Cidades

Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 12h:21 | Atualizado: 06/08/2020, 14h:34

Saúde

Família culpa hospital por infecção e morte de paciente; prefeitura nega - veja

Reprodução

Amerson Rodrigues da Silva

Anderson Rodrigues da Silva, de 36 anos, morreu nessa terça (04)

Anderson Rodrigues da Silva, de 36 anos, morreu nessa terça (4), vítima de uma infecção generalizada, após ficar quatro dias internado no Hospital Municipal de Cuiabá. A família da vítima afirma que o falecimento de Anderson foi por causa do mau atendimento e negligências dos profissionais da saúde que o atenderam. Além disso, reclamam que ele foi impedido de ser transferido para um outro hospital, a qual tinha convênio.

De acordo com a família, o paciente deu entrada no hospital na semana passada (28), com um corte na perna e machucados nos nervos e joelho. A família alega que Anderson recebeu um pequeno curativo na região do machucado, uma vez que, não desinfetaram e não deram nenhum suporte a mais ao paciente.

Na sexta (31), a situação do paciente começou a piorar. Segundo a irmã da vítima, Creusa Helena Rodrigues da Silva, de 41 anos, o joelho de Anderson começou a sangrar e os enfermeiros não queriam trocar o curativo.

Ela conta que os profissionais trocavam o lençol da cama onde ele estava porque sangrava muito, mas, não mexiam no curativo. “Para ele ter os curativos trocados, tínhamos que brigar com os enfermeiros”, relata a irmã da vítima.

Em nota, a prefeitura alega que, em apuração, "foi constatado que não houve em todo o período de atendimento do paciente no HMC, indícios de que tenha tido seu cuidado negligenciado pela equipe assistencial do serviço".

Creusa disse ao que tentou várias vezes tirar o irmão dela do HMC. “Eles não me autorizavam tirar o meu irmão de lá, nem com autorização do médico. Eles falaram que eu poderia tirar o meu irmão do HMC, mas se fosse com um carro próprio. Como eu não tinha condições, disse para eles que só teria com a ambulância do convênio, porém, eles não deixaram e, dessa forma, resolvi chamar a polícia”, relata.

Veja vídeo do paciente em leito do PS

Segundo Creusa, os médicos e enfermeiros do HMC disseram que ela estava passando dos limites, uma vez que, o irmão dela estava recebendo um dos melhores atendimentos possíveis. “Falaram que eu estava fazendo teatro dentro do hospital”, disse.

Após toda a confusão, o paciente deixou a unidade pública no sábado (1). Segundo a família, ao chegar no Hospital Sotrauma Life Center, foi constatada uma infecção generalizada gravíssima no sangue da vítima sendo muito difícil reverter a situação. A irmã conta que no mesmo dia em que chegou no hospital foi feita uma cirurgia para tentar salvar a vida de Amerson, mas ele não resistiu e morreu após passar sete dias hospitalizado em dois hospitais diferentes.

“Se eu tivesse tirado o meu irmão mais cedo do pronto-socorro, provavelmente, hoje ele estaria vivo, mas, como há muita burocracia onde eles não podem autorizar transferência de paciente nenhum para um hospital particular, eu tive a maior luta para tirar meu irmão de lá de dentro”, lamenta.

A prefeitura garante ter prestado todo o atendimento necessário. "A ECSP se solidariza com familiares e lamenta a morte do paciente, colocando-se à disposição para sanar quaisquer outras dúvidas".

Veja, abaixo, a nota da prefeitura

  • Sobre o atendimento do paciente Anderson Rodrigues da Silva no Hospital Municipal de Cuiabá- HMC, a Diretoria Clínica da unidade hospitalar esclarece que:
  • - O referido paciente foi admitido em 28/7 trazido pela Rota do Oeste, vítima de acidente motociclístico e com ferimento na coxa .
    Ficou aos cuidados da equipe da urgência até o dia 31/7 quando, após realizar exames, inclusive tomografia, familiares solicitaram transferência para outro hospital, mesmo desaconselhado pela equipe do HMC.
    Após assinatura de termo de responsabilidade, o paciente foi transferido da unidade em condições de estabilidade e, desde então, não temos mais informações a respeito do quadro.
    Em apuração, foi constatado que não houve em todo o período de atendimento do paciente no HMC, indícios de que tenha tido seu cuidado negligenciado pela equipe assistencial do serviço.
  • A ECSP se solidariza com familiares e lamenta a morte do paciente, colocando-se à disposição para sanar quaisquer outras dúvidas.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • CREUSA HELENA RODRIGUES DA SILVA | Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 15h04
    10
    1

    Quero poder ajudar outras pessoas a serem bem tratados e não perde vida como meu irmão perdeu

  • Debora | Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 14h48
    5
    1

    Sanar qual dúvida?a dúvida da dor do filho que ele deixou.meu filho ao gritos no velorio do pai dizendo que não ia suporta a vida sem a presença do mesmo eu como mãe gostaria de estar no lugar dele nessa imensa dor que ele sente

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.