Cidades
Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021, 15h:26 | Atualizado: 06/01/2021, 20h:00
Escolas particulares ainda esperam aval da prefeitura para definir retorno às aulas
Allan Pereira

Após o Governo anunciar a retomada "híbrida" de 380 mil estudantes às salas de aulas da rede estadual, as escolas privadas ainda esperam autorização das prefeituras, principalmente de Cuiabá e de Várzea Grande, para retomar o ensino de forma presencial ou híbrida.
“O problema é que está uma confusão tão grande. O Governo fala uma coisa, as prefeituras fazem outra e a gente está no meio do tiro cruzado”, afirma ao o presidente do Sindicato dos Estabelecimento de Ensino (Sinepe) de Mato Grosso, Gelson Menegatti Filho.
Gelson pontua que municípios, como Sinop, Nova Xavantina e Água Boa, já liberaram o retorno, conforme seus próprios protocolos de segurança. Enquanto isso, na Região Metropolitana e demais cidades, as escolas particulares ainda não contam com essa autorização.
Em Cuiabá, por exemplo, está liberada apenas a educação infantil até quatro anos, aulas de idioma, aulas práticas de ensino técnico e superior. O último decreto da prefeitura, de 10 de dezembro do ano passado, prorrogou a suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais até 31 de dezembro de 2020. Passada a data e sem novas disposições, esta regra ainda vale.
Escolas preparadas
Apesar do impasse, o presidente afirma que as escolas estão prontas para as volta às aulas e preparadas para seguir a risca “toda a parafernália” para garantir a segurança biológica dos alunos, como distanciamento social e álcool-gel, adotando o protocolo adotado por cada prefeitura em decreto.
“De qualquer forma, nosso ano letivo [de 2021] vai iniciar”, pontua. As escolas devem começar as aulas em fevereiro, mesmo que seja à distância, de forma presencial ou híbrida com revezamento de grupos de alunos, segundo Gelson. A data de início varia de escola para escola.
O presidente diz ainda que para a Capital, onde concentra a maioria de estudantes e escolas, aguarda uma agenda para se reunir com o prefeito Emanuel Pinheiro com o objetivo de discutir a autorização das aberturas das escolas.
Críticas
O anúncio da retomada das aulas foi feita em meio ao crescimento de casos de coronavírus em Mato Grosso. Segundo o secretário Alan Porto, a decisão foi tomada considerando curva de evolução do novo coronavírus e pode ser reavaliada a qualquer momento. As aulas foram suspensas em março, após o primeiro registro da doença em Mato Grosso.
Mas o presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia, deputado estadual Valdir Barranco (PT), entende que não é momento de retomar as aulas enquanto a população não for vacinada. "Só assim teremos segurança sanitária para o retorno às aulas em todo o estado”, disse.
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
Júlia | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021, 20h5252
Comentário injusto ao dizer que os professores não estão trabalhando. Pelo contrário, o trabalho dobrou diante das novas demandas. Aulas on-line, atividades e provas . As escolas particulares tem feito um excelente trabalho diante da situação atual. Quem não conhece o contexto do que está acontecendo, faz julgamentos errados e maldosos contra uma classe sempre desvalorizada pela sociedade . Vale a pena refletir antes de falar !
-
UIARA Mattos | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021, 18h1436
Vamo trabalhar cambada. Professor está recebendo sem trabalhar com desculpa do coronavirus. Quem não voltar será exonerado. Matogrossense é preguiçoso.
-
José Carlos. | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021, 17h3551
Dona Dita CPA 2, deve desconhecer as regras sanitárias. Quem determinou a suspensão as aulas foram as autoridades não foi os profissionais da educação. Provavelmente não suporta os próprios filhos ou netos em casa e acha que a escola tem que dar educação. que não teve em casa.
-
Dona Dita CPA 2 | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021, 16h5547
Acabou a teta de professor que recebem sem trabalhar. Vão ter que aguentar crianças irritantes na sala de aula novamente. Chega de preguiça.
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Cidades / VENTO
Com chuva, forro da entrada do Palácio Paiaguás despenca e fica pendurado vídeo
-
Cidades / CRIME NO ALPHAVILLE
Adolescente que matou Isabele deixa o Pomeri para tratar dente em uma clínica
-
Cidades / MUNICÍPIOS
Casos da Malária explodem 306% em 2021 e SES faz alerta devido à Covid-19 - veja
-
Cidades / ALTA FLORESTA
Grávida de 4 meses é picada por filhote de jararaca ao estender roupa no varal - veja
-
Cidades / EM POCONÉ
Avião bate em cerca, faz pouso forçado, perde o trem de pouso e piloto se salva