Cidades

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 18h:21 | Atualizado: 24/04/2019, 09h:06

FALTA ESTRATÉGIA

Governador manda Secretaria da Saúde elaborar plano para reabrir a Santa Casa

Rodinei Crescêncio

Governador Mauro Mendes e ministro da Sa�de Luiz Henrique Mandetta

Governador Mauro Mendes e ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta debateram medida

O governador Mauro Mendes (DEM) determinou, nesta terça (23), que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) elabore uma proposta para a reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

A Santa Casa paralisou todas as atividades em 11 de março. A administração do local alegou que não havia condições de manter os serviços, em razão da crise financeira enfrentada pela instituição, que não vinha recebendo repasses do Poder Público. Os funcionários do local estão sem receber desde novembro passado.

Por meio de comunicado, Mauro afirmou que pediu a elaboração da proposta em razão dos “graves problemas ocasionados à saúde pública” causados pela suspensão dos atendimentos na unidade de saúde.

O democrata ressaltou que a ausência de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em razão do imbróglio na Santa Casa, pode trazer riscos aos pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade.

O chefe do Executivo estadual pontuou que irá auxiliar nas tratativas para reabrir a unidade de saúde porque a administração do hospital filantrópico e a Prefeitura de Cuiabá – responsável pela gestão plena dos serviços de saúde da Capital – não apontaram nenhuma solução para o caso.

De acordo com comunicado do Governo do Estado, Mauro discutiu sobre a situação da Santa Casa com representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e autoridades do setor de saúde, incluindo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).

A proposta do Executivo estadual deverá ser apresentada pelo Governo do Estado até o fim da próxima semana.

Intervenção da Prefeitura

Uma das possibilidades discutidas para solucionar o caos na Santa Casa seria a intervenção do Executivo Municipal na unidade de saúde. Os vereadores da Capital solicitaram que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) adotasse tal medida, Porém, ele não sinalizou, ao menos até o momento, se acolherá o pedido. O prazo encerraria hoje. 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Heleninha | Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019, 08h32
    1
    0

    Alguma coisa tem para não haver intervenção, pois tudo indica que é a melhor solução. Principalmente para apurar porque tanta gente foi prejudicada ao longo da crise que perdurou tanto tempo até o presente afastamento. Afinal de contas, o péssimo atendimento também deve ter prejudicados pacientes e aqueles que procuraram a entidade, e é preciso apontar responsáveis e não ficar por isso mesmo.

Matéria(s) relacionada(s):

Políticos em peso em evento do HMC

A solenidade que marcou a entrega do HMC em Cuiabá, nesta segunda (19), está sendo considerada o evento do ano para o prefeito Emanuel. Ele conseguiu motivar a presença de diversas lideranças políticas, empresariais e de diferentes setores. Para se ter uma ideia, dos 11 membros da bancada federal, 8 estavam presentes, assim como 16 dos 24 deputados estaduais e 17 dos 25 vereadores. Também marcaram presença dezenas de prefeitos e outros...

Base na Câmara e apoio de Iva Viana

leonardo 400 curtinha   Leonardo Bortolin (foto), que comanda Primavera do Leste e um dos vários prefeitos que prestigiaram a solenidade de entrega 100% do HMC, nesta segunda à noite, em Cuiabá, revelou contar com uma base forte e sólida na Câmara Municipal, o que tem sido importante na aprovação dos...

Ato de EP atrai 6 últimos governadores

emanuel pinheiro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro (foto), habilidoso nas articulações políticas, conseguiu levar para o mesmo evento, marcando a entrega 100% do Hospital Municipal de Cuiabá, nesta segunda à noite, cinco ex-governadores e ainda o atual. Prestigiaram a solenidade Júlio Campos, Carlos Bezerra,...

Governador tenta constranger prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto) tentou constranger o prefeito Emanuel, nesta segunda, na festa da entrega para funcionamento pleno do Hospital Municipal de Cuiabá. Na presença de diversas autoridades, inclusive dos últimos cinco governadores, com exceção de Silval, o atual chefe do Executivo, em...

3 vereadores cuiabanos no Cidadania

diego guimaraes 400 curtinha   O Cidadania, hoje sem voz na Câmara de Cuiabá, poderá ter três vereadores a partir de março de 2020, com abertura da janela. Na dança das cadeiras, Felipe Wellaton sairá do PV para aderir ao Cidadania, que já é presidido em Cuiabá pelo seu chefe de...

6 na Câmara tentam barrar projetos

francis maris 400 curtinha   O prefeito cacerense Francis Maris (foto) luta junto aos vereadores, para, enfim, concretizar todas as etapas de um financiamento milionário para projetos na área de saneamento. São R$ 130 milhões para abastecimento de água e cobertura de rede de esgoto, com juros de 6% ao ano e 20...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.