Cidades

Domingo, 22 de Maio de 2016, 09h:06 | Atualizado: 22/05/2016, 09h:32

Deputado critica hospital por proibir parto humanizado e vê retrocesso

Gilberto Leite/Rdnews

wancley_capa.jpg

 Deputado estadual Wancley Carvalho defende parto humanizado e criticou decisão de hospital

O deputado estadual Wancley Carvalho (PV) saiu em defesa do parto humanizado e criticou a direção do hospital São Matheus por ter afastado o ginecologista e obstetra Victor Rodrigues,  especialista neste tipo de procedimento.

O assunto ganhou repercussão na mídia esta semana quando as mães iniciaram uma campanha nas redes sociais apoiando o médico. O que chamou a atenção é que o hospital alegou que não mais poderia receber os partos humanizados devido aos gritos das mulheres, que incomodariam os demais pacientes.

Em nota, o Hospital São Matheus explicou que não tem estrutura adequada e informa que continuará a realizar o parto normal e a cesárea, no centro cirúrgico, normalmente.

Wancley, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas de Saúde (Frente Holística), questionou o fato de há mais de 15 anos o médico se dedicar a este tipo de parto e somente agora a unidade se manifestar contrária. Para ele, foi desrespeito e considerou como uma forma de restringir a forma de nascer e ainda vai na contramão."Foi na contramão das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e cria restrição na forma de nascer", ressaltou.

O parlamentar lembrou ainda que a América Latina é campeã em cesárea e o Brasil vem tentando mudar esta realidade. Ele adianta que não vê na escolha pela cesariana, como forma nascer. "Estamos falando de vida. Para mudar o mundo precisamos mudar a forma de nascer. Muitos médicos e hospitais optam por cirurgias pela comodidade, porque não querem esperar a fisiologia do corpo da mulher e o tempo de nascer. Não vejo problemas na escolha pelo parto cesariana, desde que a mãe tenha ciência das duas opções e benefícios para ambos", finalizou.

No mês passado o deputado apresentou um projeto de lei com objetivo de garantir a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares, da rede pública e privada de Mato Grosso.

Para que essa lei entre em vigor é necessário que os hospitais estejam aptos a acolher essas gestantes. "É hora de discutir a implantação de uma casa de partos na capital. Tenho sido cobrado e vou lutar por isso junto com a Frente Holística em defesa das práticas integrativas em saúde", concluiu.

O Hospital São Matheus não tem a intenção de se adequar.  Ressaltou em nota que existem outras unidades adequadas para atender ao parto humanizado e sugere que as procurem.

Hospital proíbe parto humanizado com especialista; mães repudiam ato

O parto humanizado é feito no próprio quarto do hospital, com a participação do pai e/ou acompanhante de maneira mais natural possível. Devido a demora, muitos médicos acabam optando pelo normal, em que aplica-se remédio para induzir e até anestesia para amenizar a dor da mãe. Em outros casos opta-se para a cesárea, na qual a mulher passa por cirurgia e, quando não há complicações, é um procedimento de pouco mais de uma hora. (Com Assessoria)

Veja, abaixo, o pronunciamento de Wancley:

 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Gilston | Domingo, 22 de Maio de 2016, 12h21
    0
    0

    Olá, pelo que eu li e escutei, a proibição é contra o barulho, que está encomendando e constrangido outros pacientes ou até mesmo os propários familiares da futura mamãe. Pra mim, é só fazer um acústico na sala pra que o barulho não se exala e pronto. Isso se for por causa do barulho como eu ouvi na tv.

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

2 deputados empurrados pra oposição

allan kardec 400   Por causa da bandeira que têm carregado de defensores dos servidores públicos, dois deputados do núcleo do governo começam a caminhar para oposição. Um deles é o pedetista Allan Kardec (foto) que, de tanto ser pressionado pelas chamadas bases para reagir contra a PEC da...

Elogios à gestão proba Mauro Mendes

marcelo oliveira 400 curtinha   O secretário de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura e Logística), Marcelo de Oliveira (foto), fez questão de destacar nesta quarta, em entrevista ao vivo ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que o governador Mauro Mendes tem se empenhado ao máximo para fazer uma boa gestão,...

2 frentes do MDB e apostas em Cuiabá

gustavo padilha 400 curtinha   O MDB vive uma situação curiosa em Cuiabá. Embora no comando da prefeitura, com Emanuel Pinheiro, o partido só conseguiu reconquistar cadeira na Câmara há três meses, com a filiação de Juca do Guaraná, aproveitando a janela partidária. Em 2016,...

Opositores ganham força em Barra

adilson gon�alves 400 curtinha   Grupos de oposição estão ganhando "musculatura" em Barra do Garças, numa expectativa otimista de derrotar o candidato apoiado pelo prefeito Beto Farias (MDB), o atual vice Wellington Marcos, que está filiado ao DEM. Wellington é considerado nome "pesado"...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.