Cidades

Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 11h:40 | Atualizado: 06/01/2011, 15h:57

Articulação

De olho nas eleições municipais, DEM já assedia Sérgio e Mendes

Sérgio Ricargo   Após a reunião com as lideranças nacionais do DEM, incluindo o presidente da executiva nacional, Rodrigo Maia, e os deputados federais Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), o deputado federal diplomado, Júlio Campos, revelou a vontade do partido de cooptar nomes já conhecidos da política local. Entre as lideranças que a sigla já assedia está o empresário Mauro Mendes (PSB) e o deputado estadual e apresentador de TV Sérgio Ricardo (PR).

   A prioridade, segundo ele, é fortalecer o partido rumo às eleições municipais de 2012. A cúpula, inclusive, não nega o mau momento vivido desde as últimas eleições, quando o partido rompeu com o governo Silval Barbosa (PMDB) e se colocou como oposição. Na época, estudaram lançar o senador Jayme Campos como candidato ao Palácio Paiaguás, mas acabaram apoiando o projeto do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), derrotado nas urnas. Com a indicação do deputado estadual Dilceu Dal Bosco para disputar o cargo de vice-governador, o parlamentar perdeu a chance de se reeleger e ficará sem cargo público pelos próximos dois anos. “Se nós tivéssemos um projeto próprio, teríamos um resultado melhor”, avalia Júlio. Logo em seguida, ele pontua que o partido saiu menor. "Mas está revigorado para disputar as próximas eleições”, ressalta.

   Pensando nas principais prefeituras do Estado, como as de Cuiabá e Várzea Grande, o DEM ainda não consegue elencar possíveis nomes de peso em seu próprio quadro. Entre os democratas, quem já teria colocado seu nome à disposição da cúpula para tentar uma vaga no Palácio Alencastro seria a deputada estadual Chica Nunes, que não conseguiu se reeleger, conquistando apenas 9.467 votos. “Qualquer filiado do partido pode disputar o cargo”, ressaltou Júlio, numa referência às eleições de 2012. O problema é que a parlamentar também acumula os escândalos de sua gestão como presidente da Câmara Municipal e chegou a ter o mandato cassado num processo por compra de votos, permanecendo na Assembleia por força de liminar. Recentemente foi inocentada pelo TSE.

   Precisando de novas lideranças, um dos nomes mais cobiçados pela sigla seria o de Mendes. Mesmo sem nunca ter conquistado um cargo político, ele ficou em segundo lugar, tanto na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, em 2008, quanto pelo Governo, em outubro do ano passado. “Qual partido não gostaria de ter Mendes como seu filiado?”, questiona Júlio.

Mauro Mendes   Depois que deixou o PR e se colocou como oposição direta ao governador, nem o bom desempenho do empresário nas eleições foi capaz de deixá-lo em situação confortável dentro de seu próprio partido. Isso porque o PSB, sob o comando do deputado federal, Valtenir Pereira, integra a base aliada ao Governo. Apesar de ser o principal nome dos socialistas para buscar o fortalecimento e autonomia na disputa pela prefeitura, Mendes encontra as portas abertas tanto no PSDB, como no DEM.

   Para a prefeitura de Várzea Grande, Júlio apresentou um projeto ainda mais ousado. Ele destaca que o partido busca um nome expressivo para concorrer ao cargo e, de acordo com o deputado federal, uma boa opção para disputar pelo DEM seria o deputado estadual Sérgio Ricardo (PR). A possibilidade chega a parecer absurda, levando em consideração que, para isso, o republicano, que foi o segundo mais votado do Estado em 2010, poderia perder o mandato, já que teria que se desfiliar do PR ainda neste ano, para ter legitimidade e concorrer ao posto por outra sigla. No entanto, o democrata ressalta que Sérgio Ricardo já possui uma propriedade em Bom Sucesso e precisaria apenas mudar seu domicílio eleitoral. “Aqui ele teria mais abertura e Sérgio já tem afinidade conosco”, comenta.

