Cidades

Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2019, 09h:48 | Atualizado: 03/12/2019, 10h:03

Carta de apoio

Fiéis e amigos saem em defesa de padre Jhonatha: sinal de Cristo em nosso meio

Reprodução

padrejhonatharondonopolis

Em carta, grupo diz que padre Jhonatha da Silva sempre foi respeitoso com todos os jovens

Um grupo de fiéis e de amigos do padre Jhonatha Almeida da Silva resolveu fazer uma carta em que defendem publicamente a conduta dele. Nela, afirmam que tiveram contato direto com o pároco e, por isso, conhecem a sua índole.

O grupo, formado por de 78 pessoas, afirma que o padre teve o seu mistério marcado pela missão de evangelização com jovens e que sempre demonstrou muita responsabilidade e seriedade em seu trabalho. “Sempre foi muito respeitoso com todos os jovens com quem ele se aproximou, um verdadeiro sinal de Cristo em nosso meio”.

A carta é assinada por pessoas que trabalharam com Jhonatha e também por amigos do padre. Ela ressalta que ele foi vigário da paróquia São José Esposo e, por um ano, atuou como pároco da São João Bosco tendo atuado no serviço pastoral, espiritual e social com toda a comunidade. O apurou que o padre teria sido afastado, a princípio, por três meses da atividade. A comunidade teria sido comunicada, sem detalhes do motivo, em uma missa. “Cada um que conhece o padre pode com certeza afirmar que sua conduta foi ética, responsável e moral”, diz trecho da carta, que critica a divulgação das informações de denúncia feita por um menor em 12 de novembro – abaixo, veja a íntegra.

PageFlips: Carta em defesa do padre Jhonatha

Os padres Jhonatha e Thiago Silveira Barros foram denunciados por um rapaz, hoje com 17 anos. A vítima alega ter mantido um relacionamento com Thiago dos 13 anos até os 17 anos. Segundo relato, ao terminar em julho, ele teria sido forçado a manter uma última relação sexual com Thiago.

Sobre Jhonatha, o jovem diz que, quando tinha 15 anos, padre Thiago enviou o contato dele para o padre Jhonatha e que ele se encontrou com o mesmo na frente do salão paroquial da igreja São José Operário. A vítima, entretanto, não conta qual foi o teor da conversa com Jhonatha. Não fica clara também qual foi a conduta dele.

No boletim, que o teve acesso, no caso de Jhonatha, ficam registradas a apuração dos crimes de "aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, crianças com o fim de com ela praticar ato libidinoso (consumado), favorecimento à prostituição ou outra forma de exploração sexual de menor de 18 anos e maior de 14 anos (consumado). Corromper ou facilitar a corrupção de menores, utilizando-se de meios eletrônicos (consumado)". O caso segue sob investigação  na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Rondonópolis.

O portal tentou, várias vezes, contato com o padre para que apresente a sua defesa. Em contato com amigos dele, voltou a pedir que ele ou a sua defesa apresentem a sua versão para os fatos.

O reforça que o espaço segue aberto tanto para que que Thiago e Jhonatha se posicionem. A Diocese de Rondonópolis–Guiratinga, por meio do bispo Juventino Kestering, disse que, por orientação jurídica, não vai falar sobre o caso.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • medes | Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2019, 15h49
    0
    0

    medes, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Chocado | Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2019, 14h13
    0
    0

    Chocado, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Critico | Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2019, 11h54
    11
    5

    Onde há fumaça ha fogo. Esse fato se for vdd é grave e deve chegar ao conhecimento do PAPA para que tomar providências rigorosas e URGENTE.

  • Mara | Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2019, 10h42
    15
    14

    O que acontece agora é que se apareceriam mais jovens com vontade de denunciar os dois podem se sentir coagido pelos tais fieis. Fieis da hipocrisia isso sim...

  • arildo | Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2019, 10h04
    12
    11

    quanta hipocresia

Matéria(s) relacionada(s):

Cidinho declina do convite à suplência

cidinho 400 curtinha   O ex-senador e empresário Cidinho Santos (foto), do PL, declinou do convite para compor uma das suplências da chapa ao Senado de Otaviano Pivetta (PDT). Em princípio, ele havia aceitado ser o primeiro-suplente. Mas questões empresariais não permitem que neste ano Cidinho concorra a cargo...

Conselhos, o populismo e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (foto), bastante conhecido pelo perfil populista, busca se apegar cada vez mais às massas. Até para inaugurar um posto de saúde, Pátio, estrategicamente, aproveita para criar, ali na comunidade, os chamados conselhos. Busca debater...

Educação Inclusiva no Nilo Póvoas

marioneide 400 curtinha   A Seduc, sob Marioneide Kliemaschewsk (foto), decidiu desativar a tradicional escola estadual Nilo Póvoas, que funcionava há 50 anos no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, o que acabou gerando protesto de pais e alunos. O prédio agora vai abrigar o Centro de Referência em...

Partidos com 2 ou mais pré ao Senado

margareth buzetti 400 curtinha   Dirigentes partidários estão passando apurado, nesta fase de pré-campanha, para conduzir o processo de escolha de candidatura ao Senado para a vaga de Selma Arruda, cassada por crimes eleitorais. Mesmo sabendo que as chances são remotíssimas de êxito nas urnas, alguns...

Muitos cuiabanos votam em Chapada

thelma de oliveira 400 curtinha   A ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), que em 2016 transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para Chapada dos Guimaráes, já está trabalhando nos bastidores o projeto de reeleição. E, agindo nos bastidores e de forma estratégica, ela conseguiu um...

Câmara cassará 4º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o quarto vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.