Cidades

Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 18h:20 | Atualizado: 16/04/2019, 11h:34

AMEAÇA DE ATAQUE

Pais preocupados, provas suspensas e aluno expulso no Coração de Jesus - veja

Rodinei Crescêncio

Escola Sagrado Cora��o de Jesus

 Policiamento contribuiu para aumentar o clima de tranquilidade nas imediações da escola 

No fim da tarde desta segunda (15), o autônomo Daniel Vardasco levou a filha de 13 anos até a porta da quadra do colégio Coração de Jesus, em Cuiabá, para que a jovem fosse à aula de Educação Física. Comumente, ele não acompanha a garota no local. Porém, hoje foi um dia atípico. “Achei melhor trazê-la, por conta dos últimos acontecimentos”, diz ao .

Os acontecimentos aos quais o homem se refere envolvem um adolescente de 15 anos. Na noite de domingo (14), o jovem, que estudava no Coração de Jesus, gravou um vídeo ameaçando cometer um atentado semelhante ao de Suzano (SP), no qual dois jovens invadiram uma escola. Ao todo, incluindo os responsáveis pelo ataque em São Paulo, 10 pessoas morreram.

A publicação do jovem causou pânico entre estudantes e pais do colégio de freiras da Capital. "Uma tia me ligou e disse para eu não deixar meu filho na escola. Mas eu já estava na porta do colégio e não tinha outra opção”, conta uma empresária, que pediu para não ser identificada, mãe de um estudante de 12 anos.

A mulher comenta que caso soubesse do ataque horas antes, não teria levado o filho para a escola. “Eu preferiria evitar, assim como outros pais preferiram. Mas não tinha como voltar para casa naquele momento, então confiei na segurança da escola e o deixei aqui”, relata a empresária, momentos antes de entrar na escola para buscar o garoto.

Desde a manhã desta segunda, a segurança na unidade de ensino foi reforçada. Policiais militares permaneceram com viaturas na frente e na lateral do colégio durante todo o dia, sob a argumentação de que deveriam coibir qualquer tipo de ataque no local. “Nunca tinha ficado tanta polícia assim por aqui”, disse uma idosa, vizinha da escola.

Daniel Vardasco afirma confiar na segurança oferecida aos alunos pela unidade de ensino. “Sei que é uma escola que preza muito pelo bem-estar dos estudantes, então não fico tão preocupado”, diz.

Por meio de comunicado, divulgado no fim da tarde desta segunda, o colégio lamentou o caso do aluno. A instituição informou que tomou todas as providências cabíveis e fará campanhas de conscientização. "A segurança e bem-estar emocional dos alunos são preocupações primordiais neste momento. As aulas seguirão normalmente", informa a nota da unidade de ensino.

Desde o período da manhã, os funcionários do Coração de Jesus têm recebido incansáveis telefonemas de pais que perguntam sobre a situação na escola. “A orientação é dizer que todo o problema foi resolvido”, comenta uma funcionária.

Rodinei Crescêncio

Escola Sagrado pai

Quebrando a rotina, Daniel Verdasco preferiu acompanhar a filha  até dentro da escola hoje

Uma aluna do oitavo ano relata que os professores do colégio passaram quase uma hora em uma reunião durante esta manhã, no período do recreio. Depois, comunicaram aos estudantes que as provas programadas para esta semana seriam adiadas. “Por conta do caso desse aluno, eles disseram que não iriam aplicar avaliações, que estavam previstas para amanhã, quarta e quinta”, relata.

A aluna conta que se assustou quando chegou à escola nesta manhã. "Havia muitos policiais aqui dentro. Eu não sabia o motivo, só descobri depois que era por causa do vídeo desse aluno".

Expulso e alvo da polícia

Horas após as imagens do rapaz com uma arma repercutir nas redes sociais, o pai do adolescente gravou um vídeo se desculpando pela atitude do filho. O homem diz ter ficado preocupado com as publicações do jovem, porém afirma que o rapaz é “de boa família e incapaz de cometer uma atrocidade”."Quero tranquilizá-los. Trata-se de um menino muito bom. Ele errou, já chamamos a atenção dele”, afirma.

O pai do jovem ainda justifica que as armas que aparecem nas mãos do estudante são de brinquedos, utilizadas  em paintball. “É uma pessoa de bem, foi criado às duras lutas que temos todos os dias para pagar escola para ele. Fiquem tranquilos. Isto é apenas uma brincadeira de mau gosto, extremo mau gosto”, declara.

Nesta segunda, após uma reunião na escola, os responsáveis pela unidade de ensino decidiram pela expulsão do adolescente. “Ele não faz mais parte do nosso quadro de alunos”, comenta uma funcionária do colégio.

Em virtude do vídeo, o jovem passou a ser investigado pela Polícia Civil. Ele poderá ser responsabilizado criminalmente por apologia ao crime. Nesta tarde, ele prestou depoimento às autoridades policiais. As investigações sobre o caso continuam.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • alexandre | Terça-Feira, 16 de Abril de 2019, 10h46
    1
    6

    As crianças tem acesso a C Strike, e a culpa é do Bolsonaro ?, a esquerda tá colocando tambem a culpa no Bolsonaro pelo incendio na catedral de Notre Drame....

