Cidades

Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 12h:57 | Atualizado: 14/01/2020, 13h:05

Narguilé complicou minha saúde, alerta garota de 18 anos, internada há 14 dias

Facebook

Mara Maysa Barbosa narguilé

Mara Maysa dá alerta aos amigos

Há 14 dias internada, Mara Maysa Barbosa, de 18 anos, enfrenta quadro grave de pneumonia com água no pulmão e atribui o agravamento de seus problemas ao uso do polêmico Narguilé, que é uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado. Alguns acreditam que seja inofensivo, mas, segundo Mara, foi isso que está complicando seu quadro clínico. 

Sem previsão de alta, do Pronto-Socorro de VG, ela expôs seu caso e fez alerta aos amigos. No Facebook, a postagem já soma mais de 40 mil reações, entre curtidas e comentários.

Mara passou 9 dias na Upa do Ipase, em Várzea Grande, quando descobriu água no pulmão e infecção no rim direito, que já foi tratado. A jovem também foi diagnosticada com pneumonia. Para ela, a situação se agravou pelo uso do narguilé ao longo de sua adolescência.

Após o diagnóstico, um dreno foi instalado para retirar água dos pulmões. "Não tenho previsão de alta e não tenho previsão de quando irei tirar o dreno", comenta.  Para Mara, o problema não é nem o dreno, mas as dores.

"A dor que eu sinto é sem explicação. Uma dor na qual não consigo nem me ajeitar na cama e, desde ontem, não consigo mais sentar pra comer, muito menos levantar pra poder ir ao banheiro. Já trocaram toda a minha medicação pra dor e agora estou tomando até morfina", relata em primeira postagem da noite da última quinta (9).

Facebook

Mara Maysa Barbosa narguilé

Garota posta foto de líquido retirado de seu pulmão, através de drenagem, e diz que sente dores terríveis. Segue internada no PS e fazendo exames médicos

O remédio, que deveria durar 6 horas, segunda Mara, tem um efeito de apenas 4 horas para a jovem. Para não gerar um quadro de dependência ou vício, médicos estão dando outros medicamentos, como dipirona ou tramou. Os dores só aliviar.

Os médicos também dizem que não é normal a jovem sentir dor. "Era para eu estar sentindo mais nada e sim um leve incomodo". Como ela apontou o sintoma, ela foi transferida para o Pronto-Socorro de VG para fazer uma tomografia.

A tomografia mostrou que o pulmão de Mara tinha diminuído e machucado. No sábado (11), passou por drenagem para retirar mais água do pulmão, onde ficou 2 horas sedadas no Centro Cirúrgico. A jovem postou uma foto no Facebook com a quantidade de líquido que saiu do órgão.

Afirma que ainda sente dor, mas é suportável. "Assim que o efeito da anestesia acabou eu já comecei a sentir o incomodo do cano e a dificuldade para respirar". Ela afirma que ainda não tem previsão de alta, mas sabe que deve retirar todo o líquido até que fique somente ar.

Depois disso, deve fazer fisioterapia para ajudar o pulmão a fazer o serviço certinho. Acha graça que, para fazê-la, deve encher balões. "Quero que saibam que estou bem, e logo logo, estarei dando notícias da minha alta em nome de Jesus",  finaliza.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Davi | Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 15h31
    2
    0

    Fuma mais, que era prejudicial a saúde todos já sabiam.

  • Edmilson | Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 14h07
    5
    0

    há muito tempo já suspeitava que esse troço faziamal , agora veio a confirmação

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.