Cidades

Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011, 08h:08 | Atualizado: 10/01/2011, 09h:30

NORTELÂNDIA

Depois de "enxugar" a máquina, Neurilan quer aumentar salários

   Depois de ter aplicado cerca de 47% do orçamento de 2010 na folha de pagamento, o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PR), já planeja reajustar o salário dos funcionários municipais. “Eu peguei o município com 70% comprometido com a folha. Nós conseguimos aumentar a receita e enxugar a máquina. Agora eu quero dar um aumento para nossos servidores e contratar mais pessoas qualificadas”, destaca.

   De acordo com a legislação, a folha de pagamento dos servidores não pode ultrapassar os 54% do orçamento do município. Após conseguir se adequar à lei, ainda na primeira metade de seu mandato, Neurilan terá um grande desafio para poder realizar sua vontade e aumentar o valor pago aos funcionários.

   Isso porque, segundo o próprio prefeito, Nortelândia tem um orçamento muito pequeno. Em 2011, o republicano terá que administrar a cidade com apenas R$ 9 milhões. “Esses são os recursos próprios e os repasses federais, mas podemos contar com emendas parlamentares e parcerias com o governo”, explica.

   Apesar de reconhecer que seu município é um dos menores do Estado, ele se diz satisfeito com seus dois primeiros anos de gestão e, nesta segunda metade, aposta em ações que fomentem o turismo de eventos na região. “Vamos construir espaços para shows e investir em infraestrutura turística”, pondera.  Logo em seguida, ele ressalta que a vinda da Copa de 2014 também deve garantir mais recursos previstos para a cidade. "Com certeza a Agecopa e o governo vão nos ajudar”, completa.

   Otimista, ele revela que o motivo da satisfação se deve ao fato dele ter cumprido o planejamento que fez para seus quatro anos de mandato e ter conseguido fazer até um pouco a mais do que previsto durante sua campanha. “A cidade está muito bem cuidada, tanto pela administração pública, quanto pela população”, pondera.

   Sua principal proposta foi a mudança do perfil econômico, social e político de Nortelândia. “Estamos saindo de um regime paternalista para uma democracia voltada à produção, sustentabilidade econômica e sócio-ambiental independente do poder público”, avalia. Neste sentido, o prefeito comemora a implementação de uma cooperativa de produtores, cujos produtos já são comercializados no mercado local. Já o que ele considera como o “a mais” dentro da programação são os avanços em termos de infraestrutura, incluindo a recuperação da máquina pública, aquisição de novos equipamentos e realização de pavimentação asfáltica.

   Diante da situação considerada positiva por ele, Neurilan não esconde que já pensa numa possível reeleição. "Em 2011 vamos dar continuidade ao trabalho que estamos realizando e 2012 será uma continuação. Esperamos continuar com o mesmo ritmo, já que fomos agraciados por um instituto sediado em Santa Catarina como um dos melhores gestores do país”, ressalta.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • valdeci | Quinta-Feira, 26 de Julho de 2012, 11h00
    0
    0

    Nessas últimas duas décadas, o melhor e mais batalhador dos prefeitos de nortelandia, foi e está sendo o Neurilan. Ele deu outra cara para a cidade. Já fazia 6 anos que eu não visitava a minha cidade natal, fiquei feliz e muito contente de encontrá-la bem estruturada e bonita. Parabéns Neurilan. Você faz inveja para qualquer outro prefeito de Município do nosso País.

  • ROBERTO TOLEDO | Terça-Feira, 11 de Janeiro de 2011, 00h43
    0
    0

    Jornalismo é coisa séria, ela elogia, denuncia, investiga, julga, condena e prende. Só que não pode elogiar pela manhã, e contradizer tudo no período da tarde. E a credibilidade onde fica! Pois, quando o jornalismo é bom, feito com competencia e seriedde, assegura a tomada de consciencia do povo em todos os assuntos expostos.

  • Real | Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011, 14h05
    0
    0

    Ei,Chico nós da prefeitura de Cuiaba estamos precisando também de um aumento salarial.

  • Marcelo Cuiabano | Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011, 13h11
    0
    0

    Eu passei dois dias em Nortelandia, realmente a cidade é simples mais bem cuidada, limpa com com casas com jardins na frente, não ve mato na cidade lotes sujos parabens prefeito e população que ajuda cuidar!!! Prefeito chama o Galindo para comer um peixe lá em Nortelandia e da uma volta na cidade, talvez ele anima um pouco!!

  • THIAGO ALBUQUERQUE | Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011, 10h29
    0
    0

    Sou Nortelandense e fico feliz em ver que Nortelândia está nas mãos de um Prefeito que realmente trabalha, diferente dos 2 últimos que simplesmente afundaram nosso amado município!

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

Carta de Abicalil cita traição de Lúdio

carlos abicalil 400 curtinha   Carlos Abicalil (foto), ex-federal e hoje assessor do deputado Valdir Barranco, demonstra até hoje estar "atravessado" com Lúdio Cabral por causa da traição política de 2010. Na época, mesmo o PT o tendo lançado ao Senado, Lúdio, ex-vereador por Cuiabá e...

Júlio apoiou Bolsonaro pra varrer o PT

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), pré-candidato a senador pelo DEM, diz que em 2018 não só votou em Bolsonaro, como participou de carreata e vestiu camisa com as cores verde e amarela em apoio à candidatura do capitão. Lembra que estava convicto naquele momento de que era preciso varrer o PT...

Já com apoio de mais de 50 prefeitos

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) não para nas articulações políticas. E, se apoio elevado de prefeitos vier a ser decisivo, ele será eleito senador na suplementar de 26 de abril. Dos 141 gestores municipais do Estado, mais de 50 já anunciaram que estarão no palanque do...

Grupo de EP e Kleber pra marketing

kleber lima 400 curtinha   O grupo do prefeito Emanuel Pinheiro decidiu abrir diálogo com o jornalista e marqueteiro Kleber Lima (foto), visando o pleito de outubro. Não há mais resistência a uma possível contratação de Kleber, independente de quem o grupo lançar ao Palácio Alencastro,...

Prefeito coloca secretarias em alerta

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) colocou em estado de alerta a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos por causa da chuva torrencial que caiu neste sábado em Cuiabá. Em vários locais, inclusive na região central, como em frente à praça...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.