Cidades

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 18h:21 | Atualizado: 24/04/2019, 09h:06

FALTA ESTRATÉGIA

Governador manda Secretaria da Saúde elaborar plano para reabrir a Santa Casa

Rodinei Crescêncio

Governador Mauro Mendes e ministro da Sa�de Luiz Henrique Mandetta

Governador Mauro Mendes e ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta debateram medida

O governador Mauro Mendes (DEM) determinou, nesta terça (23), que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) elabore uma proposta para a reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

A Santa Casa paralisou todas as atividades em 11 de março. A administração do local alegou que não havia condições de manter os serviços, em razão da crise financeira enfrentada pela instituição, que não vinha recebendo repasses do Poder Público. Os funcionários do local estão sem receber desde novembro passado.

Por meio de comunicado, Mauro afirmou que pediu a elaboração da proposta em razão dos “graves problemas ocasionados à saúde pública” causados pela suspensão dos atendimentos na unidade de saúde.

O democrata ressaltou que a ausência de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em razão do imbróglio na Santa Casa, pode trazer riscos aos pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade.

O chefe do Executivo estadual pontuou que irá auxiliar nas tratativas para reabrir a unidade de saúde porque a administração do hospital filantrópico e a Prefeitura de Cuiabá – responsável pela gestão plena dos serviços de saúde da Capital – não apontaram nenhuma solução para o caso.

De acordo com comunicado do Governo do Estado, Mauro discutiu sobre a situação da Santa Casa com representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e autoridades do setor de saúde, incluindo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).

A proposta do Executivo estadual deverá ser apresentada pelo Governo do Estado até o fim da próxima semana.

Intervenção da Prefeitura

Uma das possibilidades discutidas para solucionar o caos na Santa Casa seria a intervenção do Executivo Municipal na unidade de saúde. Os vereadores da Capital solicitaram que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) adotasse tal medida, Porém, ele não sinalizou, ao menos até o momento, se acolherá o pedido. O prazo encerraria hoje. 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Heleninha | Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019, 08h32
    1
    0

    Alguma coisa tem para não haver intervenção, pois tudo indica que é a melhor solução. Principalmente para apurar porque tanta gente foi prejudicada ao longo da crise que perdurou tanto tempo até o presente afastamento. Afinal de contas, o péssimo atendimento também deve ter prejudicados pacientes e aqueles que procuraram a entidade, e é preciso apontar responsáveis e não ficar por isso mesmo.

Matéria(s) relacionada(s):

Jornalistas lançam 1º Anuário Jurídico

antonielle_curtinhas   O site Ponto na Curva e o Animus Centro Empresarial lançam em maio o primeiro Anuário Jurídico de Mato Grosso. A publicação, que é inédita no Estado, é conduzida pelas jornalistas e advogadas Antonielle Costa (foto) e Débora Pinho. A ideia é dar destaque a...

Ao Senado e com apoio de Bolsonaro

jose medeiros 400 curtinha   Com o apoio garantido por Bolsonaro, José Medeiros dá um passo largo rumo ao Senado, já nesta fase de pré-campanha. Entusiasmado, ele marcou a convenção do Podemos para 12 de março. De um lado, o ex-senador e hoje federal entra no rol dos mais cotados por causa do peso do...

EP, macumba e pedido de desculpa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro (foto) admite ter sido infeliz ao usar o termo macumba quando se referiu à atuação e torcida de vereadores da oposição para seu governo não conseguir empréstimo de US$ 115 milhões para fazer investimentos. E citou que um deles teria feito...

Apoio entre opositores é pura falsidade

diego guimaraes 400 curtinha   O tão propagado apoio político recíproco entre os vereadores de oposição em Cuiabá, principalmente em relação ao futuro cassado Abílio Júnior, não é verdadeiro. Todos são concorrentes entre si. Tentam viabilizar suas...

Joaninha se afasta da Câmara de Sinop

joaninha 400 sinop vereador curtinha   O vereador por Sinop Joaninha (MDB), conforme a coluna Curtinhas adiantou, se licenciou do cargo por 60 dias para se recuperar do acidente que sofreu durante manobra na Competição Duelo de Motos, em Atibaia (SP). Enquanto isso, o suplente Mauro Garcia (MDB), ex-secretário de...

Manifestação de apoio deles para ele

elizeu nascimento 400 curtinha   Mesmo com o apoio dos deputados Elizeu Nascimento (foto), Xuxu Dalmolin e Ulysses Moraes que levaram até assessores, em pleno horário de expediente, a manifestação pró-Abílio na Câmara de Cuiabá foi considerada fraca. Investigado por quebra de decoro...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.