Cidades

Sexta-Feira, 27 de Março de 2020, 11h:40 | Atualizado: 27/03/2020, 11h:43

CUIABÁ

Mulher filma fila de idosos bem próximos esperando para vacinar contra gripe vídeo

fila idosos vacinação cidade alta

Moradora do bairro Cidade Alta, Erondina Pavilha Neto, de 47 anos, mais conhecida como dona Neta, foi levar parentes idosos para vacinar contra gripe influenza nesta manhã (27) e se deparou com uma situação preocupante. Resolveu registrar. Uma fila de idosos, maioria de máscara, mas muito sem, esperando a vez, sem manter a recomendação de autoridades da saúde de ficar de 1 a 2 metros distante para evitar contágio do coronavírus.

O flagrante foi feito na Escola Estadual Alina Nascimento do Tocantins.

“O pessoal não espalha, fica todo mundo um perto do outro”, critica dona Neta.

Ao , ela disse que foi à escola atrás de vacina para seu pai e tia, de 85 e 70 anos, respectivamente. Ambos têm dificuldade de andar por conta da idade avançada. Quando chegou lá, por volta das 5h40, já encontrou fila. 

Para a dona de casa, “com certeza havia mais de 200 pessoas ali”.

Às 6h40, uma enfermeira do posto de saúde do bairro, que fica ao lado da escola, chegou para distribuir 60 senhas. “O pessoal está aglomerando e isso não é certo”, avalia. Depois disso, resolveu ir embora, já que não era uma das primeiras.

Na manhã desta quinta (26), outra aglomeração parecida foi registrada unidade do bairro Lixeira, região Central de Cuiabá - leia mais aqui.

Veja vídeo

 

Outro lado

A reportagem procurou a Prefeitura de Cuiabá para se posicionar sobre o assunto e recebeu a seguinte nota:

Sobre a vacinação nos Postos de Saúde de Cuiabá, a Secretaria de Saúde esclarece que:

O Ministério da Saúde está efetuando os repasses de doses em números reduzidos. Por esse motivo e, também pelo público alvo dessa primeira fase ser o mais vulnerável ao Coronavírus, a busca pelos postos cresceu exponencialmente.

A Secretaria criou diversas estratégias para evitar filas e aglomerações, inclusive está organizada e planejada para realização um Drive Thru nas quatro regionais da Capital. Entretanto, como o Ministério da Saúde está enviando poucas doses a execução das estratégias está inviabilizada.

Dessa forma, os postos estão distribuindo senhas para evitar aglomerações.

Ocorre que, nos postos que possuem maior procura, muitas pessoas, mesmo com as senhas em mãos optaram por permanecer nas filas.

Em todos os postos as equipes foram reforçadas orientar sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus é para dar celeridade nas aplicações.

Inclusive, no Terra Nova/ Canjica foi possível realizar um “mini Drive Thru” e a vacinação aconteceu normalmente.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

Max insiste em ficar na 1ª Secretaria

max russi 400 curtinha   Max Russi (foto) ainda não desistiu de continuar na Primeira-Secretaria na próxima Mesa Diretora, mas, como possui menos apoio do que a emedebista Janaina Riva, deve mesmo ocupar outro posto, o de primeiro-vice-presidente. A eleição, que marcará a reeleição de Botelho na...

Deputados criticam membros da CCJ

elizeu nascimento 400 curtinha   Membros da CCJ da Assembleia, especialmente o presidente e o vice, respectivamente, Dilmar Dal Bosco e Sebastião Rezende, foram bastante criticados pelos colegas em sessão nesta quarta. Deputados como Thiago Silva, Wilson Santos e Elizeu Nascimento (foto) disseram que a Comissão, uma das mais...

Testemunhas pra protelar investigação

camila silva 400 curtinha   Os vereadores poconeanos Camila Silva (foto), do PP, e Ademir Zulli (PTB) usaram de uma estratégia jurídica para protelar, ao máximo, a conclusão dos trabalhos da recém-criada Comissão de Investigação e Processantes (CIP) para apurar denúncia de quebra de...

Luta de Misael e asfalto no Despraiado

misael galvao curtinha 400   O presidente da Câmara da Capital, Misael Galvão (foto), está comemorando uma vitória suada: a retomada das obras de pavimentação em toda extensão das ruas Afonso Pena e Oswaldo Correa, no bairro Despraiado. Ele fez várias indicações para...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.