   Júlio chega a citar, sem empolgação, alguns possíveis democratas para disputar a prefeitura de Várzea Grande, como o de Wilson Grafite, Mário Cândido Figueiredo e o do vereador Chico Curvo, mas, de olho no deputado estadual, o cacique do DEM descarta nomes do próprio quadro, inclusive o do seu irmão, o senador Jayme Campos, que já administrou o município e desfruta de uma boa avaliação entre a população. O deputado federal também exclui a possibilidade de outro membro da família Campos concorrer. “Júlio Neto ainda precisa amadurecer mais financeiramente. Talvez no futuro ele ou uma das meninas possam disputar, mas agora ainda não”, ponderou.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • MARCIO | Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 20h32
    0
    0

    falem pra mim so um que jaime e julho apoio e nao quebrou a cara?e sairam queimados!! que diga nereu botelho carlos gomes emanoel pinheiro etc....

  • lutero cesar | Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 19h19
    0
    0

    mauro mendes éo mais preparado para ser prefeito de cuiaba um empresario bem sucedido que sabe administrar.cuiaba precisa disso de bom administrador nao so precisa como merece 2012 é mauro mendes sim senhor

  • Ricardo | Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 16h37
    0
    0

    VG ta sacramentado ....é Nico Baracat com apoio da máquina do governo !!! La ja eras....

  • Andrade Gutierrez | Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 15h02
    0
    0

    Julio Neto amadurecer apenas finaceiramente??? E julio nem daqui 1000 anos.No DEM para prefeito de VG ou lança o Jaime ou cale a boca meu caro! VG ja deixou de ser curral politico dos Campos ha muito tempo,vc ainda não aprendeu com suas derrotas recentes? Campos Neto foi +esperto abocanhou o cargo do Pai como conselheiro vitalicio no TCE/MT! Varzea Grande é uma incógnita pois só tem corrupção nas paginas politicas diarias! Wallace se sair candidato leva também,Nico baracat outro nome,maksuês leite! Agora vc não Julio Campos pois senão leva uma surra doida nas urnas!

  • HILDESON R. MOREIRA | Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 14h57
    0
    0

    vcs, sabem o por que estão desesperados, é por os nossos pratas da casa não souberam trabalhar,nem em vg nem cbá, pois vejamos o ROBERTO é cuiabano deu no que deu,fez muito para a comuinidade e não para os funcionarios, já o ANTERO que é de cbá também não fez nada. é por isso que têm o ditado que santo de casa não faz milagre ou me mostra o que os já citados ou JULIO CAM POS OU JAIME ?

  • BRITO | Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 14h38
    0
    0

    nos queromo o jaime campos ,pra dar um cacete nele ,vamos fazer igual a julio campos , vem tambem segio vc vai ser detonado , eu sei que vc quer ir pro tribunal de conta , cuidado o povo não é um idiota mais ,

  • ailson lim@ do bairro alvorada | Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 13h56
    0
    0

    EU ACHO UMA OTIMA IDEIA O MAURO TEM TUDO PARA SER O NOVO PREFEITO DE CUIABA ,QUE ELE SAIA DO PSB E VA PARA O DEM

  • Neanderson Lopes | Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 12h39
    0
    0

    Para mim, esta noticia nao traz nenhuma novidade. Primeiro: todos sabem que o DEM é um partido fisiologista, que faz de tudo para estar, se manter, se perpetuar no poder. Vide, por exemplo, o impasse que o partido está: continua oposição, apenas apoia Silval, ou apoia Silval para comandar a Secretaria de agricultura de porteira fechada. É obvio: a terceira opção vai prevalecer. Segundo: na ultima campanha, em alguns municipios do Estado, teve varios carros de som adesivados que faziam propaganda para Sergio Ricardo, Ezequiel Fonseca, Julio Campos para deputado federal, e Mauro Mendes para governador. Alguns candidatos a deputados estadual do lado de Silval fecharam alguns acordos "off-line" com Julio Campos. Pediram para seus familiares, amigos mais proximos, cabos eleitorais, financiadores de campanha, aliados e filiados fieis para votar em Julio Campos para dep. federal.

