão de R$ 430 milhões, com aquisição de 54 ônibus elétricos. As obras devem durar até 24 meses, sendo que o BRT é considerado o que modal que apresenta o menor custo e tempo de implantação, além de menor impacto no trânsito e menor tarifa, na faixa de R$ 3,04.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
Helder Santos | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 11h2910
Tem que questionar, em audiência publica, para o governo se esse valor de 430 milhões já está incluso o valor de possíveis desapropriações. Porque, concerteza, haverá muitas desapropriações, principalmente nos pontos onde haverá estações do BRT, onde trechos são mais largos, necessitando além de das estações, uma faixa de rolamento para ultrapassagem, não precisa ser técnico para perceber isso.
-
Dra Consolação Morada do Ouro | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 10h4711
Fiquem caladinhos cuiabanos. BRT tá bom até demais para esse poveco atrasado que anda sem máscara transmitindo coronavirus e depredam as coisas.
-
deovaldo | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 10h4220
Vai ficar bom demais para Cuiabá e VG se esse modal realmente for feito sem roubalheira........Torço sempre para que de certo e consigamos atualizar o meio de transporte, pois só no ando de ônibus pelo desconforto e os carros velhos que temos,,,,,se esse modal vier aposentarei o carro....concerteza
Confira também:
- Abril de 2021
-
Cidades / Nova Mutum
Fogo se espalha rápido e provoca destruição em supermercado de MT
-
Cidades / Incêndio
Irmãs morreram abraçadas na cama e pais doam as córneas: estou acabada, diz mãe
-
Cidades / Cáceres
Credores cobram dívidas milionárias junto ao hospital São Luiz do grupo Pró-Saúde
-
Cidades / Coronavírus
Cadastro para pessoas de 60 a 64 anos é liberado no site da vacinação da Capital
-
Cidades / Mobilização
Família de Isabele organiza protesto nesta 4ª e pede que "Justiça seja mantida"