Cidades

Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 07h:40 | Atualizado: 11/09/2019, 15h:44

CLIMA TERRÍVEL

Médico confirma situação climática crítica e ensina como enfrentá-la - saiba mais

Marcelo Sandrin

Médico Marcelo Sandrin orienta a beber água, comer frutas e verduras e dar um jeito de umidificar o ambiente

O clínico geral, Marcelo Sandrin, ressaltou a importância da população seguir as orientações de saúde para não sofrer consequências das altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar - nesta quarta (10) a taxa que mede a qualidade do ar chegou a 15%, considerada como estado de emergência pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) divulgou uma alerta para Cuiabá e 27 outras cidades de Mato Grosso, conforme o aviso classificado como de grande perigo, há risco de morte por hipertemia devido as altas temperaturas registradas. 

Para Sandrin, a situação climática da capital é emergencial. Ele explicou que o organismo humano tende a "sofrer" com o clima desértico - nas últimas semanas a temperatura tem oscilado entre 40°C e 41°C, mas a sensação térmica costuma ser maior. 

O corpo físico está 'destroçado'. O organismo precisa ser forte para aguentar as altas temperaturas, além das oscilações

"Podemos ter reações a nível, até mesmo, de relacionamentos, as pessoas ficam irritadas, o corpo físico está 'destroçado'. O organismo precisa ser forte para aguentar as altas temperaturas, além das oscilações, já que, durante o dia o termômetro chega a 42°C e durante a madrugada pode cair para 22°C", disse. 

O médico também alertou para o risco de desidratação crônica, conforme Sandrin, não existe medida idel para ingestão de líquidos e os cuiabanos devem beber água o suficiente para saciar a sede. Ele também ressaltou a importância de pessoas com insuficiência renal e hepática procurarem um especialista para não sofrerem desidratações neste período. 

Utilizar hidratantes em abudância, assim como produtos específicos para umificar o nariz

A alimentação em dias de altas temperaturas é outro fator que deve ser observado com atenção, de acordo com a orientação do clínico geral, os moradores de Mato Grosso devem optar por frutas e legumes que contenham muita água.  A ingestão de alimentos gordurosos também deve ser evitada. 

Devido à baixa umidade relativa do ar e a exposição diária ao sol, é comum que as narinas, lábios e pele fiquem ressecados. Sandrin afirmou que é necessário utilizar hidratantes em abudância, assim como produtos específicos para umificar o nariz. 

Outra providência que o médico destacou como de grande importância é molhar toalhas e encher baldes de água durante a noite. O ar-condicionado tende a ressecar o ambiente, por conta disso, Sandrin explicou que a melhor forma é a antiga tática, além do uso de aparelhos umidificadores. 

O médico também afirmou que, caso a situação climática em Cuiabá não amenize nos próximos dias, as unidades escolares devem avaliar a suspensão das aulas. 

Exercícios físicos 

Para o clínico geral, pessoas que possuem o costume de praticar exercícios físicos durante o dia devem suspender as atividades. De acordo com Sandrin, a exposição ao sol durante o dia - neste período crítico - significa um risco para o organismo humano. 

"Também temos lidado com o fato da poluição extrema, estamos respirando fumação, além do calor. A temperatura ideal para um pulmão é de 37°C", explicou. 

Rodrigo vargas

seca fuma�a cuiab�

Cena em Cuiabá nesta época do ano é assim: há dias em que quase não é possível ver os prédios, devido à fumaça, proveniente de queimadas, que fica no ar

Orientações da Defesa Civil 

Por meio de nota, a Defesa Civil informou que ainda não havia recebido oficialmente nenhum alerta do Inmet. Mas ressaltou que, por conta da baixa umidade relativa do ar, alguns cuidados e orientações devem ser levados em consideração pelos cuiabanos. 

"Com a temperatura 5ºC acima da média, hipertensos, cardíacos e casos de hipertermia expiram cuidados especiais como evitar aglomerações, exposição solar, atividades físicas. É indicado neste período, umidificar os ambientes, beber muita água e se puder, ficar em ambientes climatizados. Em casos de náuseas, dores de cabeça, fadiga e diarreia, é importante procurar uma unidade médica com urgência", diz trecho do documento.

animation (5) compress

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

EP cita 4 pela força do MDB em Cuiabá

rafael bastos 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro disse neste sábado, no encontro do MDB, que acabou atraindo a presença de representantes de outros 12 partidos, que a agremiação emedebista foi construída e ganhou força e espaço na Capital graças aos filiados históricos Rafael...

Júlio, do DEM, vê boa gestão de EP

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), uma das lideranças históricas do DEM, foi "apertado" nesta sexta, em entrevista a Antero de Barros, na rádio Capital FM, especialmente sobre o fato do ex-governador e ex-senador demonstrar simpatia e apoiar a gestão do prefeito Emanuel, enquanto outros do partido...

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.