Cidades

Domingo, 22 de Setembro de 2019, 07h:19 | Atualizado: 22/09/2019, 07h:28

Motoristas de aplicativo

Cuiabanos avaliam melhor motorista com "carro legal", bom papo e que dá balinha

Eles vão e vêem levando passageiros. Chegaram com a promessa de prestar serviço de qualidade e, após quase três anos atuando em Cuiabá e Várzea Grande, uma forma de verificar se estão cumprindo uma boa viagem são os elogios dos clientes ao final da corrida. Passageiros de corridas por aplicativo, como a Uber, aprovam com “mais estrelas” os motoristas que são educados, atenciosos, tem carro legal e oferecem serviço diferenciado.

Rodinei CrescêncioArteRdnews

Quadro Uber

 

Sempre ao final de uma corrida, o usuário avalia a viagem com uma nota de 1 a 5 estrelas, além de um elogio pré-estabelecido – veja quadro dos elogios ao lado. Além disso, é possível fazer comentários. Segundo a Uber, as notas são definidas a partir da média das últimas 500 viagens avaliadas e "ajudam a manter um padrão mínimo de qualidade".

A nota mínima para um motorista rodar na baixada Cuiabana é de 4,6. De acordo com a Uber, o motorista que fica abaixo desta classificação fica na lista de espera por alguns dias, normalmente de 24 a 48 horas, e após isso é dada uma segunda oportunidade. Se isso acontecer mais outras duas vezes, o motorista é desativado definitivamente.

Há pouco mais de um ano como motorista de aplicativo, Lilian Keila de Lima, 37 anos, disse que, no geral, os feedbacks dos passageiros são bons. “Sempre procuro conversar com o passageiro. Eles elogiam o carro estar sempre limpinho, que sou atenciosa no trânsito e educada”, comenta a assistente social de formação e que estuda para concurso público.

Já Anderson Teixeira da Silva, 42 anos, também disse que a relação com os passageiros são ótimas. “Até por que você tem que entender o passageiro. E prestar um serviço de qualidade para ele. Ser um motorista cuidadoso, atencioso e respeitoso”, disse o motorista por aplicativo que já atua há um ano e um mês, após fechar uma lanchonete do qual era proprietário por conta da crise econômica.

Arquivo Pessoal

Lilian Uber

Lilian afirma que educação rende boas avaliações

Uma das vantagens de ser motorista bem avaliado é ser chamada por passageiros também igualmente bem avaliados. "Torna a viagem mais segurança", conta Lilian. Ela explica que usuários também são classificados em estrelas e os mais elogiados são garantia de viagem mais tranquila.

Anderson conta também que avaliações mais positivas tornam o motorista mais graduado. Em outros casos, recebe também mais solicitações de viagens e mais cedo que os não são bem elogiados. Alguns inclusive chegam a ganhar recompensa em forma de dinheiro, mas precisa chegar o ponto de serem cinco estrelas.

Junto com os feedbacks positivos, Lilian conta que sua classificação nunca abaixou para menos de 4,92 e aponta que acontece de levar notas baixas. “Acontece também do passageiro não gostar de ter viajado com você. Ter acontecido algum fator no trânsito, por exemplo, demorou muito e chegou atrasado. Algum comentário que você (motorista) faça e o ele não gosta”.

Já Anderson contou que recebeu a nota "1 estrela" por conta de um carro sujo. "Ela (passageira) se importou que meu carro está precisando de limpeza. O cliente olha detalhes. Não estava satisfeita e avaliou para que eu melhorasse mais", disse.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Rodinei (motorista de aplicativo) | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 08h07
    0
    1

    Gilston, concordo em parte com seu comentário, mas, já que vc está generalizando, """Estes motorista de Uber são sem educação"""", é fácil de resolver, não peça mais motorista de aplicativo, simples assim...

  • Gilston | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 12h45
    2
    3

    Estes motorista de Uber são sem educação, não abre a porta pra ninguem entrar mesmo sendo idosos ,crianças e gestante. Eles chegam no local e ficam parado dentro do carro como esperando a gente entrar. MOTORISTA EDUCADO , CHEGA NO LOCAL DESCE E FRANQUIA A PORTA. É importante motorista do Uber descer, pra gente ver se esta trajado adequadamente, sem bermudão, sem barba cabelo aparado. Hoje dá medo quando entramos num uber o motorista só pergunta o nome da gente e não se apresenta tambem.

Secretário terá de explicar contrato

alex vieira 400 curtinha   O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira (foto), tem dois dias para apresentar defesa ao TCE sobre uma representação da empresa F. M Paragas, propriedade de Fernando Marcelo, que apontou supostas irregularidades na contratação, por dispensa de...

Presidente da OAB e péssimo exemplo

leonardo campos 400 curtinha   Continua repercutindo muito mal, inclusive em âmbito nacional, o escândalo em que se envolveu Leonardo Campos, o Léo Capataz (foto), que acabou se afastando da presidência da OAB-MT. Deu um péssimo exemplo à sociedade. Ele foi parar na Delegacia, na semana passada, sob...

3 fortes para prefeito de Rondonópolis

ze do patio 400 curtinha   Apesar da "inflação" de prefeitáveis em Rondonópolis, com quase 10 se colocando como virtuais candidatos a prefeito, a disputa deve ficar acirrada mesmo entre três. Um deles é Zé do Pátio (foto), do Solidariedade. Vai tentar o terceiro mandato não consecutivo e...

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.