Cidades

Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 17h:24 | Atualizado: 19/01/2021, 17h:46

MOBILIZAÇÃO

Pais organizam carreata e pedem retorno das aulas na rede privada em Cuiabá veja

Ao menos 100 pessoas participaram de carreata na tarde desta terça (19), em Cuiabá, para pedir para a volta as aulas na rede particular de ensino de maneira híbrida. Conforme uma das organizadoras do evento, a servidora pública Francielle Brustolin, de 39 anos, pais atuam como “sindicato” dos próprios filhos, que eles julgam ser um dos principais prejudicados com o fechamento das escolas.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, aulas presenciais foram suspensas. Medida foi tomada pela Prefeitura de Cuiabá com o intuito de evitar a proliferação do vírus. Movimento denominado “Escolas Abertas Cuiabá”, no entanto, acredita que crianças e jovens não são vetores do novo coronavírus.

Veja o início do ato

“Nossos filhos estão sendo negados do direito à educação, sendo que as escolas estão preparadas para receber e para ensinar as crianças. Já ficou comprovado que pouco da contaminação do mundo é em crianças.”, disse a servidora. “As crianças estão com problemas psicológicos, psiquiátricos, problemas educacionais, problemas de relacionamento interpessoais, problemas de toda a monta”.

Grupo em aplicativo de mensagens conta com 500 participantes. Servidora pontuou que movimento também conta com adesão das próprias escolas privadas. Primeira manifestação aconteceu no último domingo (17) e, após este segundo ato, prefeito Emanuel Pinheiro (DEM) agendou reunião para ouvir os pais e responsáveis.

“A gente não tem nenhum documento em mãos, mas a gente tem as pesquisas internacionais e nacionais sobre contaminação nas escolas. Depois dessa conversa a gente vai elaborar um documento público”, afirmou. “Deixar bares, deixar restaurantes, deixar casa de shows, tudo aberto e com aglomeração e falar que criança não pode voltar para aula é um absurdo”.

Prefeitura ainda não deliberou sobre o retorno às aulas na rede pública de ensino. Resposta deve sair nos próximos dias. Reportagem do entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, que não respondeu aos questionamentos até a publicação desta matéria.

Carreata percorreu o Centro

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Dra Consolação Morada do Ouro | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 10h49
    0
    0

    Kattya, parei de ler seu comentário na primeira linha. É discordar com "i", não "e". Esperar o que de um país que elegeu Bolsonaro corrupto presidente?

  • Kattya Jordano | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 05h30
    2
    0

    Antes de descordar peço que leia as campanhas de médicos, educadores e famílias que acordaram para o sofrimento das crianças que são mais vulneráveis! Por essa razão as mães que estão manifestando pedem para o ensino híbrido, que é aula presencial e virtual, quem quer levar ou não os filhos fica o critério dos pais e não do Estado, até pq o Estado vem mostrando que crianças e escolas não são suas prioridades! Aproveitando, reivindique seus direitos ao prefeito para fechar serviços não excepcionais como bares, casas de shows e shoppings que são lugares estatisticamente comprovados de maior contaminações!!!! Desejo mais discernimento, luz e paz!

  • Eleitor | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 22h48
    5
    0

    Lá em Manaus o povo foram para ruas brigar para que não houvesse restrições e agora estão morrendo aos montes por falta de oxigênio e vagas nos hospitais. Será que ainda não é exemplo suficiente para aqueles que não enxergam o perigo dos vírus?.

  • Arquimedes Silva | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 17h53
    2
    5

    Tem que voltar mesmo. Ninguém aguenta mais essas crianças irritantes brincando na rua.

Efeito-Covid adia vinda de Michelle

michelle bolsonaro A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, resolveram transferir para abril a agenda de 11 de março que teria como convidada a secretária nacional de Mulheres, do Ministério dos Direitos Humanos, Cristiane Britto e a primeira-dama do Brasil Michelle...

Governador entre a cruz e a espada

mauro mendes curtinha   Às vésperas da pandemia completar 1 ano em MT, o Estado vive o seu pior momento e o governador Mauro Mendes (foto) enfrenta uma verdadeira prova de fogo: liderar ações coordenadas em todo o território mato-grossense para evitar que o Estado viva cenas parecidas com as de Manaus e de Estados...

Câmara volta a realizar 2 sessões

juca 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob a presidência do vereador Juca do Guaraná Filho (foto), volta a realizar duas sessões semanais, nas terças e quintas. Por conta da pandemia, as sessões serão remotas. A resolução foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que vinham...

Coronel linha dura morre ao 91 anos

Coronel Abid 400   Morreu   em Campo Grande (MS), aos 91 anos,  o coronel da PM aposentado Adib Massad (foto), considerado  um dos principais nomes  da Segurança Pública de Mato Grosso na década de 1970. À época, ainda com a patente de  tenente, foi comandante regional...

Mauro e vitórias na briga de decretos

orlando perri 400 curtinha   A estratégia do governador Mauro Mendes de articular com os Poderes a edição do decreto de toque de recolher vem dando frutos. O governo publicou decreto impondo toque de recolher das 21h às 5h, com fechamento do comércio às 19h. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,...

Prefeito é intubado e pode ir para SP

Prefeito de Tapurah Carlos Alberto Capeletti   É grave o quadro de saúde do prefeito de Tapurah (432 km de Cuiabá), Carlos Alberto Capeletti (PSD). Após piora, ele precisou ser intubado nesta quinta (4). Foi internado na terça (2), após testar positivo para Covid-19, em uma UTI no Hospital 13 de Maio, em...