Cidades

Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 07h:40 | Atualizado: 11/09/2019, 15h:44

CLIMA TERRÍVEL

Médico confirma situação climática crítica e ensina como enfrentá-la - saiba mais

Marcelo Sandrin

Médico Marcelo Sandrin orienta a beber água, comer frutas e verduras e dar um jeito de umidificar o ambiente

O clínico geral, Marcelo Sandrin, ressaltou a importância da população seguir as orientações de saúde para não sofrer consequências das altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar - nesta quarta (10) a taxa que mede a qualidade do ar chegou a 15%, considerada como estado de emergência pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) divulgou uma alerta para Cuiabá e 27 outras cidades de Mato Grosso, conforme o aviso classificado como de grande perigo, há risco de morte por hipertemia devido as altas temperaturas registradas. 

Para Sandrin, a situação climática da capital é emergencial. Ele explicou que o organismo humano tende a "sofrer" com o clima desértico - nas últimas semanas a temperatura tem oscilado entre 40°C e 41°C, mas a sensação térmica costuma ser maior. 

O corpo físico está 'destroçado'. O organismo precisa ser forte para aguentar as altas temperaturas, além das oscilações

"Podemos ter reações a nível, até mesmo, de relacionamentos, as pessoas ficam irritadas, o corpo físico está 'destroçado'. O organismo precisa ser forte para aguentar as altas temperaturas, além das oscilações, já que, durante o dia o termômetro chega a 42°C e durante a madrugada pode cair para 22°C", disse. 

O médico também alertou para o risco de desidratação crônica, conforme Sandrin, não existe medida idel para ingestão de líquidos e os cuiabanos devem beber água o suficiente para saciar a sede. Ele também ressaltou a importância de pessoas com insuficiência renal e hepática procurarem um especialista para não sofrerem desidratações neste período. 

Utilizar hidratantes em abudância, assim como produtos específicos para umificar o nariz

A alimentação em dias de altas temperaturas é outro fator que deve ser observado com atenção, de acordo com a orientação do clínico geral, os moradores de Mato Grosso devem optar por frutas e legumes que contenham muita água.  A ingestão de alimentos gordurosos também deve ser evitada. 

Devido à baixa umidade relativa do ar e a exposição diária ao sol, é comum que as narinas, lábios e pele fiquem ressecados. Sandrin afirmou que é necessário utilizar hidratantes em abudância, assim como produtos específicos para umificar o nariz. 

Outra providência que o médico destacou como de grande importância é molhar toalhas e encher baldes de água durante a noite. O ar-condicionado tende a ressecar o ambiente, por conta disso, Sandrin explicou que a melhor forma é a antiga tática, além do uso de aparelhos umidificadores. 

O médico também afirmou que, caso a situação climática em Cuiabá não amenize nos próximos dias, as unidades escolares devem avaliar a suspensão das aulas. 

Exercícios físicos 

Para o clínico geral, pessoas que possuem o costume de praticar exercícios físicos durante o dia devem suspender as atividades. De acordo com Sandrin, a exposição ao sol durante o dia - neste período crítico - significa um risco para o organismo humano. 

"Também temos lidado com o fato da poluição extrema, estamos respirando fumação, além do calor. A temperatura ideal para um pulmão é de 37°C", explicou. 

Rodrigo vargas

seca fuma�a cuiab�

Cena em Cuiabá nesta época do ano é assim: há dias em que quase não é possível ver os prédios, devido à fumaça, proveniente de queimadas, que fica no ar

Orientações da Defesa Civil 

Por meio de nota, a Defesa Civil informou que ainda não havia recebido oficialmente nenhum alerta do Inmet. Mas ressaltou que, por conta da baixa umidade relativa do ar, alguns cuidados e orientações devem ser levados em consideração pelos cuiabanos. 

"Com a temperatura 5ºC acima da média, hipertensos, cardíacos e casos de hipertermia expiram cuidados especiais como evitar aglomerações, exposição solar, atividades físicas. É indicado neste período, umidificar os ambientes, beber muita água e se puder, ficar em ambientes climatizados. Em casos de náuseas, dores de cabeça, fadiga e diarreia, é importante procurar uma unidade médica com urgência", diz trecho do documento.

animation (5) compress

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Filho de Taborelli assume vaga em VG

Willy taborelli _ curtinha400   O pai coronel Taborelli está fora de combate, mas o filho Willy (PSC), suplente de vereador, vai assumir cadeira na Câmara de VG a partir de 2 de março. Vai atuar na vaga do correligionário Miguel Baracat, que se licencia para fazer tratamento de saúde. O filho do polêmico...

Sem acordo para ter apoio de Selma

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, pré-candidato ao Senado, disse que, de fato, recebeu convite para se filiar ao Podemos, inclusive do deputado Medeiros, um de seus prováveis adversários nas urnas de abril, mas que segue firme no PDT. Destaca ser um admirador do senador...

Na expectativa para disputar Senado

nelson barbudo 400 curtinha   Se o TRE flexibilizar a data de filiação para quem quer concorrer ao Senado, na eleição suplementar de abril, a inflação de candidatos tende a ser ainda maior. Entrariam no páreo, além dos 10 que já se dizem pré-candidatos, o ex-governador Pedro...

Conflito armado entre Ulysses e Elizeu

ulysses moraes curtinha   Já está dando confusão no PSL/DC o acórdão feito entre os deputados estaduais Ulysses (foto) e Elizeu. O primeiro confidenciou a amigos que não pretende apoiar a possível candidatura de Elizeu ao Senado, na eleição suplementar, marcada para abril. A considerar...

Jornalistas lançam 1º Anuário Jurídico

antonielle_curtinhas   O site Ponto na Curva e o Animus Centro Empresarial lançam em maio o primeiro Anuário Jurídico de Mato Grosso. A publicação, que é inédita no Estado, é conduzida pelas jornalistas e advogadas Antonielle Costa (foto) e Débora Pinho. A ideia é dar destaque a...

Ao Senado e com apoio de Bolsonaro

jose medeiros 400 curtinha   Com o apoio garantido por Bolsonaro, José Medeiros dá um passo largo rumo ao Senado, já nesta fase de pré-campanha. Entusiasmado, ele marcou a convenção do Podemos para 12 de março. De um lado, o ex-senador e hoje federal entra no rol dos mais cotados por causa do peso do...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.