  • Maria Alves do Nascimento | Terça-Feira, 16 de Abril de 2019, 10h21
    8
    1

    A escola agiu certo. Está de Parabéns. Difícil vai ficar a vida dessa criatura. Mas ninguém tem o direito de conviver com essa situação.

  • rogie | Terça-Feira, 16 de Abril de 2019, 08h52
    0
    1

    ta bom Jesa menos tah

  • alex r | Terça-Feira, 16 de Abril de 2019, 08h51
    11
    3

    Maria procure um psicologo... Sinto informar mas vc tem sérios problemas... Um erro não justifica outro. O rapaz errou que ele seja responsabilizado, os militares erraram tem que ser punidos e responsabilizados. #BASTADEIMPUNIDADE a sociedade não aguenta mais.

  • Guto Vieira | Terça-Feira, 16 de Abril de 2019, 08h50
    7
    9

    jogar o Presidente da República,um Homem de bem e de uma carreira Política ilibada em um mar de lama é muito fácil mais entregar sua vida ao criador e levar a felicidade consigo e com sua família ninguém quer só querem e só pensam em dinheiro e status como isso fosse tudo senão uma vida plena espiritual em abundância lutando e conquistando as coisas do reino celestial que é o que temos que preocupar pois amanhã estaremos lá na eterno glória com o Senhor Jesus...Pense nisso,mas pense agora porque o amanhã e o depois a Deus pertence pois depressão é falta de ajoelhar-se ao Senhor agradecer pelo dom da vida e pedir as ricas bênçãos do Senhor na minha e na sua vida...Amém.

  • Maria | Terça-Feira, 16 de Abril de 2019, 08h07
    17
    22

    É a sociedade q resolveu instalar o ódio. Um presidente da República foi eleito utilizando armas como sua imagem: os dedos das mãos simulando a arma,; a liberação das armas; o elogio a torturador; a morte sendo naturalizada pra todos discordam das suas idéias; sempre o incentivo ao preconceito, a intolerância... Moro propondo a flexibilização das execuções através do chamado excludente de ilicitude, a autorização para matar “no estrito cumprimento do dever legal” ... isso mexe c o imaginário social, c o psique das pessoas q passam a agir contra a vida! Militares deram OITENTA TIROS numa família pq "confundiu" c assaltantes. Quer dizer, qq suspeito leva tiro? Como queremos viver numa sociedade de paz, civilizada, c seres humanos melhores? Não me surpreende ver um menino fazendo o q fez. O pai traz esse tipo de "brinquedo" pra ele ...

Matéria(s) relacionada(s):

Governo liquida toda folha de março

luciana rosa 190 curtinha tesouro   A secretaria de Fazenda creditou neste sábado o pagamento de março dos servidores ativos e inativos que recebem acima de R$ 7,5 mil para quem tem conta no BB. Já para aqueles com conta em outros bancos, a liberação será na segunda (22). Segundo a...

Delator afirma não ter promissórias

silval barbosa curtinha   As tais notas promissórias que o STF alegou não ter encontrado nos autos do processo, pelo visto, não vão aparecer. O próprio delator, ex-governador Silval Barbosa (foto), que confessou esquemas criminosos dentro de sua gestão, disse que jamais prometeu apresentar esses...

Ex-prefeito de Chapada agora na AL

gilberto mello chapada curtinha   Após duas tentativas frustradas de retorno ao comando da Prefeitura de Chapada, em 2012 e 2016, o ex-prefeito e pecuarista Gilberto Schwartz de Mello (foto) agora atua como assessor-adjunto da Primeira-Secretaria da Assembleia Legislativa. Tem salário de R$ 5,6 mil. Ele arrumou o cargo comissionado...

Projetos irregulares e ressarcimento

leandro carvalho curtinhas   Alguns proponentes da época de Leandro Carvalho (foto) como secretário estadual de Cultura, no Governo Taques, estão sendo obrigados a devolver ao erário o que receberam de ajuda financeira porque simplesmente não prestaram contas. Marcos Aurélio Oliveira da Silva é um...

Servidores do Judiciário ganham RGA

carlos alberto curtinha   Os servidores do Judiciário, sob Carlos Alberto (foto), assim como nos outros anos, receberam a sua Revisão Geral Anual. Neste ano, têm direito a 3,43% a título de reajuste, índice calculado com base na inflação. De um certo modo, trata-se de uma categoria de um Poder...

Presidente vê quebra de paradigma

misael galvao curtinha   Misael Galvão (foto) disse que nestes primeiros 90 dias como presidente da Câmara da Capital tem tomado decisões que representam quebra de paradigma e que terão reflexos positivos junto à população cuiabana daqui a dois meses. Enfatiza a questão da transparência,...

MAIS LIDAS