Cidades

Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 18h:45 | Atualizado: 16/01/2020, 18h:52

VELHO HÁBITO

Fogão pega fogo e empresária alerta: óleo que caiu de panela no forno causa chamas

Arquivo Pessoal

Fog�o queimado

Fogão ficou bastante danificado após chamas iniciarem dentro do forno do eletrodoméstico, na casa de empresária

A jornalista e empresária Valéria Cristina da Silva Carvalho, de 49 anos, sempre teve o costume, passado pela mãe, de guardar a panela com óleo usado dentro do forno. No entanto, nesta quarta (15), a família passou por um susto quando a filha dela, de 14 anos, ligou o eletrodoméstico para assar uma pizza e chamas saíram do interior do forno. Valéria acredita que respingos de óleo possam ter causado o incêndio. 

A empresária contou que pensou ser uma "brincadeira" quando a adolescente surgiu apavorada na sala da casa onde moram, dizendo que o forno estava pegando fogo. Porém, a filha reforçou o alerta e Valéria foi até a cozinha para checar a situação. 

A primeira atitude, conforme Valéria, foi de desligar o botijão de gás e abrir o forno. "Quando abri, as chamas que estavam lá dentro e ainda eram pequenas tomaram uma grande proporção, 'engoliram' o fogão. Foi um desespero, fiquei com medo do gás explodir", lembrou. 

Para tentar conter o incêndio, a empresária se apressou para molhar "todos os panos que tinha na casa", enquanto o marido dela os usava para apagar as chamas. Por conta do alto nível de estresse causado pela situação, Valéria explicou que sequer se lembra quanto tempo durou o fogo. 

"Temos a impressão que é tudo muito rápido, mas demorou um tempo. Meu filhos ficaram escondidos em outro lugar, meu marido naquele desespero para apagar o fogo com os panos molhados. Foi assustador", ressaltou. 

Foi apenas quando conseguiram apagar o fogo que ela e o marido conseguiram perceber o que o costume de guardar a panela com óleo dentro do forno havia causado na casa. De acordo com ela, a fumaça tomou conta da residência, chegando a deixar todos sujos de fuligem.

"Fico pensando se minha filha estivesse sozinha em casa e isso acontecesse. Ela provavelmente não saberia como agir e tudo poderia ter pegado fogo", avalia. 

Apesar do susto, ninguém se feriu, mas Valéria decidiu expor a situação para evitar que outras pessoas passem pelo mesmo. Ela contou que adquiriu o hábito de guardar as panelas com óleo dentro do forno com a mãe, mas que nunca havia tido ou tomado conhecimento desse tipo de problema. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, por conta do oléo de cozinha apresentar ponto de ignição considerado alto, é necessário ter alguns cuidados. Com relação ao hábito de guardar panelas dentro do forno, a coorporação ressalta que, sempre antes do eletrodoméstico ser utilizado, é necessário observar se há pingos de oléo no interior do mesmo e realizar a limpeza. 

Outra recomendação dos bombeiros é para que, caso o óleo pegue fogo, não jogar água diretamente no mesmo, já que o contato de líquido com o óleo em chamas pode resultar em uma explosão.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • valdenei | Sábado, 18 de Janeiro de 2020, 14h39
    0
    1

    Que nojo guardar panela com óleo dentro do fogão, que familia porca meu Deus.

  • Rosângela Cordeiro | Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020, 07h07
    1
    2

    Essa marca não presta o meu bpegou fogo assim que instalei e liguei pra testar a fábrica deu outro igualzinho o seu

Galvan vai deixar PDT e ir pra o PRTB

antonio galvan 400 curtinha   Embora não tenha perdido de vistas o Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado por Bolsonaro, Antonio Galvan (foto), presidente da Aprosoja e que acabou levado à frigideira dentro do PDT em meio ao embate por tentativa de candidatura ao Senado, se mostra disposto a ingressar no...

"Pátio igual gato, comendo e miando"

jose medeiros 400 curtinha   O deputado José Medeiros (Podemos), vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, disse que o prefeito Zé do Pátio, de Rondonópolis, está parecendo gato, comendo e miando, pois recebe recursos federais, inclusive de programas habitacionais e, mesmo assim, ainda alardeia nos...

Adair lançará ex-vice em Alto Paraguai

adair 400 curtinha   O ex-prefeito de Alto Paraguai, advogado emedebista Adair José Alves Moreira (foto), não vai disputar novamente, apesar da insistência do seu grupo. A tendência é de apoiar o seu ex-vice Luiz Figueiredo, com quem administrou a cidade de 2013 a 2016. Luiz também é do MDB e...

Deputado bolsonarista critica prefeito

claudinei deputado curtinha 400   O deputado Claudinei Lopes (foto), morador em Rondonópolis, ficou na bronca com o discurso populista do prefeito Zé do Pátio, para quem o povo nordestino votou em massa no PT e que não tem conseguido construir mais casas populares porque, diferente dos governos petistas, o presidente...

Sem Senado e tudo pela Mesa da AL

max russi curtinha 400   Presidente regional do PSB-MT, o deputado Max Russi (foto) tem participado das discussões para definição de candidaturas ao Senado, na suplementar de abril, mas não mais como pré-candidato. Seu desafio é outro. A prioridade é a busca da reeleição como...

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.