Cidades

Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 14h:09 | Atualizado: 03/12/2020, 17h:45

APOIO DA AERONÁUTICA

Corpo de piloto de helicóptero do Ibama é resgatado no Pantanal após 2 dias - leia

Reprodução

Coronel Mauro Tadeu

O corpo do coronel do Corpo de Bombeiros do Pará, Mauro Tadeu, de 54 anos, morto nesta segunda (30) em queda de helicóptero durante ação de combate a incêndio no Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, foi resgatado na manhã de hoje (3). O acidente ocorreu próximo à divisa  Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.

A demora para retirar o corpo do comandante deu-se por conta da aeronave ter caído em uma região na div lamacenta, o que dificultou o resgate. Uma aeronave da Aeronáutica chamada Black Hawk (Falcão Negro), que consegue carregar até quatro toneladas fará a retirada do helicóptero do Ibama - que pesa 1.200 quilos.

A ação foi resultado de uma força tarefa que envolve o Centro de Operações Aéreas (Coaer) do Ibama, a Aeronáutica, a Helisul Táxi Aéreo, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do Mato Grosso e o Corpo de Bombeiros.

As causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigações da Aeronáutica (Cenipa).

O acidente

Na manhã desta segunda (30), o piloto decolou da região de Porto Jofre, junto com mais três tripulantes, para combater um incêndio no Parque Nacional do Pantanal. Como de praxe, o comandante desembarcou sua equipe no solo e passou a captar água em um corpo d’água nas proximidades para combater o incêndio na região.

Após alguns lançamentos, os tripulantes ouviram no rádio a mensagem “estou caindo”, e, em seguida, houve o ruído do impacto na aeronave no solo. Os tripulantes, isolados e sem comunicação, foram resgatados sem ferimentos após algumas horas do acidente.

Assim que foi verificado o atraso da chegada da aeronave a base, o protocolo de busca e salvamento foi acionado pelo Ibama e aeronaves da Aeronáutica começaram as operações. As buscas, para encontrar cmte Mauro Tadeu e o helicóptero do modelo Bell BH06 Long Ranger, foram iniciadas por volta das 15h do mesmo dia e seguiram por toda madrugada.

Apenas no início da manhã de terça foi localizado o helicóptero caído num curso d’agua, de ponta cabeça, e o corpo do piloto preso na aeronave.

O Ibama lamenta o falecimento do Cel. Mauro Tadeu e presta solidariedade a sua esposa, família e amigos.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • EDMAR AUGUSTO DE OLIVEIRA SILVA | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 19h19
    0
    0

    Um grande herói que merece ser reconhecido por sua luta contra as chamas, nosso país tem o péssimo habito de transformar pessoas em "reis", "rainhas", BBB´s em heróis mas se esquece dos que realmente o são. Parabéns grande herói solitário, que perdeu sua vida na luta contra o incêndio, Você com certeza é um grande herói. Meus pesâmes à toda familia e amigos, e torço para que sua luta seja lembrada como um ato de heroísmo. Você é meu herói ! Obrigado por seu sacrifício e sua luta pelo nosso meio ambiente.

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.