  • profª nice | Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 12h01
    0
    0

    Eu não entendo esse sr. Julio Campos...será que ele está gaga ou realmente ele acha que o povo de Vg é idiota pois ele tem coragem de dizer com a cara limpa que Sergio Ricardo pode vim concorrer a prefeitura de Vg, " é só ele transferir o domicilio eleitoral pra cá pois ele tem uma casa no bom sucesso" (palavras de julio, é eu acho que ele pode realmente dizer isso pois ele (Julio) tem o domicilio eleitoral aqui enquanto mora em Cuiabá (todos sabem só a justiça eleitoral que não) e ele pensa com certa razão pois o povo de Vg ainda votaram nele apesar de tudo, péssimo governador, com atraso de salarios, greves e banana para o servidor público, ele acredita mesmo que pode dizer o que quer, menospreza a inteligencia do povo pois ele termina o pronunciamento dele dizendo que seu filho pode ser candidato só precisa amadurecer mais financeiramente... essa colocação eu realmente não entendi...será que é pelo fato de acreditarem que na politica só se ganha eleição comprando voto? me diz o quê se pode esperar dessa gente?

  • MIRSHO | Quinta-Feira, 06 de Janeiro de 2011, 11h51
    0
    0

    Só se o Sergio Ricardo for idiota!!! Vê-se o exemplo do Maksuês, Bezerra e Lino Rossi. Abra o olho Sergio!!!!!!!!!!!!!!!!

4 órgãos do Estado no monitoramento

Como parte de um projeto piloto, quatro órgãos públicos do Estado estão sendo monitorados em tempo real, com câmeras analíticas que fazem o videomonitoramento. Nas funcionalidades do sistema estão até simulações de ativação de alarme e botão do pânico. As câmeras estão instaladas na 10ª Ciretran, na Superintendência de Assistência Farmacêutica e em duas...

Governo inaugura posto na fronteira

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes (foto) inaugura na quarta o Posto do Limão, do Gefron, na região de Cáceres. Decola para Cáceres logo cedo e pousa na pista da fazenda Santa Helena. Dali segue 14 km de carro até o posto a ser inaugurado. O chefe do Executivo vai aproveitar para fazer um...

Estiagem faz Tangará racionar água

renato_golveia_curtinha400   A estiagem severa que castiga o Estado e provoca milhares de focos de incêndio, começa a afetar o sistema de abastecimento de água. Em Cuiabá, a concessionária pediu uso consciente da água. Já em Tangará, a situação ganha contornos dramáticos. O...

Lucas arrecada R$ 58 mi em impostos

binotticurtinha_400   Lucas do Rio Verde, sob Luiz Binotti (PSD), arrecadou R$ 58,274 milhões em impostos de 1º de janeiro até 13 de setembro deste ano, às 17h. Os dados são do Impostômetro e foram divulgados pela Fecomércio. No mesmo período em 2018, foram R$ 52,493 milhões. Nos 12 meses...

De fora da disputa em Rondonópolis

percival muniz 400   O pecuarista Percival Muniz (foto), hoje "mergulhado" nas duas fazendas na região do Xingu, adianta que não será candidato a prefeito de Rondonópolis, posto já ocupado por ele por três vezes. Mesmo com recall junto à população de bom gestor e popular, ele é...

Conselheira e o faturamento familiar

jaqueline jacobsen curtinha 400   Está repercutindo muito mal para a conselheira substituta do TCE-MT Jaqueline Jacobsen (foto) a notícia publicada pelo site O Livre, nesta sexta, de que a sua irmã, advogada Camila Jacobsen, em sociedade com Eveline Guerra, filha da conselheira, são sócias da "Jacobsen &...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.