Cidades

Terça-Feira, 11 de Agosto de 2020, 08h:01 | Atualizado: 11/08/2020, 09h:03

SEPULTAMENTO

Dom Pedro será enterrado ao lado de índios e peões, às margem do rio Araguaia

dom pedro

Por ser admirado e respeitado por tantos, dom Pedro está sendo velado já pelo segundo dia consecutivo, em Ribeirão Cascalheira (a 883 km de Cuiabá), e o enterro dele será somente nesta quarta (12), por volta das 8h da manhã no cemitério dos Karajás e dos Peões, às margens do rio Araguaia, em São Félix do Araguaia (a 1.173 k de Cuiabá). O corpo seguirá de uma cidade a outra em cortejo. O cemitério é uma área um pouco afastada da zona urbana, acima de um banco de areia, de onde dá para ver o rio. Era a vontade dele ser enterrado ao lado de indígenas e sem-terra e perto do espelho d´água.

Cleidson Ima'arawyi, filho de pais das etnias Karajá e Tapirapé, diz que na aldeia onde mora, a Hawalora, que fica em Santa Terezinha, ali pela região do Araguaia, os mais velhos contam aos mais novos sobre as benfeitorias do bispo."Repassamos a história oralmente e assim desde criança ouço falar de dom Pedro, não temos livros, mas temos memória", relata.

dom pedro e sem terra

Fazia missa entre galinhas e tinha poucas roupas: fé pé no chão

Além dos Karajá e Tapirapé, na região do Araguaia vivem também os Maxakali e os Kanela. De acordo com Cleidson, todos estão sentindo a morte do católico.

Sebastião Carlos Moreira, o "Tião", liderança do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), destaca que dom Pedro não apenas apoiava os indígenas e os sem terra como fazia frente junto eles. "Foi fundamental na época de demarcação de Marãiwatsédé, dos Xavante, por exemplo, chegou a ser ameaçado de morte, teve que ficar desaparecido por um tempo, sem ninguém saber onde estava".

Tião mostra um documento histórico da presidência da Funai, datado de 30 de junho de 1975, proibindo a entrada dele em terra indígena, principalmente no Araguaia.

DOCUMENTO DA FUNAI

“Era a favor da reforma agrária, da democratização da terra, da terra acessível a quem nela trabalha, participou de todos os assentamentos na região na década de 70, 80, 90, foi um dos fundadores do CIMI e da CEBs também”.

Foi também precursor no ecumenismo e defendia o respeito a todas as religiões, combatendo doutrinários, que invadiam aldeias, diminuindo a fé estabelecida, querendo impor uma outra.  

Na prelazia, dividia a casa com demais religiosos e leigos da pastoral. Era uma comunidade real, relata Tião.

Adepto da partilha, dom Pedro tinha uma frase que usava sempre: "Na dúvida, fique ao lado dos pobres".

Nesta manhã está tendo missa campal de despedida a este líder e ao meio dia o corpo segue por chão até São Félix, com cortejo. Das 18h até o amanhecer, ainda terá uma noite de vigília, até o sepultamento.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.