Cidades

Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 12h:57 | Atualizado: 14/01/2020, 13h:05

Narguilé complicou minha saúde, alerta garota de 18 anos, internada há 14 dias

Facebook

Mara Maysa Barbosa narguilé

Mara Maysa dá alerta aos amigos

Há 14 dias internada, Mara Maysa Barbosa, de 18 anos, enfrenta quadro grave de pneumonia com água no pulmão e atribui o agravamento de seus problemas ao uso do polêmico Narguilé, que é uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado. Alguns acreditam que seja inofensivo, mas, segundo Mara, foi isso que está complicando seu quadro clínico. 

Sem previsão de alta, do Pronto-Socorro de VG, ela expôs seu caso e fez alerta aos amigos. No Facebook, a postagem já soma mais de 40 mil reações, entre curtidas e comentários.

Mara passou 9 dias na Upa do Ipase, em Várzea Grande, quando descobriu água no pulmão e infecção no rim direito, que já foi tratado. A jovem também foi diagnosticada com pneumonia. Para ela, a situação se agravou pelo uso do narguilé ao longo de sua adolescência.

Após o diagnóstico, um dreno foi instalado para retirar água dos pulmões. "Não tenho previsão de alta e não tenho previsão de quando irei tirar o dreno", comenta.  Para Mara, o problema não é nem o dreno, mas as dores.

"A dor que eu sinto é sem explicação. Uma dor na qual não consigo nem me ajeitar na cama e, desde ontem, não consigo mais sentar pra comer, muito menos levantar pra poder ir ao banheiro. Já trocaram toda a minha medicação pra dor e agora estou tomando até morfina", relata em primeira postagem da noite da última quinta (9).

Facebook

Mara Maysa Barbosa narguilé

Garota posta foto de líquido retirado de seu pulmão, através de drenagem, e diz que sente dores terríveis. Segue internada no PS e fazendo exames médicos

O remédio, que deveria durar 6 horas, segunda Mara, tem um efeito de apenas 4 horas para a jovem. Para não gerar um quadro de dependência ou vício, médicos estão dando outros medicamentos, como dipirona ou tramou. Os dores só aliviar.

Os médicos também dizem que não é normal a jovem sentir dor. "Era para eu estar sentindo mais nada e sim um leve incomodo". Como ela apontou o sintoma, ela foi transferida para o Pronto-Socorro de VG para fazer uma tomografia.

A tomografia mostrou que o pulmão de Mara tinha diminuído e machucado. No sábado (11), passou por drenagem para retirar mais água do pulmão, onde ficou 2 horas sedadas no Centro Cirúrgico. A jovem postou uma foto no Facebook com a quantidade de líquido que saiu do órgão.

Afirma que ainda sente dor, mas é suportável. "Assim que o efeito da anestesia acabou eu já comecei a sentir o incomodo do cano e a dificuldade para respirar". Ela afirma que ainda não tem previsão de alta, mas sabe que deve retirar todo o líquido até que fique somente ar.

Depois disso, deve fazer fisioterapia para ajudar o pulmão a fazer o serviço certinho. Acha graça que, para fazê-la, deve encher balões. "Quero que saibam que estou bem, e logo logo, estarei dando notícias da minha alta em nome de Jesus",  finaliza.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Davi | Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 15h31
    2
    0

    Fuma mais, que era prejudicial a saúde todos já sabiam.

  • Edmilson | Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 14h07
    5
    0

    há muito tempo já suspeitava que esse troço faziamal , agora veio a confirmação

Matéria(s) relacionada(s):

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

Antes, durante e depois de Bolsonaro

wilson kero-kero 400 curtinha   O vereador pela Capital, Wilson Kero-Kero (foto), que era do SD e se filiou ao PSL em 2015, muito antes da chegada do hoje presidente Bolsonaro, vai aproveitar a janela de março e pular para o Podemos. Isso não quer dizer que ele deixará de defender o governo do capitão. Assegura que...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.