Cidades

Segunda-Feira, 23 de Maio de 2016, 11h:03 | Atualizado: 23/05/2016, 11h:11

Educação

Falso professor de Sociologia é descoberto pela polícia em Cuiabá

Reprodução

diploma_1

O falso professor foi descoberto depois de se credenciar para ministrar aulas de sociologia Esfap

Um homem, que se passava por professor de sociologia com diplomas de graduação e doutorado falsificados, foi descoberto pela Polícia Militar, que acionou a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz),  para investigação de crime de estelionato e ressarcimento ao erário público.

O suspeito, Alacir Gonçalves de Arruda, teve os certificados apreendidos em sua casa, no bairro CPA 3, na manhã desta segunda (23), em operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar, por meio da Defaz e a Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap).

A casa da mãe dele, no bairro da Manga, em Várzea Grande, também foi alvo de mandado de busca e apreensão.

O falso professor foi descoberto depois de se credenciar para ministrar aulas de sociologia na Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praça (Esfap), da Polícia Militar.

O subcomandante da Esfap, major PM, Luiz Fernando Oliveira Dias, informou que no ano de 2014, o professor ministrou aulas para a 1ª turma do curso e na segunda turma a Escola começou a desconfiar e fez a conferências dos diploma de graduação em sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), além  de cursos  no Exército  Brasileiro, sendo um pela Escola de Sargentos das Armas, em São Paulo, e Escola Militar Agulhas Negra, no Rio de Janeiro.

As instituições responderam que não haviam emitido certificados em nome do professor, portanto, os documentos eram falsos. “Ele argumentava muito bem. Nos diálogos com as pessoas demonstrava algum conteúdo na área. No entanto, em avaliação recente, os alunos questionaram o conhecimento dele e então fizemos alguns levantamentos e descobrimos os certificados falsos”, disse o major Dias.

O delegado da Defaz, Anderson Aparecido Veiga, disse que a Delegacia Fazendária foi procurada pela coordenação da Escola e diante do relatório referente ao falso professor, instaurou inquérito policial de crime de estelionato. “O crime é estelionato, mas houve prejuízo ao erário público, pois recebeu do Estado R$ 80 mil ministrando as aulas”, destacou o delegado.

Veiga também informou que o suspeito será interrogado sobre a origem dos certificados e outras instituições serão oficializadas sobre a falsidade do professor, entre elas a Faculdade de Cuiabá (FAUC), onde também estaria ministrando aulas. “A FAUC bem como outras escolas para saber do vinculo empregatício dele, documentação apresentada e quantias recebidas”, finalizou.  (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Milena | Segunda-Feira, 23 de Maio de 2016, 12h51
    3
    0

    Esse professor deu muitas aulas aqui em Cuiabá, é que ninguém quer cair no ridículo e se expor.

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

2 deputados empurrados pra oposição

allan kardec 400   Por causa da bandeira que têm carregado de defensores dos servidores públicos, dois deputados do núcleo do governo começam a caminhar para oposição. Um deles é o pedetista Allan Kardec (foto) que, de tanto ser pressionado pelas chamadas bases para reagir contra a PEC da...

Elogios à gestão proba Mauro Mendes

marcelo oliveira 400 curtinha   O secretário de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura e Logística), Marcelo de Oliveira (foto), fez questão de destacar nesta quarta, em entrevista ao vivo ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que o governador Mauro Mendes tem se empenhado ao máximo para fazer uma boa gestão,...

2 frentes do MDB e apostas em Cuiabá

gustavo padilha 400 curtinha   O MDB vive uma situação curiosa em Cuiabá. Embora no comando da prefeitura, com Emanuel Pinheiro, o partido só conseguiu reconquistar cadeira na Câmara há três meses, com a filiação de Juca do Guaraná, aproveitando a janela partidária. Em 2016,...

Opositores ganham força em Barra

adilson gon�alves 400 curtinha   Grupos de oposição estão ganhando "musculatura" em Barra do Garças, numa expectativa otimista de derrotar o candidato apoiado pelo prefeito Beto Farias (MDB), o atual vice Wellington Marcos, que está filiado ao DEM. Wellington é considerado nome "pesado"...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.