Cidades

Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 19h:15 | Atualizado: 17/06/2019, 19h:23

ENADE E SUSPEITAS

Funcionários de faculdade não comentam denúncia; direção indica apuração própria

Rodinei Crescêncio

Fauc

Fachada da Fauc, localizada no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, na tarde desta segunda, um dia após reportagem denunciar suposta fraude no Enade

O clima de silêncio impera na Faculdade de Cuiabá, a Fauc, uma das mencionadas na reportagem do Fantástico sobre suposta fraude no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A reportagem do esteve no local, na tarde desta segunda (17), para conversar com representantes da unidade de ensino ou funcionários do local, mas não obteve respostas.

“Não tenho nada a comentar”, disse uma das funcionárias. Em seguida, outra afirmou que somente o setor jurídico da unidade iria abordar a acusação exibida no domingo (16) em rede nacional.

Segundo a reportagem do programa da Rede Globo, três faculdades são investigadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por suspeitas de participarem de um esquema de fraude no Enade. Conforme o programa, as instituições – que pertencem à mesma sociedade – anteciparam a formatura de estudantes que tiravam notas baixas para que não participassem do exame de avaliação das unidades de ensino superior.

As instituições investigadas são, além da Fauc, a Faculdade Cândido Rondon e a Faculdade Desembargador Sávio Brandão. Elas são dirigidas por Maria Aparecida Enes Andrade, que aparece em gravações orientando sobre as supostas fraudes no Enade.

Nenhum representante da Fauc quis comentar o caso com o . Enquanto abordávamos duas funcionárias do local, um homem, possivelmente segurança, se aproximou e fotografou o repórter pelo celular. Questionado sobre o motivo de ter feito o registro, o homem não se pronunciou.

No momento em que fomos à Fauc, localizada na Avenida Dom Aquino, na região central de Cuiabá, havia poucos estudantes na biblioteca. Não obtivemos permissão para entrar no local e os universitários que seguiam em direção à saída da unidade de ensino não quiseram conceder entrevistas.

Alguns alunos da Faculdade Cândido Rondon se pronunciaram, por meio de aplicativos de mensagens, contra o Fantástico e afirmaram que a instituição de ensino não fraudou o Enade. Para eles, a reportagem foi uma estratégia para prejudicar as instituições de nível superior.  

Por meio de comunicado, divulgado nesta tarde, as faculdades mencionadas na reportagem do Fantástico informaram que “sempre primaram pelas práticas educacionais pautadas pelo comprometimento com os mais elevados padrões éticos, a metodologia atual e acertada para a formação acadêmica completa de seus alunos”.

De acordo com a nota das instituições, foi aberto um procedimento próprio para apurar as denúncias feitas no Fantástico. A nota das instituições de ensino é assinada pelos advogados Paulo Sergio Daufenbach e Alexandre Mazzer Cardoso, que compõem a assessoria jurídica dos estabelecimentos.

Não há previsão para que as apurações do Inep sejam concluídas. Caso fiquem comprovadas as fraudes, as faculdades podem ser punidas conforme medidas definidas pelo instituto.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Empossado no comando do Incra-MT

ivanildo incra curtinha   Apesar de já estar atuando desde o início do mês, Ivanildo Teixeira Thomaz (foto) tomou posse na segunda (22) como novo superintendente do Incra/MT, numa solenidade em Brasília que marcou a posse de outros dois, sendo eles Cassius Rodrigo de Almeida na regional do Rio de Janeiro, e Antonio...

Setor produtivo pressiona deputados

Algumas entidades, especialmente do setor produtivo, estão exercendo muita pressão sobre deputados, inclusive econômica, na tentativa de convencê-los a votar pela rejeição do projeto que estabelece reinstituição dos incentivos fiscais e que já foi aprovado, semana passada, em primeira votação, inclusive pelo placar de 15 a 7.  Há empresários do agronegócio que foram pessoalmente à AL...

Governador chateado com grevistas

jayme_curtinha   Embora pareça, muitas vezes, ignorar o movimento grevista, agindo como o árbitro de futebol, que finge não ouvir os gritos da torcida, Mauro Mendes não está nada feliz com o tom das críticas de alguns servidores. Jayme (foto), líder do Democratas, mesmo partido de Mauro, pediu hoje...

Ministro lamenta ausência de prefeito

mandetta_curtinha   Ministro da Sáude Luís Henrique Mandetta fez questão de ressaltar a ausência do prefeito da Capital Emanuel Pinheiro na solenidade de reabertura da Santa Casa hoje. Mandetta disse que Emanuel foi muitas vezes a Brasília “pedir por esse hospital”, que foi fechado após a...

Dinheiro para Fipe veio da Assembleia

allan kardec curtinha   O secretário estadual Allan Kardec (foto), da Cultura, Esporte e Lazer, confirma que, de fato, o Estado repassou R$ 1,5 milhão para o tradicional Festival Internacional de Pesca Esportiva, realizado este mês em Cáceres. Enfatiza que esse dinheiro havia retornado para o Poder Executivo em forma de...

Vice estuda nova mudança de partido

niuan ribeiro curtinha   O deputado federal José Medeiros, que comanda o Podemos no Estado, convidou para se filiar ao partido o vice-prefeito de Cuiabá Niuan Ribeiro (foto). Filho do ex-vice-governador Oswaldo Sobrinho, Niuan, que estava no PTB e migrou para o PSD, se mostrou animado com essa possibilidade. No novo partido poderia,...

ENQUETE

Profissionais da Educação estão em greve há mais de um mês. O que você acha disso?

estão corretos. Devem continuar

discordo. Deveriam voltar às aulas

pra mim, não faz diferença

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.