Cidades

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 15h:21 | Atualizado: 12/08/2020, 17h:45

SOB RECLAMAÇÕES

No Colégio Eleitoral, Evandro vence por 63 votos e encabeça lista tríplice para reitoria


Atualizado às 17h05

Os 113 membros do Colégio Eleitoral da UFMT escolheram a lista tríplice que será enviada ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, para escolha do novo reitor da instituição. A votação foi realizada durante reunião virtual, marcada por polêmicas e contestações, realizada na tarde de terça (11).

Reprodução

Colegio eleitoral UFMT

Reunião remota do Colégio Eleitoral da UFMT, que formou lista tríplice para reitor e vice-reitor, conduzida pelo professor Luiz Alberto Escalope

Na consulta ao Colégio Eleitoral, o atual reitor e candidato à reeleição Evandro Soares recebeu 75 votos. Sua candidata a vice-reitora, Rosaline Rocha Lunardi, teve 71.

A segunda colocada, Daniele Backes obteve 12 votos e sua vice, Sandra Negri, 16 votos. Já o candidato Alexandre Paulo Machado fez 3 votos e o vice, Elifaz Gonçalves Júnior, 3 votos. Foram registrados zero votos brancos e 10 nulos.

O Colégio Eleitoral é formado por membros do Conselho Diretor, Conselho Universitário e Conselho de Pesquisa. Neste ano foi presidido pelo professor Luiz Alberto Escalope, da Faculdade de Direitor e decano do Conselho Diretor. Evandro Soares se declarou impedido de dirigir o processo eleitoral justamente por disputar a reeleição.

“Já entreguei o resultado oficial à Reitoria, que encaminhará o resultado oficial ao MEC. O ministro Milton Ribeiro deve fazer a escolha do novo reitor por delegação do presidente da República Jair Bolsonaro. Nosso trabalho está concluído”, explicou.

Danieli Backes e Alexandre Paulo, ambos de perfil conservador e ligados ao grupo Docentes pela Liberdade, movimento nacional que busca "desesquerdizar" a educação brasileira, devem ter vantagem na escolha do presidente da República.

Polêmicas e contestações

O professor da Faculdade de Filosofia, Breno Santos, afirmou que a reunião do Colégio Eleitoral tem caráter  “autoritário, atropelado, açodado”. Segundo ele, a Mesa presidida por Escalope “impossibilitou que grande parte dos conselheiros fizessem suas intervenções, questionamentos e pedidos de esclarecimentos.

“Em 80% do tempo, nossas câmeras e microfones foram desligados, impossibilitando as falas de maneira democrática. Os questionamentos feitos pelo chat sequer eram levados em consideração. Quando foi feito o pedido para a Adufmat (Associação dos Docentes da UFMT) se manifestar, disseram que ali não era lugar de fazer campanha”, reclamou Breno em áudio que circula entre a comunidade acadêmica.

 Já Scalope nega autoritarismo. Garante que o processo foi conduzido dentro da lei.

“Não conheço esse professo Breno. Não sei quais são seus questionamentos. Tudo foi feito dentro da lei e o processo de escolha da listra tríplice está concluído”, pontuou.

Consulta

Evandro também venceu a consulta à comunicade acadêmica realizada em 24 de julho. Ele, que assumiu a reitoria em fevereiro deste ano, após renúncia da professora Myrian Serra, recebeu cerca de 66,8% dos votos válidos

A consulta deste ano também foi marcada pelo baixo comparecimento. A abstenção superou 70% em relação ao pleito passado, de 2016, quando houve mais 9,1 mil votos válidos. Nulos e brancos registraram 3,66% e 1,63%, respectivamente.

A chapa liderada pela professora de administração Danieli ficou em segundo lugar, com 20,5% dos votos válidos. Já o professor Alexandre ficou em terceiro lugar, com 7,21% dos votos

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • RENILSON ROSA RIBEIRO | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 17h29
    5
    1

    Deveriam apurar as informações antes de publicarem dados equivocados sobre a apuração, a forma como o sistema de votação funciona, inclusive o Helios Voting foi utilizado pela eleição do Conselho do MPF. Outra coisa, no mínimo estranha a posição tendenciosa de como se dará a escolha pelo MEC apostando no desrespeito à decisão da comunidade e do colégio eleitoral especial.

  • Paulo Sérgio | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 17h06
    7
    1

    RDNews sendo RDNews... Que erro crasso!!! Daniele teve míseros 12 votos!!!!!!

  • Xavier FREIRE | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 17h03
    8
    1

    A diferença entre o primeiro colocado é de 63 votos. Evandro obteve 75 votos e Danieli 12 votos. Muito expressiva a votação do Evandro.

  • SILVIA MARIA PIGUEIRA DE ANDRADE | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 17h03
    6
    0

    TOTALMENTE EQUIVOCADA A MATÉRIA. ESPERO QUE O RDNEWS CORRIJA. RESULTADO OFICIAL DISPONÍVEL EM https://www.ufmt.br/unidade/tvu/video/rfHqlLRJuv8 (ÀS 02;33 H DE REUNIÃO). CANDIDATOS A REITOR: PROF. EVANDRO = 75 VOTOS. PROFESSORA DANIELI BACKS = 12 VOTOS. PROF. ALEXANDRE MACHADO = 03 VOTOS, CANDIDATOS A VICE REITOR: PROFª. ROSALINE LUNARDI = 71 VOTOS. PROFª SANDRA NEGRI = 16 VOTOS. PROF. ELIFAS GONÇALVES: 03 VOTOS.

  • Cendyi Prado | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 16h51
    12
    0

    Nitidamente equivocada ou tendeciosa essa reportagem. A diferença foi de lavada, assim como na consulta.

  • Xavier FREIRE | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 16h36
    12
    0

    A matéria tem um equívoco. A Danieli obteve 12 votos no COLÉGIO ELEITORAL.

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.