Cidades

Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 15h:22 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

PESAR

Morre aos 89 anos articulador político Nhonhô Tamarineiro

   Morreu nesta segunda (25) Osvaldo Botelho, o Nhonhô de Tamarineiro. Tido como um dos últimos “coronéis” da política mato-grossense, ele faleceu aos 89 anos após ter falência múltipla dos órgãos. Botelho está sendo velado na Capela Jardins, em Cuiabá. Ele teve grande representatividade na história política do Estado, principalmente em Cuiabá, Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento.

  Nascido em março de 1920 em Várzea Grande, ele ficou conhecido por ser um hábil articulador político e protagonizou episódios da velha política mato-grossense. Botelho teve 11 filhos e era casado com Elina Botelho. Foi comerciante em Tamarineiro, em Livramento.

  Ele militou pela UDN e foi responsável pela eleição de muitos políticos como o irmão Gonçalo Botelho de Campos, prefeito de Várzea Grande em 1949, que também foi eleito deputado estadual. Elegeu também por quatro vezes o sobrinho Nelson Ramos de Almeida como deputado e presidente da Assembléia, além de conselheiro e presidente do TCE. Seu filho Nereu Botelho também ingressou na vida pública e foi prefeito de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento. O outro filho, Venceslau Botelho de Campos, por sua vez, foi duas vezes prefeito de Santo Afonso.

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • Augusto Leverger | Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010, 23h41
    0
    0

    É sem dúvida nenhuma uma perda irreparável para familiares e amigos do Sr. Osvaldo Botelho de Campos. Mas daí a inaltecê-lo por ser o "ultimo coronel" e falar em tom de elogios o fato de "mandar" nos votos e ser o articulador do voto de "cabestro" como noticiou um jornal da mídia impressa local é um despropósito! Demonstra que a única alternativa para mudança do povo de Várzea Grande é mesmo a mudança das gerações, mas feita através do tempo e não das conquistas da população ou da vontade política dos locais.

  • Cida kensy | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2010, 12h45
    0
    0

    Meus pêsames aos familiares Botelho por essa perda. Que Deus dê força e ânimo a todos. bjus e abraços

  • MARCIO ROBERTO DAIMA (MITU) | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2010, 12h08
    0
    0

    QUE O GRANDE ARGUITETO DO UNIVERSO TENHA RECEBIDO DE BRAÇOS ABERTOS; EM SUA VIDA SENHOR FOI MUITO RESPEITADO E AMADO POR TODOS QUE TIVERAM O HONRA E O PRAZER DE CONVIVER COM A SUA PESSOA. MEUS PESAMES A FAMILIA BOTELHO.

  • Wanda Fortunato | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2010, 11h33
    0
    0

    Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir... (Rubem Alves)

  • ALACIR DE MIRANDA SCHURING | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2010, 09h41
    0
    0

    EM LIVRAMENTO EM 1990 NUMA REUNIÃO DE COMEMORAÇÃO DA ELEIÇÃO DO SEU FILHO NEREU BOTELHO QUE FOI ELEITO DEPUTADO ESTADUAL UMA PALAVRA QUE O SENHOR OSVALDO BOTELHO DE CAMPOS DISSE E EU OUVI E NUMCA MAIS ESQUECI FOI QUE HOMEM QUE RIR DEMAIS NÃO E CONFIAVEL FIQUEI MUITO CONTE E FELIZ QUANDO ELE ME DISSE QUE ERA PRIMOS DOS MEUS AVOS MATERNOS MANOEL ASTROMONIMO DE MIRANDA (NINO) E IZABEL PIRES DE MIRANDA QUE DEUS ILUMINE A SUA ALMA .

  • André Pozetti | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2010, 09h29
    0
    0

    Descanse em Paz seo Osvaldo Botelho. Aos filhos e netos meus pezames.

  • Anônimo | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2010, 04h03
    0
    0

    SEU BLOG NÃO TEM IMPARCIALIDADE.....

  • Pedro Caldas | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 23h36
    0
    0

    Matogrosso perde um filho ilustre, deixando um vazio em nossos coracões, homem de alma simples, porém grande em atitudes e opinião. Aos filhos, o nosso pesar. Obrigado Seu NhoNho, por ter existido !

  • Adriano Araujo | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 21h03
    0
    0

    Homem exemplar que criou seus filhos e netos com dedicação e carinho, que o grande arquiteto do universo de força a familia e todos os que o adimiravam.

  • BECAO | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 20h44
    0
    0

    É UMA PENA, SABER DE QUE SE FOI UM POLITICO DE MUITAS TRADIÇOES E COMPETENCIA AO ME3SMO TEMPO, MAS DEUS SABE ONDE RESERVOU O SEU LUGAR, LUGAR ESTE ONDE ESTAO AS PESSOAS QUE SÓ FIZERAM O BEM AQUI NA TERRA, QUE DEUS O TENHA EM LUGAR TODO ADQUADO PARA AQUELE QUE SOUBE COMO NUNCA FAZER DA POLITICA UMA VERDADEIRA ARTE DE COMO SE GOVERNAR UMA CIDADE PERANTE UM POVO CARENTE E NESSECITADO, EU AINDA ERA MUITO CRIANÇA QUANDO ELE SEU NHONHO DE TEMARINEIRO COMANDAVA JUNTO COM LICINIO MONTEIRO SEU FIOTE ARY LEITE E TANTOS OUTROS, MAS DEIXOU AQUI AINDA OS FILHOS QUE TAMBEM JA PRESTARAM SERVIÇOS AO NOSSO ESTADO, COMO NEREU E QUE TEM UMA GRANDE ESPERANÇA PELO SEU NETO OSVALDINHO, DEIXO AQUI O MEU PESAR A TODA A FAMILIA, DIZENDO DE QUE COM DEUS ELE ESTA MUITO MAIS PROTEGIDO E COM VIDA ETERNA.

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.